10 Dicas para economizar combustível na moto
Com alta nos preços, listamos 10 dicas práticas para economizar combustível na moto. Pneus calibrados, relação bem regulada, não acelerar com a moto parada são algumas delas… Veja como economizar combustível.
Veja 10 dicas rápidas para economizar combustível no dia a dia com sua moto.
Estamos vivendo uma grande alta no preço dos combustíveis, o que torna a moto uma rota de fuga e acaba nos fazendo pensar em como reduzir os gastos com gasolina ou álcool ao rodar de moto, seja a trabalho ou para viagens e lazer.
Pensando nisso separamos dicas práticas e técnicas de como economizar combustível ao rodar de moto.
10 Dicas para economizar combustível na moto
- Evitar acelerações e freadas bruscas
- Não acelerar moto parada
- Acelerar muito em subidas consome mais
- Calibragem correta dos pneus
- Trocar marcha no tempo certo
- Manutenção do kit transmissão
- Respeitar limite de carga da moto
- Limpar filtro de ar regularmente
- Qualidade do combustível
- Escapamento
- Usar kit transmissão conforme original
Dica 1: Evite acelerações bruscas
Para o vídeo ficar dinâmico vamos alternar entre dicas de uso da moto e dicas de manutenção ou mecânica que podem ajudar a economizar combustível e a primeira dica está relacionada ao uso, mais precisamente a aceleração da moto.
Uma das formas de maior desperdício de combustível é com freadas e acelerações incorretas da moto.
Dito isso, evite acelerações bruscas no trânsito sem necessidade. A famosa “arrancada forte” na sinaleira. Isso consome muito combustível desnecessariamente, visto que a velocidade máxima da via pode ser alcançada de maneira progressiva.
Dica 2: Não acelerar moto parada
Essa dica é básica, mas sempre é bom relembrar: não acelere a moto parada.
Acelerar a moto parada sem necessidade só vai aumentar ainda mais o consumo de combustível. E da pior das maneiras, pois nem ao menos estará rodando com a moto para algum lugar. Estará queimando combustível parado. Então evite esse tipo de coisa, pense no bolso.
Dica 3: Acelerar demais em subidas
Nossa terceira dica também é sobre aceleração, afinal, é girando o punho da moto que o combustível é queimado pelo motor.
E aqui a dica é evitar acelerar demais em subidas com a moto. Se quiser economizar ao máximo, tente encontrar uma velocidade e aceleração constante durante uma subida, assim evita consumo desnecessário ao acelerar demais e forçar o motor além da conta.
Dica 4: Calibragem correta dos pneus
Entrando um pouquinho na parte mais técnica, você sabia que pneu vazio, consome mais combustível?
É isso aí, um pneu murcho, ou até muito cheio e duro, gera um consumo de combustível acima do necessário pela necessidade do motor em trabalhar mais para compensar o excesso ou falta de contato com a pista.
Ou seja, se o pneu estiver vazio demais ele terá muito contato com a pista, fazendo com que a moto faça mais força e consuma mais combustível para rodar.
A calibragem correta do pneu, especificada no manual de instruções ou até na proteção da corrente de vários modelos de motos, deve ser verificada e ajustada regularmente.
Dica 5: Trocar marcha no tempo certo
No nosso quinto item da lista a dica é sobre trocar a marcha no tempo certo.
Outra forma de desperdiçar combustível “sem perceber” é a famosa esticada de marcha além do limite.
Ou seja, quando aceleramos a moto em uma única marcha indo além do limite do RPM ideal, passando a faixa vermelha do conta-giros no painel, chegando até o momento em que o próprio motor começa a cortar. Isso é um desperdício enorme de combustível.
Para economizar combustível preste atenção aos sinais da moto para a troca ideal de marcha, sem ser muito antes da hora ou além do limite.
Dica 6: Manutenção da relação da moto
Entrando um pouco mais na parte técnica da moto, uma boa dica é ficar de olho na corrente da moto e dar a manutenção ideal no seu kit transmissão.
