10 Fatos nova Honda NT 1100
Nova Honda NT1100 é lançada! Veja 10 fatos sobre o lançamento da Honda para 2022!
A Honda lançou a NT1100 na Europa, uma nova estradeira que chega para preencher ainda mais o já recheado catálogo da marca por lá.
De forma curiosa, o modelo se posiciona entre a CRF 1100L Africa Twin e a Grand Tourer GL 1800 Gold Wing.
Desta forma, é uma moto que permite algum pequeno uso em estradas de chão batido, mas está mesmo é pronta para devorar o asfalto.
10 Fatos nova Honda NT 1100
- 1 Design
- 2 Motor
- 3 Base da Africa Twin
- 4 Opção de dupla embreagem
- 5 Tecnologia
- 6 Painel TFT e iluminação
- 7 Suspensão
- 8 Versatilidade e autonomia
- 9 Cores e itens de série
- 10 Preço
Fato 1) Design
A nova Honda NT 1100 tem no seu desenho frontal a inspiração na scooter aventureira X-ADV. Proba disso são os faróis duplos de LED, em uma configuração até um pouco mais agressiva.
Ainda em relação ao design, podemos ver as influências da X-ADV no para-brisa alto e largo, que para a nova Sport Touring da marca tem 5 níveis de ajustes.
Na dianteira a grande carenagem que envolve o tanque, com defletores superiores e inferiores, ajuda a desviar o vento dos braços e das pernas. Além disso, do tanque para trás a motocicleta ganha linhas e dimensões próprias, mas que se assemelham com diversas outras motos da Honda.
Fato 2) Motor NT1100
A Honda NT 1100 2022 é movida pelo motor bicilíndrico de 1.084 cm³, com injeção eletrônica e refrigeração líquida.
Para a NT esse propulsor é capaz de entregar 101 cv de potência máxima a 7.250 rpm e torque de 10,8 kgf.m a 6.250 rpm.
São exatamente os mesmos números de outra aventureira da Honda. Sabe por que? Siga o próximo fato.
Fato 3) NT1100 usa a base da Africa Twin
Sim a Honda NT 1100 2022 conta com o mesmo chassi e motor da nova CRF 1100L Africa Twin que temos no mercado nacional.
Entretanto, alguns ajustes foram realizados na Sport Touring, como por exemplo, a admissão e escape. Os itens foram retrabalhados para fornecer aceleração suave e agradável tocada em baixa rotação, focando mesmo em viagens de longas distâncias.
Além disso, da Africa Twin também deriva o seu quadro de berço semi-duplo de aço e subestrutura de alumínio aparafusada.
Fato 4) Opção de dupla embreagem
Claro que junto com o motor, a Honda NT 1100 também conta com a opção de transmissão de dupla embreagem equipada na nova Africa Twin, o chamado câmbio DCT (Dual Clutch Transmission).
O sistema funciona fazendo as trocas de marcha automizadamente, sem o toco do piloto, porém, também é possível escolher o estilo de condução que mais se adequa ao condutor. Para isso, pode-se utilizar as mudanças de forma manual no seu câmbio de 6 velocidades através de dois botões no punho esquerdo.
Fato 5) Tecnologia
Existem vários itens tecnológicos importantes nesta nova Honda, inclusive já até falamos de um dos principais que é o DCT, mas novidade ainda conta com diversos outros itens que visam colocar o modelo em diferentes situações de uso.
Desta forma a NT 1100 tem acelerador eletrônico, 3 modos de pilotagem (Urban, Rain e Tour) além de mais 2 modos customizáveis.
O controle de tração (Honda Selectable Torque Control) também está presente, assim como estão disponíveis o controle de empinada e ajustes de potência, ambos com diferentes níveis de atuação.
Fato 6) Painel de TFT
Complementando os itens de tecnologia, a Honda NT 1100 tem iluminação Full-LED e também vem equipada com DRL, a muito conveniente luz de rodagem diurna, na tradução da sigla.
O painel é totalmente digital de TFT, colorido e com 6,5″ polegadas. Nele é possível usufruir da conexão com Smartphone via Bluetooth, sendo compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Para completar a parte tecnológica, o modelo ainda oferece uma tomada USB para fazer essa conexão e/ou carregar o smartphone.
Fato 7) Suspensão e freios
Mesmo tendo uma leve cara de quem poderia encarar pequenas aventuras, a nova NT 1100 tem um conjunto de suspensão mais propício para uso no asfalto. Na dianteira está o garfo invertido Showa de 43 mm. Na traseira vemos o monoshock, também da Showa.
As duas suspensões têm ajuste de pré-carga e ajuste de amortecimento, assim como curso de 150 mm em ambas as rodas.
Aliás, as rodas são de alumínio com design em raios cruzados e aros de 17 polegadas. Tudo isso calçado com pneus 120/70-17 na frente e 180/55-17 atrás. E para garantir a frenagem estão dois discos de freio com 310 mm na frente e disco simples de 256 mm atrás, ambos com ABS.
Fato 8) Versatilidade e autonomia
A Honda NT 1100 chega como uma opção destinada a deslocamentos com proposta Touring, ou seja, para viagem, porém ela tem dimensões compactas, adequadas para a condução em cidade sem muito esforço.
O assento tem uma altura de 820 mm, produzido de forma a ser confortável dentro e fora da estrada e com posição de condução flexível. Ele é mais estreito na região do tanque, facilitando o acesso das pernas ao solo.
Aliás, o tanque de combustível tem capacidade para 20 litros, o que dá, segundo a Honda, uma autonomia de aproximadamente 400 km.
Fato 9) Cores e itens de série
Neste primeiro momento, a Honda NT 1100 2022 deve chegar na Europa nas cores Grey Mate Iridum Metálico (cinza), Black Graphite (preto) e White Shiny Pearl (branco).
Fechando o pacote, ela deve vir com uma versão recheada de itens de série, como top case e malas laterais. Além de oferecer também encosto, apoio para os pés e faróis auxiliares.
Fato 10) Preço
A nova Honda NT 1100 chega ainda no primeiro trimestre do ano que vem aos mercados estrangeiros. Na Europa ela vai estar disponível nas versões manual e DCT.
Os preços sugeridos médios são de 14 mil euros para a manual e 15 mil euros para a DCT, cerca de R$ 91 mil e R$ 98 mil em conversão direta respectivamente. Quanto a sua chegada no Brasil ainda não há nada confirmado, então vamos ter que esperar.