10 fatos sobre a nova KTM 390 Duke (com vídeo)
Listamos 10 fato que você PRECISA SABER sobre a nova versão da 390 Duke que chegará ainda neste primeiro semestre de 2018 ao Brasil!
Nova KTM 390 Duke chega ao mercado totalmente renovada, com mudanças tanto no visual quanto na mecânica. O resultado é uma naked ainda mais agressiva, com linhas modernas e com mais torque a versão anterior.
A principal mudança está em sua visual, que agora passou a contar com linhas bem distintas e uma traseira mais afinada, além de trazer o característico farol em LED de visual arrojado recém-projetado com inspiração na power naked 1290 Super Duke R.
A nova versão da 390 Duke já foi confirmada para o Brasil pela KTM e chegará ainda neste primeiro semestre de 2018. O preço foi confirmado nesta sexta-feira (27/04) sendo sugerido de R$ 23.990,00.
10 Fatos sobre a nova KTM 390 Duke
Seguindo a série aqui do Motorede, onde já temos 10 fatos sobre a Yamaha R3, Triumph Speed Triple e até da Nova Placa Mercosul, aproveitamos que a chegada da nova 390 Duke para o mercado nacional está bem próxima e fizemos uma lista com 10 fatos que você precisa saber sobre o modelo.
Um dos destaques dessa versão 2018 é o exclusivo painel TFT enorme que equipa a opção KTM My Ride, permitindo conectar seu smartphone e controlar a tela. Veja esse e outros fatos sobre a nova Duke 390:
- 1) Visual 390 Duke
- 2) Novo Escapamento
- 3) Tanque de Combustível
- 4) Ciclística
- 5) Freios
- 6) Painel TFT
- 7) KTM My Ride
- 8) Tecnologia Embarcada
- 9) Motor de 373cc
- 10) Quando a Duke 390 chega ao Brasil?
- 11) Fato extra!
Fato 1) A mágica dessa máquina já começa de fora pra dentro, no seu visual
Com linhas extremamente insanas, a atualização no design, feito pela equipe KISKA (parceira de design da KTM), transformou ela numa verdadeira irmã da 1290 Super Duke R.
O agressivo farol dianteiro dividido verticalmente, a iluminação Full LED e as novas extensões de carenagens do tanque comprovam que a nova 390 Duke ficou muito mais musculosa que a versão anterior.
Outro detalhe que é tanto mecânico quanto estético é o design do escapamento da nova versão. Sai o escape curto que terminava embaixo da moto e entra o escape mais alongado, posicionado mais alto ao lado da roda, muito parecido com o da Super Duke R.
Fato 2) Novo escapamento, mais longo e mais alto
E já que estamos falando do escapamento, o segundo fato sobre a nova 390 Duke é que ela ficou um pouco mais “verde e limpa”. Com as rigorosas normas de emissão de poluentes que envolvem os fabricantes em todo o mundo, a KTM anunciou que a novidade terá um catalisador maior.
Para garantir uma menor pegada de carbono toda vez que o piloto sair para andar, a KTM afirma que a nova peça será capaz de absorver os gases do escape com mais eficiências, estando de acordo com novas regras do Euro IV.
Como ainda não temos informações técnicas sobre a versão que chegará aqui no Brasil, não podemos confirmar, mas acreditamos que com certeza a 390 Duke daqui também atenderá sem problemas o Promot 4.
Fato 3) Novo tanque de combustível
A 390 Duke 2018 traz novo tanque, maior e fabricado em novo material. Substituindo o tanque de plástico da versão anterior, a naked de 390cc vem com um novo tanque de aço que, segundo a própria KTM, não aumentou o peso total da motocicleta.
Para a galera que adora encarar umas boas viagens, esse tanque de combustível também teve aumento na sua capacidade, passando de 11 para 13,4 litros.
Fato 4) Ciclística acertada
Mudanças no assento, guidão e até chassi renovado garantem uma boa melhora no conforto em comparação com a versão anterior.
O assento foi atualizado tanto no design quanto na sua altura, passando de 80 para 83 cm de altura e tendo formato que recebeu elogios por pilotos que testaram o modelo na Europa. Isso, combinado com ajustes no guidão, garantem maior conforto ao piloto.
Já o chassi, característico da KTM e que chega a ser tornar uma parte de design por ser exposto, foi renovado e vem com novo quadro e sub-quadro, tornando a moto mais ágil e mais estável que sua antecessora.
