10 Fatos: Honda CB 500F 2018
Veja 10 fatos sobre a Honda CB 500F! Preço, comparativo, consumo de combustível e muito mais. Assista!
Honda CB 500F é uma motocicleta da categoria naked que já fez muito sucesso no Brasil, quando era conhecida apenas por CB500 nos anos 2000.
Após um bom tempo, em 2013, o modelo retornou ao mercado com uma renovação tentando recuperar o renomado nome e fama que havia conquistado. Alguns anos depois, na versão 2016, ela recebeu a atualização no design que temos hoje em nosso mercado.
A CB 500F equipa um motor bicilíndrico, tem bom consumo e é considerada a porta de entrada para as quatro cilindros e motos maiores da Honda.
10 Fatos Honda CB 500F
Seguindo a série de artigos e vídeos “10 Fatos” aqui do Motorede (veja todas as motos), nós estamos atendendo ao seu pedido, público fiel aqui do site e do canal no Youtube, e estamos trazendo a lista com fatos que você precisa saber sobre a CB 500F.
Vamos falar do seu consumo, do motor, que ela perdeu o posto de Top 1 mais vendida na categoria e até da CB 500F Marinbonde. Vocês já ouviram falar nessa versão? Vamos aos 10 fatos da CB 500F:
- Versão Única
- Consumo de Combustível 500F
- Motor
- Assento do Carona
- Desenvoltura Urbana
- Faz de 0 a 100 km/h mais rápido que as concorrentes
- Perdeu o posto de Top 1 mais vendida
- CB 500F Preço e variações
- Design
- Suspensão Dianteira Ajustável e Manete de Freio
- Fato extra!
Fato 1) Vendida em versão única
Vamos começar por algo bem básico, mas que tem muita gente que não sabe e acaba ficando com dúvida: a CB 500F é vendida somente em versão única, com ABS!
Antigamente existia também a versão Standard, que não equipava o sistema de freios ABS e a sua função, digamos assim, era ser um pouco mais barata. Mas com a obrigatoriedade do ABS em motos acima de 300 cilindradas, ela sai de linha, ficando apenas uma versão.
Fato 2) Consumo de combustível. E esse é um grande ponto forte da CB 500F
Essa 500 cc, que anda brigando com outras 300 cc Premium do nosso mercado, se destaca pelo consumo de combustível. Equipar um motor maior, competir e ainda ganhar no consumo de combustível de motos de 300 cilindradas como a MT-03 e Z300 não é uma tarefa fácil, mas a 500F deu jeito.
Com médias que variam de 27 até os impressionantes 31 km/l em uma tocada mais suave, a moto da Honda é muito mais econômica que suas principais concorrentes.
A MT-03 é considerada uma “beberrona”, variando entre os 18 e 22 km/l. Já a Z300, outra concorrente, também não fica muito longe, consumindo 1 litro de combustível a cada 23 km em sua melhor média.
Fato 3) Motor da CB 500F
Aproveitando o assunto, um dos principais responsáveis por esse consumo de combustível é o motor bicilíndrico de 471 cilindradas que equipa toda a família de 500 cilindradas da Honda.
Esse propulsor também se torna interessante pela forma como entrega boas respostas tanto em baixas como em altas rotações.
É um motor dócil, suave, que entrega a sua potência de forma bem linear, daquele jeitinho que não assusta os novos pilotos, mas que também não decepciona a galera mais experiente. O câmbio de 6 marchas casa muito bem com esse propulsor.
Fato 4) Assento do carona, que pode ser considerado ponto positivo
Seguindo ainda nessa linha mais suave e do conforto, podemos mencionar aqui que o assento do carona chega a ser um ponto forte da 500F, se comparado com a sua principal concorrente, a MT-03.
E essas são palavras de quem testou na prática o assento do garupa de ambas as motos. O da 500F é mais confortável e dá mais segurança para o garupa. Isso por conta de ser um pouco mais largo e plano, com uma pequena elevação que ajuda no encaixe.
