Nova naked Yamaha MT-09 chega em outubro e pode se chamar FZ-09
Lançamento da Yamaha traz a mistura de uma naked musculosa com supermotard e vem equipado com uma ótima novidade: novo motor de três cilindros. O modelo está sendo apresentado esse mês e chegará às concessionárias ainda em 2014, entre outubro e novembro.
A Yamaha MT-09 começou a ser comercializada nos mercados da Europa e EUA no segundo semestre de 2013. Nos EUA a novidade se chama FZ-09 e por isso existe a possibilidade que esse nome seja utilizado no Brasil também.
Lançamento da Yamaha traz a mistura de uma naked musculosa com supermotard e vem equipado com uma ótima novidade: novo motor de três cilindros. O modelo está sendo apresentado esse mês e chegará às concessionárias ainda em 2014, entre outubro e novembro.
A Yamaha MT-09 começou a ser comercializada nos mercados da Europa e EUA no segundo semestre de 2013. Nos EUA a novidade se chama FZ-09 e por isso existe a possibilidade que esse nome seja utilizado no Brasil também.
Nova Yamaha MT-09/FZ-09 chega em 2014
O design da MT-09 teve como inspiração o que a Yamaha chamou de “The Dark Side of Japan” (O lado negro do Japão), que envolve as famosas gangues tatuadas, motos muito estilizadas e as conhecidas corridas de drift que fascinam os amantes de velocidade e cheiro de borracha queimada.
Apesar de ser uma naked, a novidade traz muito de uma supermotard. Principalmente por alguns detalhes que conferem uma posição de pilotagem mais ereta e confortável que o comum. Pedaleiras baixas, banco estreito na parte da frente e guidão largo são características em comum entre a Yamaha MT-09 e o conceito de motos supermotard.
Muito robusta na dianteira e totalmente minimalista na traseira. Sua pouca carenagem frontal chega a ser até mesmo um pouco estranho e acaba dando uma leve sensação de que falta alguma coisa junto ao farol, que por sinal é bem pequeno. Já seu tanque de combustível confere uma linha maior dando ênfase de musculosa. O quadro feito em alumínio fica exposto para completar o visual.
Ficha Técnica nova Yamaha MT-09
A novidade da Yamaha vendida na Europa que desembarcará no Brasil até o final do ano vem equipada com um motor de 3 cilindros, refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas e 847cc que é capaz de gerar 115cv de potência e torque máximo de 8,9kgf.m. Abaixo segue o que diz o site oficial da MT-09 de Portugal, assim como sua ficha técnica e fotos:
Descubra o seu lado negro
A MT-09 da Yamaha apresenta um conceito totalmente novo no design de motocicletas esportivas. Com um novo quadro compacto e um motor de 3 cilindros de elevado binário, esta máquina com um desempenho de nova geração foi concebida para pilotos que apreciam caráter e alma.
O coração deste novo tipo de moto é um motor leve de 3 cilindros e 850cc que fornece um amplo binário possante linear e proporciona uma aceleração impressionante que desperta a sua adrenalina.
E para uma condução ágil, esta nova e dinâmica moto de estilo streetfighter sem carenagem vem equipada com um compacto quadro em alumínio e uma posição de condução direita que facilitam todas as tarefas da condução, quer na circulação urbana do dia-a-dia, quer nos passeios acelerados nos tempos livres.
Ficha Técnica Yamaha MT-09
Tipo de motor | 3 cilindros, refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas |
Cilindrada | 847 cm³ |
Diâmetro x curso | 78,0 mm x 59,1 mm |
Taxa de compressão | 11,5 : 1 |
Potência máxima | 84,6 kW (115CV) @ 10.000 rpm |
Binário máximo | 87,5 Nm (8,9 kg-m) @ 8.500 rpm |
Sistema de lubrificação | Cárter húmido |
Tipo de embraiagem | Húmida, Multidisco |
Alimentação | Alimentação |
Sistema de ignição | TCI |
Sistema de arranque | Eléctrico |
Sistema de transmissão | , 6 velocidades |
Transmissão final | Corrente |
Quadro | Diamante |
Sistema de suspensão dianteira | Forquilha telescópica |
Curso dianteiro | 137 mm |
Ângulo do avanço de roda | 25º |
Trilho | 103 mm |
Sistema de suspensão traseira | Braço oscilante, Tipo Link |
Curso traseiro | 130 mm |
Freio dianteiro | Disco duplo hidráulico, Ø 298 mm |
Freio traseiro | Monodisco hidráulico, Ø 245 mm |
Pneu dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) (Tubeless) |
Pneu traseiro | 180/55ZR17M/C (73W) (Tubeless) |
Comprimento total | 2.075 mm |
Largura total | 815 mm |
Altura total | 1.135 mm |
Altura do assento | 815 mm |
Distância entre eixos | 1.440 mm |
Distância mínima ao solo | 135 mm |
Peso (incluindo óleo e gasolina) | 188 kg / ABS 191 kg |
Capacidade Dep. Combustível | 14 L |
Capacidade Dep. Óleo | 3,4 L |