10 fatos sobre a nova Triumph Tiger Sport 660
A Triumph lançou no Brasil a Tiger Sport 660, uma moto Sport Touring derivada da Naked Trident que chega para ser o modelo Tiger de entrada no catálogo da marca.
Confira tudo o que essa novidade tem a oferecer.
10 fatos Triumph Tiger Sport 660
1 Derivada da Trident 660
2 Design
3 Tiger de entrada
4 Nascida para viajar
5 Motor
6 Suspensões
7 Peso e dimensões
8 Modos de pilotagem
9 Preço
10 Concorrentes
1 Derivada da Trident 660
A nova Triumph Tiger Sport 660 nasceu derivada da plataforma e motor da naked Trident 660. No entanto, as diferenças entre as duas motos não se restringem apenas ao pacote visual. Isso porque a Tiger Sport é um modelo que chega oferecendo uma proposta de motocicleta touring.
2 Design
E falando em visual, enquanto a Trident tem como tema o estilo neo-retrô – mesclando referências a modelos do passado da marca ao novo – a Tiger aposta em outra proposta.
Com isso, a pequena aventureira, além das carenagens, teve o banco remodelado, frente a Trident. Os para-lamas também receberam alterações na Sport. Ou seja, a novidade foca no estilo visual de motos de uso misto da marca.
3 Tiger de entrada
A Tiger Sport se inspira diretamente nas grandes big trail da família Tiger. Mais do que apenas o nome, o pequeno modelo touring herdou das motos de maior cilindrada os faróis duplos e pára-brisa alto.
Além disso, a moto tem traseira bem pronunciada, a fim de abrigar com mais conforto o garupa. Com todos esses requisitos e itens, a Sport 660 se apresenta agora como a Tiger de entrada no catálogo da Triumph.
4 Nascida para viajar
Mais do que apenas estéticas, as diferenças entre Tiger Sport e Trident se traduzem também na ergonomia. Afinal de contas, a naked foca no estilo de condução esportiva, com altura do assento mais baixa e uma postura de pilotagem inclinada para frente.
Já a Tiger Sport foca em mais conforto para rodar longas distâncias. Por isso, a moto tem guidão 40 mm mais largo que a naked, assento 30 mm mais alto – com 835 mm. Além disso, as motos têm diferenças de ângulo de inclinação.
5 Motor
Tiger Sport e Trident andam juntas quando o assunto é motorização. As duas motos são movidas pelo mesmo motor de 3 cilindros em linha DOHC, com refrigeração líquida e 660 cc. Um propulsor que entrega potência máxima de 81 cv a 10.250 rpm e torque máximo de 6.52 kgf.m a 6.250 rpm – junto do câmbio de 6 marchas.
6 Suspensões
Não apenas o motor que ambas as motos da Triumph compartilham. Trident e Sport 660 contam com o mesmo quadro. No entanto, o subquadro foi alterado na pequena Tiger para acomodar peso e carga extras.
Com isso, a suspensão da Sport também foi aumentada em 30 mm na frente e 16,5 mm na traseira. Aliás, as suspensões dianteira e traseira têm curso de 150 mm. A Sport apresenta um braço oscilante mais longo, a fim de melhorar a distribuição de peso.
7 Peso e dimensões
Falando nisso, as carenagens deram a Tiger Sport 660 alguns quilinhos a mais. A touring pesa 206 kg, ou cerca de 16 kg a mais que a naked. Além disso, em função das diferenças no braço oscilante, a distância entre eixos também é maior na Sport em 17 mm – são ao todo 1.418 mm.
8 Modos de pilotagem
A Tiger Sport 660 tem painel de instrumentos com um display de LCD e uma tela de informações em TFT, em formatos convencionais. A partir dela é possível monitorar os modos de pilotagem Road e Rain. Vale lembrar que na Trident o console de instrumentos TFT tem formato circular ao estilo retrô.
9 Preço
A Sport Tiger surge nas opções de cores Lucerne Blue/Sapphire Black (azul) e Korosi Red/Graphite (bordo). Na primeira opção de tom, a motocicleta tem preço público sugerido de R$55.990. E na segunda opção de cor o valor da pequena Tiger sobe para R$56.490.
10 Concorrentes
No mercado nacional a Tiger Sport 660 compete diretamente com as bicilíndricas Kawasaki Versys 650 e Honda NC 750X. Como diferencial, a Sport 660 tem motor de três cilindros e oferece mais potência que suas concorrentes.
Para contra-atacar, a Kawasaki lançou no Brasil recentemente a nova Versys 650, modelo atualizado e com visual a par da Versys 1000. Enquanto isso, a Honda oferece o diferencial da versão da NC 750X com o novo câmbio automatizado DCT.