Fato 5) Modelo se dá bem no uso urbano
A CB 500F é uma moto tipicamente para desenvoltura urbana. Ou seja, ela se dá bem no trânsito e em rodovias sem causar stress para o piloto.
Isso é confirmado pela posição de pilotagem mais ereta, braços mais relaxados, altura dos retrovisores tranquila para passar entre carros e o motor bicilíndrico que entrega força e aceleração suave.
Fato 6) A CB 500F faz de 0 a 100 km/h mais rápido que suas concorrentes
Aproveitando o gancho dessa desenvoltura da 500F pro dia a dia, a velocidade máxima dela talvez não seja considerada maior do que suas concorrentes, mas em testes de revista especializada ela foi a que chegou mais rápido aos 100 km/h.
O teste contava com MT-03, 390 Duke, G310 R e Z300, mas foi a 500 da Honda que bateu 100 km/h em apenas 5,6 segundos.
Isso foi 1 segundo mais rápido que sua principal concorrente no cenário atual, a MT-03, que fez de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. A que chegou mais perto foi a 390 Duke, quase empatando com a moto da Honda, marcando 5,7 segundos ao bater 100 por hora.
Fato 7) Perdeu o posto de Top 1 mais vendida na categoria
A MT-03 segue líder vendendo muito mais que a naked de 500 cc da Honda. Cerca de três vezes mais. A 500F se mantem em segundo lugar fixo.
Até início de 2016 a mais vendida da categoria naked era a 500F, mas seu trono foi tomado quando a MT-03 foi lançada. A moto da Yamaha foi um sucesso de vendas e vem se mantendo na primeira posição até os dias de hoje.
Outra concorrente nesse nicho, a Z300, se mantem algumas posições abaixo em uma categoria que conta com diversas outras nakeds, como a própria 650F da Honda, MT-07, BMW G310 R e outras com vendas um pouco menores.
Fato 8) Preço e reposicionamento de mercado
Com novos modelos de pegada mais Premium, e cilindradas próximas, chegando ao mercado, a Honda tratou de tentar reposicionar a sua moto de entrada para as altas cilindradas.
Hoje a CB 500F é oferecida pelo preço sugerido de R$ 23.900,00. Isso é uma boa redução se for comparado com os 28 mil reais que eram pedidos pela 500 da Honda em 2016, quando a nova versão foi lançada.
Fato 9) Design
Aproveitando que falamos do preço, há algum tempo atrás a 500F já custou cerca de 24 mil reais, no design antigo, mas foi na atualização para o visual atual que seu preço subiu até os 28 mil reais.
Foi nessa atualização que o visual ficou muito mais agressivo, com linhas anguladas, motor pintado de preto, banco bipartido e grafismos diferenciados, fugindo do padrão Honda, como a nova cor Azul.
A tampa do tanque tem design esportivo e ela possui farol dianteiro e lanterna traseira em LED. O escapamento é leve, o que resulta em melhor desempenho da moto, e tem visual elegante.
Fato 10) Suspensão dianteira e manete de freio com ajustes
Um fato interessante que muitas vezes não é levado em conta é que a CB 500f possui a suspensão dianteira ajustável.
Essa opção, disponível também nas outras versões da linha 500cc da Honda, facilita para os pilotos que querem uma suspensão personalizada aos seus gostos, já que basicamente é só girar os parafusos do garfo para escolher o melhor ajuste.
Já o manete do freio vem com regulagem em 5 níveis, também para atender as necessidades de cada piloto.
Fato Extra) CB 500F Marinbonde
Esse é um modelo que faz parte do projeto de versões conceituais de motocicletas da Honda desenvolvido pela equipe brasileira de designers.
A moto foi exposta no Salão Duas Rodas de 2017 para que todos, inclusive a gente, pudesse ver de perto. O apelido “Marinbonde” foi dado justamente pelo nosso público aqui do Motorede. Ou seja, vocês!
Aproveite e assista ao vídeo com os 10 fatos da CB 500F: