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Confira tudo sobre a Honda XRE 300 Sahara 2024
A moto está disponível em três versões – Standard, Rally e Adventure.
São novidades como o novo motor de 300cc, chassi e tecnologia.

10 Fatos Honda XRE 300 Sahara 2024

1 – Nome clássico
2 – Novo visual
3 – Novo painel
4 – Capacidade
5 – Motor
6 – Suspensões e pneus
7 – Chassi
8 – Peso e frenagem
9 – Acessórios
10 – Preço, cores, garantia

1 – Nome clássico 

Durante os anos 1990 o nome Sahara nasceu inspirado nos modelos da Honda vitoriosos em competições nos desertos africanos, tais como o Rally Paris-Dakar. Desta forma, a escolha do nome Sahara para batizar um novo modelo XRE 300 teve por objetivo o resgate do legado trail da marca japonesa.

2 – Novo visual

Do ponto de vista estético, a Sahara 300 tem linhas imponentes inspiradas nas aventuras de referência do lineup Honda. A versão Adventure se diferencia das demais versões pelo para-brisa de maior dimensão, estrutura perimetral tubular de aço que protege laterais e frontal da carenagem e também pelo protetor de cárter.

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Já nas versões Standard e Rally  – com cor e grafismo que remete às motos campeãs no Team Honda Racing no off-road – tais componentes descritos são opcionais.

3 – Novo painel

A Sahara vem acompanhada com novo painel digital LCD Blackout, que dispõe indicador de marcha, velocidade instantânea, média, rotação do motor, nível do combustível, quilometragem total e parcial (A e B), consumo de combustível e médio, e tensão da bateria.

O alto contraste da tela e padrão do grafismo promete melhor visualização em diferentes condições de iluminação. O conjunto ainda tem relógio e indicador de manutenção periódica – além das tradicionais luzes-alerta.

Estão presentes no novo modelo ainda a porta USB-C ao lado painel e do sistema ESS – Emergency Stop Signal, que aciona automaticamente as luzes dos piscas em frenagens bruscas, a iluminação full-LED e o referido pisca-alerta no punho direito.

4 – Capacidade 

Segundo a Honda, o conjunto formado pelo reservatório de combustível, banco e laterais da Sahara forma uma superfície fluida. Tudo isso busca uma sensação visual de conforto. O garupa conta com alças laterais e pedaleiras a distância apropriada do assento.

Já o tanque tem capacidade de 13,8 litros, em um formato que busca mais conforto, possibilitando manter as pernas protegidas pelas carenagens laterais. A moto conta ainda com bagageiro traseiro presente em todas as versões da Sahara 300.

5 – Motor da CB 300F Twister

O motor da Sahara 300 é um monocilíndrico arrefecido a ar, de 293,5 cm³, OHC – Single Overhead Camshaft, com sistema de injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia FlexOne. Esse novo motor já está em conformidade com a legislação PROMOT 5.

Com potência máxima de 24,8 cv a 7500 rpm (Gasolina) e 25,2 cv a 7500 rpm (Etanol). O torque máximo é de 2,70 kgf.m a 5750 rpm (Gasolina) e 2,74 kgf.m a 5750 rpm (Etanol). Outra novidade foi a inclusão da 6ª marcha, acompanhada de um novo sistema de assistência da embreagem, do tipo assistida e deslizante.

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6 – Suspensões e pneus

A Sahara tem suspensão dianteira telescópica, com tubos de 41 mm, que permitem 245 mm de curso à roda. O aro de alumínio é de 21 polegadas e calça pneu medida 90/90. Na traseira, o destaque vai para a nova balança de suspensão de alumínio, também derivada da CRF 250F.

Desta forma, a traseira tem curso de 225 mm e esse conjunto mola-amortecedor permite regulagem na carga da mola em sete níveis. O pneu traseiro tem medida 120/80 – 18. Importante mencionar que os pneus Metzeler Karoo Street que equipam a Sahara 300 foram especificamente desenvolvidos para o modelo.

7 – Chassi

O chassi da nova Sahara 300 é similar ao que equipa a CRF 250F, motocicleta especificamente projetada para a prática do off-road. A arquitetura tipo berço semiduplo, padrão nas CRF, em tubos de aço, estabelece um novo padrão no segmento.

8 – Peso e frenagem

Outro dado importante da Honda Sahara 300 foi a redução do peso a seco nas versões Standard e Rally, que passou de 148 kg para 147 kg. Na versão Adventure o peso a seco é de 149 kg.

Enquanto isso, a frenagem traz sistema ABS de dois canais. O disco dianteiro tem 256 mm de diâmetro, no qual atua um cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 mm de diâmetro e o cáliper é de pistão simples, também com comando hidráulico.

9 – Acessórios

A nova trail conta com uma série de acessórios originais exclusivos para a Sahara 300. A linha criada no Brasil oferece a possibilidade de personalizar a moto e elevar o grau de proteção e versatilidade do modelo.

São diferentes opções de para-brisa, top box, protetor de carenagem e protetor de cárter. Todos são opcionais intercambiáveis entre as versões Standard, Rally e Adventure.

10 – Preço, cores, garantia

A Honda XRE 300 Sahara chega nas versões, Standard, Rally e Adventure. O modelo tem garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (fornecimento gratuito válido a partir da 3ª revisão).

As opções de cores disponíveis e o preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, são os seguintes:

Honda XRE 300 Sahara Standard (Cinza Metálico): R$ 27.090.
Honda XRE 300 Sahara Rally (Vermelho): R$ 27.690.
Honda XRE 300 Sahara Adventure (Bege Metálico): R$ 28.650.

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Jorge
Jorge
9 meses atrás

Essa Sahara 300 é muito estranha, cara de gambiarra… Tiraram o bico, colocaram sexta marcha, cores novas, nome novo e lógico, preço novo altíssimo. Em termos visuais (e também mecânicos), se compararmos com a CRF300R, CRF300Rally, Kawa KLX 300 e outros modelos, no exterior, dá até desânimo. Queria uma moto nessa faixa, mas a Sahara foi tremenda decepção. Acabei optando por uma bigtrail. Jamais comprarei uma Frankenstein dessas aí… Outro absurdo Honda é a ADV 150 no Brasil e 160 na gringa.