Início » Motos » Yamaha » 10 Fatos que você precisa saber sobre a Lander ABS 2019

10 Fatos que você precisa saber sobre a Lander ABS 2019

4

10 fatos que você precisa saber sobre a Lander 250 ABS 2019, como: Faróis Full LED, novo chassi, novo banco, ajustes no motor e, claro, a nova roupagem que fez o modelo ganhar o apelido de “Mini XT660”…

10 Fatos Lander 250 ABS 2019

Nova Lander 250 ABS 2019 acaba de ser lançada no Brasil surpreendendo o público assim como foi feito com a Crosser 150, e sua exclusiva versão “Z”, que surgiu no mercado sem ninguém estar esperando.

Segundo a própria Yamaha, o projeto da nova moto foi desenvolvido tomando como base pesquisas feitas com possíveis clientes desse tipo de modelo.

A nova geração da Lander ABS 2019 é uma moto praticamente nova. Faróis Full LED, novo chassi, novo banco, ajustes no motor e, claro, a nova roupagem que fez o modelo ganhar o apelido de “Mini XT660”.

10 Fatos Lander 250 ABS 2019

Yamaha Lander ABS 2019

Seguindo a série de artigos e vídeos “10 Fatos” aqui do Motorede (veja todas as motos), onde montamos uma lista com as principais características de algum modelo ou assunto, trazemos os seguintes fatos que você precisa saber sobre a nova Lander 250 ABS 2019:

Lander ABS 2019 Cor Preta Lado

Fato 1) Lander ABS 2019 foi desenvolvida junto com clientes

A nova Lander 250 surgiu baseada em sua opinião. Isso mesmo, o conceito dessa nova geração foi baseado no resultado de pesquisas com potenciais clientes sobre o que poderia ser melhorado no modelo.

A Yamaha informa ter trabalhado pesquisas feitas com diversos clientes e potenciais clientes da mesma categoria da trail de 250 cc da fabricante afim de descobrir e desenvolver a melhor evolução da Lander no Brasil.

Os três principais questionamentos que mais se destacaram foram: “E se ela tivesse o visual robusto da XT660?”; “E se ela mantivesse sua agilidade e DNA off- road?”; -“E se ela tivesse o conforto da Ténéré 250?”. E a Yamaha informa que a nova Lander ABS 2019 nasceu exatamente baseada nesses questionamentos.

Lander ABS 2019 Farol Dianteiro

Fato 2) Origem dos apelidos “Mini XT” e “Meiotinha”

Segundo a Yamaha, o design dela é inspirado no conceito de movimento dinâmico, voltado a trazer agilidade e leveza. E ele também é robusto e agressivo, com uma dianteira marcante e tanque imponente, remetendo a, nada mais nada menos, que a XT660R, também conhecida como “Meiota”.

Essa inspiração na icônica big-trail, como a própria fabricante diz, fica evidente em detalhes como o conjunto formado pelo para-lama dianteiro, carenagem que envolve o farol e os protetores dos amortecedores, sendo finalizada pelas conhecidas abas do tanque.

Lander ABS 2019 Banco dois Níveis

Fato 3) Nova Lander 2019 traz itens da Ténéré 250

A nova Lander não é só uma “meiotinha”. Ela também passou a trazer algumas coisas da falecida Ténéré 250. Sim, a nossa queridinha Ténéré 250 está deixando o mercado brasileiro, segundo informações.

A principal qualidade que a Lander 2019 trouxe da sua irmã mais aventureira foi o confortável assento de dois níveis.

Ele é mais largo e acaba fornecendo um melhor encaixe do piloto e melhor acomodação do garupa na moto. Quem testou a nova Lander confirma essas qualidades.

Lander ABS 2019 Tanque Combustível

Fato 4) Novo tanque de combustível da Lander 250

Aproveitando que a nova Lander herdou um pouco da aptidão para as longas viagens da Ténéré, nada melhor que atualizar a capacidade do tanque não é mesmo?

Visto que a sua principal aventureira de 250 cilindradas, mais voltada para viagens, saiu de linha, a Yamaha tratou de aumentar a capacidade do tanque de combustível da Lander 2019 em mais de 2,5 litros.

Agora a capacidade do tanque passou de 11 para 13,6 litros. Para completar, a fabricante ainda instalou uma tampa do tanque com estilo aviação, deixando o modelo mais moderno.

Lander ABS 2019 Painel Digital

Fato 5) Lander ABS 2019 novo painel de instrumentos

E seguindo nessa pegada relacionada a combustível, uma boa funcionalidade foi integrada ao novo painel da Lander ABS: os indicadores de consumo médio e instantâneo de combustível.

O ponto positivo do novo painel é que agora é possível ter as informações de consumo em tempo real. Já o ponto negativo, é que a “Meiotinha” merecia um painel um pouco mais bonito.

Outra novidade na trail de 250 cc é que agora ela está equipada com luzes de posição, lanterna traseira e farol dianteiro em LED, passando então a ter iluminação Full LED.

