Yamaha apresenta nova Factor 150 2016, veja fotos
Após 15 anos de sucesso e muitos lançamentos a Yamaha enfim resolveu se mexer e dar uma repaginada em sua Factor 125. Agora a moto passa a ser uma 150 e fica no mercado junto com a recém lançada Fazer 150. O motivos deste lançamento é para a Yamaha se adaptar as novas normas de emissões que passar a valer em 2016 (PROMOT 4, fase 2).
Mesmo não oficializando a sua substituição pela 125, ao longo do tempo a 150 tem tudo para ser a nova moto do momento, porém a Yamaha garante que as duas vão estar presente nas concessionárias à partir de 2016.
Após 15 anos de sucesso e muitos lançamentos a Yamaha enfim resolveu se mexer e dar uma repaginada em sua Factor 125. Agora a moto passa a ser uma 150 e fica no mercado junto com a recém lançada Fazer 150. O motivos deste lançamento é para a Yamaha se adaptar as novas normas de emissões que passar a valer em 2016 (PROMOT 4, fase 2).
Mesmo não oficializando a sua substituição pela 125, ao longo do tempo a 150 tem tudo para ser a nova moto do momento, porém a Yamaha garante que as duas vão estar presente nas concessionárias à partir de 2016.
Nova Yamaha Factor 2016 ganha motor de 150cc
Vale lembrar que a Fazer 150 ganhou versão única e ficou no preço de 9 mil reais (leia mais) e a Factor tem tudo para seguir a mesma linha, porém com um preço consideravelmente mais baixo e praticamente com as mesmas especificações da Fazer.
O preço é uma diferença boa, mas as duas motos estão bem perto uma da outra, já começando pelo seus nomes, Fazer e Factor. Outra semelhança é seu design, que possuí varias características iguais (farol, cano de escape e para-lama dianteiro) e outras com uma forte semelhança, como seu tanque. Para contornar isso, cada uma está sendo focada para um tipo de público. A Fazer ficando no lado esportivo e a Factor Urbano/Profissional.
Preço da nova Factor 150 é de R$7.390
Comparada a sua antiga versão, a nova Factor sofreu grandes e ótimas alterações, tanto seu design quanto seu desempenho. Seu corpo ganhou um tom moderno, dando destaque para as entradas de ar injetadas em polipropileno e sua lanterna traseira agora bipartida. Seu painel também ganhou um novo toque, sendo todo digital e com a inclusão de marcador de marchas, conta-giros relógio, função fuel-trip e luzes espia para o fatol alto e injeção eletrônica. Para aproveitar o momento de economia, foi implantado o indicador ECO, que acende quando o motor fica em rotação de maior eficiência.
Nova Factor vem e duas versões: E e ED
A diferença entre as duas fica clara, a E (imagem acima) parte de fábrica com rodas raiadas e freio a tambor na dianteira e a ED vem com freios a disco e rodas de liga-leve, fora isso as duas versões são exatamente iguais e com apenas 1 diferença de cores.
Já quanto a seu motor, ele é o mesmo da Fazer 150, porém com leves alterações que visaram trazer mais economia e resistência para ele. Sendo monocilindrico, com 149,3 cilindradas e comando único no cabeçote (SOHC) e arrefecimento a ar. As alterações visaram trazer mais economia, mas não mudando sua baixa demanda de manutenção e continua aceitando etano ou gasolina como combustível e sem restrições nenhuma.
Ela gera 12,2 cavalos quando na gasolina e 12,4 no etanol, ambos com a mesma faixa de giro em 7.500 rpm. O seu torque máximo fica em 1,285 kgf.m e 1,295 kgf.m em 5.500 giros (gasolina e etanol respectivamente). Para aguentar o calor, seu cilindro teve uma configuração especial na camisa de aço, permitindo levar mais calor ao bloco de alumínio e rodar numa temperatura mais baixa.
Vídeo oficia da nova Yamaha Facto 2015
Houve também nova mudanças para diminuir o atrito nas partes móveis, assim como melhor lubrificação interna. Isso resulta em uma menor vibração no motor, dando mais conforto para o piloto
A nova norma PROMOT 4 entrando em vigor fez com que ela se tornasse mais econômica e melhorando sua autonomia, ficando menos poluente e mais eficiente. Também aumentando seu tanque de 14 para 16 litros e com um câmbio de cinco velocidades e transmissão final por corrente.
Seu novo assento (em 2 níveis) teve um novo toque, ficando levemente mais alto e inclinado, dando mais conforto e relaxamento na hora de pilotar.
Como mencionado, a Factor 150 2016 vem em dois modelos – E e ED – e com várias opções de cores. A ED ficando com as opções branca, laranja, preta e vermelho. E a versão E nas opções branca, vermelha e preta.
Preço da Factor 150 2016:
Seus preços de mercado ficam em R$ 7.390 (E) e R$ 7.990 (ED) e ambas já estão à venda em todo Brasil desde o dia 5 de Outrubro de 2015.
Legal a atitude da Yamaha em colocar uma 150cc mais em conta para quem quer para o uso profissinal, mas acho que ela quebrou as pernas quando se desfez da versão 125cc, pelo menos na minha cidade ela dominava o mercado, agora acho difícil…
Com todo o respeito à YAMAHA, principalmente aos projetistas e engenheiros, isso ta a cara de titan e traseira de fazer, pow e o motor eh a mesma coisa da fazer?! Parafraseando o Rodrigo Faro das casas Bahia: o momento eh de comando, atitude,decisao, se fosse pra faser igual, a YAMAHA nao tinha me chamado, mas daeh qe se qerem levar vantagem e principalmente a concorrente, porqe fabricar uma nova versao da factor( saudades da yb) deixando-a igual a nova titan e fazer e como motor igual?! Melhor gastar dinheiro com as factor anteriores neh!