10 fatos sobre a Honda CG 160 2022
A Honda já apresentou a geração 2022 da sua moto de maior sucesso no Brasil. Estamos falando da CG 160 2022, um modelo que conta com uma gama de versões e se destaca por sua versatilidade. Vamos conferir mais sobre as recentes novidades.
10 fatos sobre a Honda CG 160 2022
1 Mais vendida do país
2 45 anos de história
3 Motorização
4 Conjunto
5 CG Start
6 CG Fan
7 CG Cargo
8 CG Titan
9 Cores
10 Preços
1 – Mais vendida do país
O modelo Honda CG 160 é a moto líder isolada entre as mais vendida do país. Somente no ano passado, a marca japonesa emplacou no país mais de 315 mil unidades, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Números expressivos da fabricante que detém uma fatia próxima dos 80% do mercado de motos no Brasil.
2 – 45 anos de história
A Honda CG completa neste ano 45 anos no mercado de motos brasileiro. A fabricação do modelo iniciou em 1976, com a popularmente conhecida “CG bolinha”. Desde sua primeira versão, ela tinha características buscadas até hoje: preço acessível, robustez e economia de combustível.
Ao longo dos anos, várias foram as suas gerações. Nestes 45 anos, foram adotadas também distintas motorizações, passando dos 125 cc, 150 cc até chegar aos 160 cc atuais.
3 – Motorização
A atual CG 160 2022 é movida pelo motor OHC, arrefecido a ar, com 162,7 cm³. Um propulsor bicombustível, que pode rodar com gasolina ou etanol em qualquer proporção.
Esse conjunto gera potência máxima de 14,9 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,40 kgf.m aos 7.000 giros (com gasolina). Enquanto isso, são 15,1 cv e 1,54 kgf.m (com etanol). O câmbio é de cinco velocidades e tem embreagem de acionamento no manete.
A única exceção é a CG Start, que roda apenas com gasolina e tem 14,9 cv a 8.000 rpm e 1,40 kgf.m a 7.000 rpm.
4 – Conjunto
A linha CG 160 é composta por 4 versões, a Start, Fan, Cargo e Titan. Todas são movidas pelo mesmo motor e tem o mesmo conjunto mecânico. Suas diferenças estão em detalhes visuais, aros e funções de trabalho.
Todas contam com garfo telescópico com curso de 135 mm na dianteira. Suspensão com (Separated Function Fork) com as bengalas direita e esquerda com funções diferentes. Na traseira estão dois amortecedores com 106 mm de curso. As rodas são de 18 polegadas.
5 – CG Start
A CG 160 Start se apresenta como a versão de entrada da linha street da Honda. O modelo conta com rodas raiadas e o reservatório de combustível com capacidade para apenas 14,6 litros. Todas as outras três versões comportam 16,1 litros.
A Start tem visual simples e dispensa as carenagens no tanque. A versão é a única a contar com painel sem conta-giros e com freio a tambor na dianteira. Para 2022 foi mantido o padrão de tom em preto no painel lateral e rabeta, em todas as suas cores.
6 – CG Fan
A CG 160 Fan se destina ao público que procura um meio-termo, entre a pitada de esportividade da Titan e o essencial básico oferecido na Start. Essa versão vem com rodas de liga leve e freio a disco na dianteira.
O modelo conta ainda com uma pequena, mas volumosa, carenagem na parte do tanque. Em sua versão 2022, a moto teve redesenha estas suas carenagens, com linhas mais afiladas na dianteira.
7 – CG Cargo
Enquanto isso, a CG 160 Cargo – assim como seu nome sugere – trata-se de uma versão destinada ao trabalho. Com isso, o modelo vem de fábrica com bagageiro com acabamento cromado, instalado sobre o banco do carona e projetado para transportar até 20kg.
Essa versão tem rodas de liga leve, freio a disco na dianteira e painel com conta-giros. Para 2022 o modelo ganhou um pouco mais de estilo, adicionando a pequena carenagem – vista também na Fan – sobre o tanque. O modelo é disponibilizado apenas na cor branca.
8 – CG Titan
A Titan 160 se apresenta como o modelo topo de linha da família CG da Honda. Para 2022, foi também a moto que ganhou mais novidades, com itens exclusivos. Em destaque os painéis no tanque, maiores que as da Fan e Cargo.
Além disso, a pequena carenagem do farol também é única na Titan, assim como os grafismos, lateral da rabeta e demais molduras do painel. As tampas do motor também ganham acabamento em cor preta. Os freios seguem o mesmo padrão, disco na dianteira e tambor na traseira e sistema combinado (CBS).
9 – Cores
Na CG 160 Start as cores disponíveis são prata metálico, vermelho e preto. A versão Cargo segue apenas em branco.
Já a Fan 160 tem opções de cores em azul perolizado, vermelho e preto. E Titan, topo de linha, tem cinza metálico, vermelho perolizado e amarelo perolizado.
10 – Preços
Com distintas opções de conjunto, a Honda divulga também preços sugeridos de venda individuais para cada versão. O catálogo da marca começa na CG 160 Start por R$ 11.570; parte para a CG 160 Fan por R$ 12.710; CG 160 Cargo por R$12.860 e termina na CG 160 Titan de R$ 13.780.