Início » Motos » Yamaha » 10 Fatos Nova Yamaha MT-09 2020 no Brasil

10 Fatos Nova Yamaha MT-09 2020 no Brasil

4

Neste artigo trazemos 10 fatos, além de um fato extra, sobre a recém-lançada MT-09 que chegou ao Brasil já em sua versão 2020.

MT-09-2020-tudo-que-mudou

Neste artigo trazemos 10 fatos, além de um fato extra, sobre a recém-lançada MT-09 que chegou ao Brasil já em sua versão 2020.

A novidade traz as diversas atualizações apresentadas recentemente no modelo do mercado internacional, como o novo e característico farol duplo em LED, além de toda tecnologia embarcada.

A tricilíndrica da Yamaha ficou ainda mais agressiva, então vamos ver tudo que mudou para a sua versão 2020 que está chegando nas lojas.

MT-09-2020-tudo-que-mudou

10 Fatos Nova Yamaha MT-09 2020 no Brasil

Seguindo a série de artigos e vídeos “10 Fatos” aqui do Motorede (veja todas as motos), onde montamos uma lista com as principais características de algum modelo ou assunto, trazemos os seguintes fatos que você precisa saber sobre a nova MT-09 2020:

  1. Novo Farol MT-09
  2. Novas entradas de ar e carenagens do radiador
  3. Yamaha MT-09 novo assento
  4. Nova ponteira de escapamento para MT-09
  5. Nova rabeta e suporte de placa para MT-09
  6. Ajustes no painel digital da MT-09 2020
  7. Motor Tricilíndrico da MT-09
  8. Tecnologia Embarcada
  9. Função D-Mode MT-09 2020
  10. Ajustes na suspensão dianteira
  11. Fato Extra

Nova-MT-09-2020-Brasil-02-Farol

Fato 1) Já vamos começar falando do seu mais novo característico conjunto ótico dianteiro. Será que vai dividir opiniões?

Muito mais agressivo que na versão anterior, o conjunto ótico é formado por um farol duplo totalmente em LED que se tornou uma marca registada da linha MT no mercado mundial.

Por ter um desenho totalmente fora do padrão esse estilo já divide opiniões no Brasil. O fato é que a MT-09 2020 ficou muito mais moderna com essa atualização. O que você achou?

Nova-MT-09-2020-Brasil-07

Fato 2) No Fato 2 temos as novas e maiores entradas de ar junto ao tanque de combustível e as carenagens de proteção do radiador.

As entradas de ar ficaram maiores e seguiram com linhas mais agressivas e anguladas para acompanhar o novo farol. Já o radiador ganhou carenagens de proteção nas laterais e passou a ser o novo ponto de fixação dos piscas dianteiros.

O resultado geral dessas atualizações foi um conjunto dianteiro robusto e harmônico, que condiz com uma naked de três cilindros como a MT-09 é.

Nova-MT-09-2020-Brasil-03-Banco

Fato 3) Seguindo na parte visual, mas agora que também afeta a ergonomia, a MT-09 2020 traz novo assento.

Apesar de ter a mesma aparência nas fotos, para a versão que acaba de chegar ao Brasil a Yamaha informou que tratou de modificar o banco, dando um formato mais anatômico e reajustando a parte traseira para que ficasse mais longa.

A intenção é oferecer maior espaço e conforto ao garupa.

Nova-MT-09-2020-Brasil-06

Fato 4) No fato 4, ainda na parte central da MT-09, temos uma atualização sutil no escapamento.

A ponteira de escapamento toda em aço inox foi modificada. Em comparação com a versão anterior, agora ela está mais moderna e única. Podemos perceber que a mudança é sutil de um modelo para o outro, mas temos que afirmar que a nova ponteira ficou mais “encaixada” no visual da versão 2020.

Nova-MT-09-202-Brasil-15-Lanterna-Traseira

Fato 5) E já que chegamos perto da parte traseira, é dela que vou falar no fato 5. As mudanças nessa região vão desde lanterna até o suporte de placa.

Como tudo nessa nova versão, a lanterna traseira em LED está muito mais agressiva que no modelo anterior. Ela possui linhas anguladas que condizem com o novo farol dianteiro.

Já uma mudança que deve dividir muito a opinião do público é o novo para-lama. Sai o comum para-lama, e suporte de placa, preso na rabeta e entra o novo para-lama rente a roda fixado na balança da suspensão, onde também está o novo suporte de placa.

Nova-MT-09-202-Brasil-14-Painel

Fato 6) Até o painel da MT-09 2020 passou por mudança, mas não foi nada técnico ou em suas informações.