Lander ABS 2019 Cor Branca

Fato 6) Novo chassi para a Lander 250 2019

O Chassi da nova Lander passou por atualizações para receber o banco em dois níveis vindo da Ténéré e o novo tanque de combustível.

Todo fabricado em aço, o chassi da nova trail de 250cc da Yamaha combina a dupla trave superior com o berço semi-duplo e por isso acaba se tornando resistente e capaz de se submeter a torções que afetam diretamente a pilotagem.

Lander ABS 2019 Freio Dianteiro

Fato 7) Lander 250 2019 com ABS de série

Finalmente, junto com a obrigatoriedade causada pela lei, a Lander passa a trazer um sistema para aumentar a segurança nas frenagens. Nesse caso, ela passa a vir com ABS de fábrica.

Composto por um disco de 245 mm e uma pinça de duplo pistão na dianteira e um disco de 203 mm e pinça simples na traseira, a grande novidade no sistema de freios da Lander 2019 é a adoção do sistema ABS como item de série, instalado apenas na roda dianteira.

Lander ABS 2019 Cor Preta

Fato 8) Atualizações no motor da nova Lander 2019

O motor da nova Lander 250 ABS 2019 é o mesmo monocilíndrico da versão anterior, porém, recebeu ajustes na alimentação com a nova injeção eletrônica e também novo catalisador.

Sendo um propulsor de 249,5 cc (249 cilindradas e meia) com comando simples no cabeçote, ele é capaz de gerar a potência máxima de 20,7 cavalos e tem torque de 2,1 kgf.m. Por ser bicombustível, se abastecido com Etanol haverá um leve ganho na potência e torque.

A nova injeção eletrônica de combustível agora passa a seguir o padrão dos modelos de alta cilindrada e traz injeto de 10 furos. Já o novo catalisador é do tipo de três vias, algo exigido pelas rígidas normas de emissões em vigência no Brasil.

Lander ABS 2019 Cor Azul Lado

Fato 9) Lander 250 traz peças da linha YTeq

A nova Lander vem com peças específicas da linha YTEQ, algo como uma segunda linha de peças oficias da Yamaha.

As pastilhas dos freios dianteiro e traseiro, além da relação secundária da nova Lander 2019 são da linha YTEQ da Yamaha.

Essa linha de peças foi desenvolvida pela própria Yamaha para atender a grande demanda de peças com maior frequência de troca, como corrente, coroa e pinhão, pastilhas de freios, pneus e câmaras de ar.

A Yamaha ressalta que a linha de peças Y-TEQ atende a todas as especificações, padrões de segurança e qualidade exigidos pela Yamaha do Brasil e Yamaha do Japão.

Lander ABS 2019 Conjunto Ótico Frontal

Fato 10) Data de chegada e preço da nova Lander 2019

A Yamaha confirma que a nova Lander 250 ABS 2019 estará disponível nas suas concessionárias a partir da segunda quinzena de janeiro de 2019. Ou seja, entre os dias 15 e 31 de janeiro.

Já seu preço, segundo a própria Yamaha, só será divulgado nesse mesmo período.

Lander ABS 2019 Kit Touring

Fato Extra) Haverá um Kit Touring para os aventureiros

Para os órfãos da saudosa Ténéré 250, a Yamaha criou um Kit Touring voltado a nova Lander 250 ABS 2019.

Desenvolvido mais para o público que adora pegar a estrada, o kit contará com acessórios como bagageiro, bauletos com duas opções de tamanho (33 e 35 litros), protetor lateral do motor e até para-brisa. O kit será vendido em separado na rede concessionárias da Yamaha.

Lander ABS 2019 Lanterna Traseira Lander ABS 2019 Cor Branca

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Lucas
Lucas
5 anos atrás

Carenagens desse novo modelo são quase impossiveis de se encontrar, se cair com sua moto, esqueça de arruma-la. Nesse quesito nota 0.

Jeron
Jeron
5 anos atrás

Quem foi o sem noção que colocou na cabeça da Yamaha que a Lander deveria ser igual a Ténéré 250,ao ponto de tirá-la de linha pra fazer esse Frankstein aí!!!tive uma Ténéré por 4 anos e mesmo assim sendo uma moto boa durável merecia uma restilizacao,não ter feito isso com ela ridículo

Ricardo Piovesam da Silva
Ricardo Piovesam da Silva
5 anos atrás

Tenho uma Lander 250x há dez anos. Está com 125000 km rodados. A mecânica tá Boa. Não tem vazamento e não queima óleo. A embreagem é original ainda e o motor de arranque também. Faço manutenção somente o necessário. Troco óleo a cada 5000km. Não tenho frescura. Viajo pra longe. Carrego peso. Tenho alforje e bau. Com certeza vou comprar uma Lander novamente. A moto é ótima. Pau pra toda obra.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
5 anos atrás

Assim como a Honda fez retirando a tornado agora foi a vez da Yamaha, essas motos ficaram de rua pra nos que somos rurais tem pouca utilidade tiro no pé.