O sistema de transmissão, feita pelo pinhão, coroa e pela corrente, é outro item da moto que exige cuidado, pois uma corrente mal regulada, estando esticada demais por exemplo, rouba energia do motor, o que acaba consumindo combustível além do necessário se ela estivesse bem regulada.
Em nosso canal no Youtube temos um vídeo explicando passo a passo como dar a manutenção correta no kit transmissão da moto, é só assistir acima.
Dica 7: Respeitar limite de carga da moto
Essa dica parece básica, mas quando falamos do limite de carga que a moto pode carregar, o menos é mais.
Ou seja, a dica é evitar rodar com a moto carregada demais para ter maior economia de combustível.
Sabe aquele baú atrás da moto carregado com coisas desnecessárias que poderiam ter ficado em casa? Pois é, ele deixa a moto mais pesada, força mais o motor e aumenta o gasto de gasolina.
Dica 8: Limpar filtro de ar regularmente
As motos possuem filtro de ar e por isso a nossa oitava dica é para limpá-lo regularmente!
Ele pode parecer sem importância na moto, porém é fundamental para o desempenho correto.
O filtro de ar limpo é uma das formas de economizar combustível, pois a energia da moto é gerada a partir da queima de combustível com a ajuda do ar.
Se o equilíbrio de ar não estiver correto, ou seja, se o filtro de ar estiver sujo e impedindo a entrada correta de ar, a moto necessitará compensar, aumentando o consumo do combustível.
Dica 9: Qualidade do combustível
Essa dica também pode parecer básica, mas sempre lembre de abastecer sua moto com combustível de qualidade.
Infelizmente, a qualidade do combustível varia muito de posto para posto e de região para região, então sempre busque abastecer em postos que já abasteceu antes e sabe que o combustível é de confiança.
Nas motos mais modernas, que tem injeção eletrônica, notar que o combustível é de má qualidade se torna um pouco mais difícil pois o sistema consegue fazer o motor funcionar razoavelmente mesmo com “bebida ruim”.
O jeito é ficar atento a autonomia da moto, sempre percebendo quantos quilômetros ela faz com um litro de gasolina. Se notar uma diferença muito grande entre uma abastecida e outra evite o posto em que encheu o tanque pela última vez.
Pois é perceptível na hora quando o rendimento da moto é afetado por combustível de má qualidade, o consumo aumenta demais, fazendo gastar mais dinheiro para rodar a mesma distância.
Dica 10: Escapamento
A décima dica está relacionada ao escapamento, não só sobre a sua substituição por um esportivo, que consome mais, mas também sobrea manutenção do original.
Quando há alguma falha no sistema de escape, a combustão passa a ser feita de maneira mais rápida, logo há um aumento considerável no consumo de combustível. E mais, além de consumir mais combustível, outro ponto importante é a poluição, pois escapamento aberto gera muito mais gases poluentes. O que vamos deixar para as outras gerações?
Dica extra: Usar kit transmissão conforme original
E para fechar nossa lista temos uma dica extra: use kit transmissão conforme original para sua moto.
No projeto de um novo modelo de moto são levadas em consideração algumas variáveis: velocidade final, torque, esforço do motor, consumo por Km, peso a ser transportado, entre outros… tudo isso para o motociclista obter o melhor custo/benefício.
Quando essa configuração original é alterada, mudamos também o resultado de algumas dessas vareáveis, e a principal delas é o consumo de combustível.
Então use kit transmissão conforme o original da sua moto e para isso temos os kits transmissão da Riffel, nossa grande parceria aqui no Motorede e que oferece os melhores kits para sua moto. São peças com aço 1045 de altíssima qualidade e que rendem milhares de quilômetros.
Existem ainda muitas outras dicas que podem ajudar a enfrentar esse momento de preços altos dos combustíveis, como regulagem de válvulas, verificar a vela de ignição e muito mais. E aí, tem alguma dica para passar? Então deixa aqui embaixo nos comentários!