Fato 5) Novos freios para a Duke 390
Agora a nova 390 Duke tem uma um potência de frenagem melhorada. Além do ABS de dois canais, que oferece um modo Supermoto, ela traz aumento de 20 mm no diâmetro do disco dianteiro, que agora passa de 300 para 320 mm.
Os freios são da Brembo com uma pinça ByBre de quatro pistões radialmente montada, o que garante a eficiência em momentos que mais se exigem dos freios. Algo interessante é que o ABS pode ser desativado, liberando o piloto para alguns momentos de adrenalina controlada.
Fato 6) Painel em TFT maior
O painel da 390 Duke agora é uma tela digital colorida gigante. Substituindo o pequeno display monocromático antigo, agora a moto conta com uma enorme tela colorida TFT de 5 polegadas totalmente nova.
Esse painel é sensível a luz, se ajustando conforme as condições do dia, e traz além das informações padrões como velocidade, distância percorrida e consumo de combustível, outras opções exclusivas como o KTM My Ride.
Para quem é fã de tecnologia essa é uma ótima novidade.
Fato 7) Painel com mais conectividade pelo KTM My Ride
Aproveitando a conexão, literalmente, com o fato anterior, vamos falar um pouco do KTM My Ride. Essa opção é extremamente tecnológica e permite parear via Bluetooth seu smartphone para que o painel exiba desde mensagens de texto recebidas até ligações telefônicas.
Aliás, as ligações podem ser atendidas diretamente na moto através dos interruptores de navegação do modo próximos do punho esquerdo. Quer mais comodidade? Então, toma! Você poderá até controlar a reprodução de músicas no seu telefone através do guidão da moto.
Basicamente o novo painel, além de trazer todas as informações técnicas obrigatórias de uma forma dinâmica e digital, também se tornou uma central multimídia completa.
Fato 8) Tecnologia embarcada na 390 Duke
Na parte tecnológica, a novidade é o acelerador Ride-by-Wire atualizado. Esse tipo de acelerador substitui o cabo mecânico por um sistema eletrônico que liga a manopla giratória do punho com o motor através de um sinal elétrico emitido pela unidade avançada de controle.
Quem testou o modelo saliente que o acelerador é muito suave, algo crucial pois qualquer desconexão entre o movimento do punho e a resposta e movimento real do acelerador poderia causar estranheza e até certa dificuldade para pilotos iniciantes.
Fato 9) Motor de 373cc
O motor monocilíndrico de 373cc quase não mudou. O propulsor refrigerado a líquido que empurra a nova 390 Duke é praticamente idêntico ao anterior, significando que sua potência máxima fica nos 43,5 cv.
Mas, como falado anteriormente, uma nova caixa de ar maior foi instalada para melhorar a respiração do motor. E isso resultou em um aumento de torque, levando a Duke a gerar 3,59 kgfm. Isso deve ajudar a compensar o aumento de quase 10 kg no peso total da moto.
Fato 10) Quando a 390 Duke chega ao Brasil?
Na verdade ela já apareceu por aqui, mas foi só para dar um gostinho ao público brasileiro, quando ficou exposta no stand da KTM durante todo o Salão Duas Rodas, no final de 2017.
No começo do ano entramos em contato com a KTM solicitando maiores informações sobre o lançamento oficial do modelo no Brasil e fomos comunicados que a novidade seria lançada ainda no primeiro semestre de 2018.
A informação agora é de que a novidade comece a chegar nas lojas a partir da segunda quinzenal de maio.
Fato 11) Qual o preço da 390 Duke no Brasil?
Esse é um fato “extra” sobre a nova 390 Duke. A nova versão já é vendida na Argentina a um preço à vista de $ 185.000 Pesos, que em conversão direta para o Real daria algo em torno de R$ 31.100,00.
Esse valor assustou o público brasileiro quando a informação veio à tona, mas não se foi dado conta de que uma MT-03 tem preço de quase R$ 29.000,00 em conversão direta. O preço da mesma moto no Brasil é de R$ 21.500,00.
O preço da nova 390 Duke no Brasil foi confirmado para nós pela KTM nesta sexta-feira (27/04) e será de R$ 23.990,00. A data de chegada às concessionárias também foi confirmada, sendo a partir de 17/05.
Vídeo 10 Fatos: KTM 390 Duke 2018
Em nosso canal no Youtube, inscreva-se clicando aqui, publicamos um vídeo trazendo todos esses fatos, confira acima.
E se você você gostou dessa séria de fatos sobre a 390 Duke não deixa de ver também a lista que fizemos com os detalhes da nova Yamaha R3 2018, clique aqui.