Segundo a Yamaha, para melhorar a visualização das informações pelo piloto o painel, 100% digital, ganhou um novo posicionamento, ficando mais a direita. As informações, como indicador de marcha, posição do D-Mode, conta-giros, média de consumo e outras continuam as mesmas da versão anterior.

Nova-MT-09-2020-Brasil-10

Fato 7) No fato 7 vou trazer as informações sobre o motor tricilíndrico da nova MT-09 2020.

Batizado com a sigla CP3, o motor Crossplane 3 traz uma alusão ao número de cilindros e a tecnologia Crossplane, que é a mesma tecnologia usada na Yamaha M1 de competições.

Como 847 cilindradas esse motor é capaz de gerar a potência máxima de 115 cavalos a 10.000 rpm e tem torque de 8,9 kgf.m aos  8.500 giros.

Esses números dão a nova MT09 2020 a relação peso potência de 1,67 kg por cavalo.

Nova-MT-09-2020-Brasil-05-Motor-CP3

Fato 8) Na parte tecnológica a novidade da Yamaha que chega ao Brasil em sua versão 2020 está bem servida.

Entre os principais itens estão o Controle de tração, o sistema “Quick Shift”, que permite trocas de marchas ainda mais rápidas e sem auxílio da embreagem, e a embreagem deslizante do tipo “Slip Clutch”, que possibilita reduções de marchas mais bruscas sem risco do travamento da roda traseira.

Destaque para o Quick Shift, onde as trocas de marchas são feitas sem dificuldade, apenas pressionando para cima o pedal do câmbio, sem a necessidade de acionar a embreagem a cada engate, e mantendo a rotação do motor sempre alta

Nova-MT-09-2020-Brasil-08-D-Mode

Fato 9) Ainda seguindo na parte de tecnologia da nova MT-09 2020 está o Yamaha D-Mode.

O sistema possibilita a escolha de três diferentes formas de respostas ao acelerador que podem ser escolhidas de acordo com as condições de pilotagem e estilo de cada um:

  • STD: Opção que cobre várias situações de pilotagem, entregando torque firme e contínuo tanto em baixa como em alta velocidade;
  • A: Mais agressivo do que o modo STD, com respostas mais rápidas;
  • B: Brando, se comparado ao STD, este modo proporciona uma pilotagem mais moderada.

Nova-MT-09-202-Brasil-12-Freio-ABS

Fato 10) Novos ajustes na suspensão dianteira para a MT-09 2020

Outro grande diferencial apontado pela Yamaha na nova MT-09, que a tornou ainda mais equilibrada e fácil de controlar, são os novos ajustes da suspensão dianteira.

Como já acontecia no amortecedor traseiro, os amortecedores dianteiros do tipo invertido agora contam, além da regulagem da pré-carga da mola, com ajuste do retorno e a compressão da parte hidráulica.

Dessa forma, é possível adequar o funcionamento de ambas suspensões ao peso do condutor, para o jeito que ele pilota a moto, e até mesmo ao tipo de piso em que ela será utilizada.

nova-yamaha-mt-09-2017-10

Fato extra) No fato Extra temos a data de chegada e o preço sugerido para a novíssima MT-09 2020. Vamos lá.

A Yamaha confirmou que a nova MT-09 2020 está disponível na sua rede de concessionárias desde o final de março.

Já o preço público sugerido é de R$ 43.690,00 estando disponível nas cores Preto Fosco, Azul e Cinza Sólido.

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Thiago Del Jr.
Thiago Del Jr.
5 anos atrás

A única coisa que não me agradou, foi a posição do pisca dianteiro. Está em um local que em eventual queda, ou passar próximo a algum obstáculo, será com certeza atingido. Está muito exposto. Na minha humilde opinião, eu gostaria que fosse no protetor de mão, com pisca integrado, daria um ar mais refinado… algumas ducati fazem isso. Aproveitando o conceito, o pisca trazeiro poderia ser integrado às lanternas traseiras… não é dificil de fazer, faltou apenas querer economizar com os piscas da ybr… De resto, moto muito top!

Luciao Costa
Luciao Costa
5 anos atrás

Essa moto é linda! Mas preferiria ver o painel centralizado.

Paulo Henrique Lima
5 anos atrás
Responder a  Luciao Costa

o mesmo amigo, andei numa de um colega, modelo antigo, e toda hora eu me perdia quando olhava para o painel… não sei qual foi de tirar a simetria da moto, ate acreditei que esse novo modelo viria com ele centralizado.. enfim.. eu não curti e a tendencia de ir para uma Z900 ainda esta pesando muito…

José Ricardo Koraicho
5 anos atrás

esse parachoque e’ ridiculo