Início » Motos » Royal Enfield » 10 Fatos Royal Enfield Super Meteor 650

10 Fatos Royal Enfield Super Meteor 650

2

Veja tudo sobre a nova Super Meteor 650 que teve seu preço divulgado e já está confirmada para o Brasil!

royal-enfield-super-meteor-650-01-verde

Nova Royal Enfield Super Meteor 650 foi revelada e teve seu preço divulgado.

O modelo, do estilo Custom/Cruiser, é impulsionado pelo motor bicilíndrico de 650cc da Royal que já conhecemos e tem novo chassi, além de ser a primeira moto da marca a trazer farol em LED e suspensão dianteira invertida da Showa.

Confirmada para chegar ao Brasil ainda em 2023, vamos ver 10 fatos da Super Meteor 650.

royal-enfield-super-meteor-650-01-verde

10 Fatos Royal Enfield Super Meteor 650

Resumo dos fatos sobre a Royal Enfield Super Meteor:

Compressor de ar portátil para moto
    1. Novidade mundial da Royal
    2. Disponível em duas versões
    3. Design
    4. Motor
    5. Dimensões da Super
    6. Suspensões
    7. Painel e tecnologias
    8. Capacidade do conjunto
    9. Super Meteor 650 Preço
    10. Será lançada no Brasil

royal-enfield-super-meteor-650-02-Vermelha

1) Novidade mundial da Royal

A Royal Enfield aposta em uma nova moto com estilo e acessibilidade no segmento Cruiser, com o lançamento da Super Meteor 650.

O modelo foi revelado no Salão de Milão, em novembro de 2022, passando a ser comercializado no mercado indiano e previsto para chega à Europa em março de 2023.

Se confirmando com uma novidade mundial, ou seja, que será lançada em diversos outros mercados pelo mundo, a nova Super Meteor também já está confirmada para o Brasil.

A informação é de que ela desembarque no mercado nacional no segundo semestre desse ano.

royal-enfield-super-meteor-650-03

2) Disponível em duas versões 

A nova Super Meteor 650 foi lançada em duas versões.

A primeira, chamada apenas de Super Meteor 650 mesmo, é a motocicleta de entrada padrão, que chega nas opções de cores Astral e Interestelar.

Essa versão pode ser considerada mais despojada e, apesar do estilo clássico do modelo, passa um ar mais jovem. Digamos que ela é a versão mais “enxuta” da novidade.

royal-enfield-super-meteor-650-04-vermelha

Já a segunda, a Super Meteor 650 Tourer, é a variante topo de linha.

Apresentada na gama de cores Celestial, ela foi chamada pela marca de “Tourer”, pois é voltada para quem busca mais conforto e comodidade para viagens.

Como diferencial, além da combinação de cores e grafismo exclusivos, essa versão traz acessórios como encosto de garupa e para-brisas direto de fábrica, além de ter formato e costura diferenciada no seu banco.

royal-enfield-super-meteor-650-05-visual

3) Design

Outro ponto de destaque da Royal Enfield Super Meteor 650 é o seu visual. E nós vamos ver nos detalhes.

O modelo chega como uma evolução de todos os esforços da marca no segmento de média cilindrada realizados nos últimos anos e com isso, a moto aposta no desenho de uma Cruiser retrô.

Com todas as suas linhas arredondadas, a Super Meteor traz uma boa mistura de cromados, cinzas e pretos, além de ter um acabamento que chama atenção, como o cuidado nos detalhes do conjunto ótico, ou ainda a mesa e suportes da suspensão.

Aliás, falando do farol, você sabia que a Super Meteor é a primeira moto da Royal a trazer farol em LED? Pois é, por isso ele acaba chamando atenção nos seus detalhes.

royal-enfield-super-meteor-650-06-farol

Os dois escapamentos, com saídas baixas e dispostos um de cada lado, dão aquele ar de moto Custom de média cilindrada de anos atrás, mas as rodas de liga-leve na cor preta e o assento, esculpido na Tourer e um pouco mais simples na versão padrão, dão ares mais atuais.

Podemos perceber que a marca teve bastante cuidado no desenvolvimento visual dessa moto, pois até as tampas laterais do motor se destacam e estão pintadas em outra cor.

E, como de costume, a Royal oferece toda uma gama de variações de cores e detalhes de pinturas para esse modelo também.

royal-enfield-super-meteor-650-07-potencia

4) Super Meteor 650 Motor

Na parte de motor ela equipa o bicilíndrico e já conhecido e consagrado em todo o mundo, mas vamos ver seus números.

No coração, a Super Meteor equipa o bicilíndrico de 648 cm³ que, desde 2018, tem movido em todo o mundo os modelos Interceptor 650 e Continental GT 650.

Para a novidade esse propulsor entrega a potência máxima de 47 cv a 7.250 rpm e torque de 5.2 kgf.m aos 5.650 giros. O câmbio é de 6 velocidades.

Sendo conhecido pelo encaixe suave das marchas, forte aceleração em baixas rotações e com resposta suave do acelerador, é a combinação ideal entre estilo e entrega para quem quer pegar a estrada sem preocupação.

No quesito consumo de combustível da Super Meteor 650, se seguir a mesma média de suas irmãs, ela deve fazer algo próximo dos 25 km/l.

Esse consumo, junto ao tanque com capacidade para 15,7 litros, pode dar uma autonomia na casa dos 390 km por tanque.

5) Dimensões

Um ponto estratégico que a Royal garantiu para seu novo modelo é que ele fosse ergonômico. Então veremos um pouco das suas dimensões.

Uma vez que a nova Super Meteor 650 aposta no estilo de moto Cruiser, ou seja estradeira, o modelo tem altura de assento baixa, com 740 mm entre o ponto mais alto do banco e o solo.

Já pensando na ergonomia e conforto de uma fora geral, a motocicleta também tem seus apoios de pés do piloto montados perto da frente do motor e seu guidão é alto e fica próximo do piloto, visando uma condução mais relaxada.

Um ponto a se ficar atento é seu peso total. Com 241 kg em ordem de marcha, ou seja, pronta para rodar, a novidade se torna a moto mais pesada da Royal no mercado.

Apesar de poder ser considerada uma moto baixa, esse peso elevado vai gerar dificuldades principalmente na hora de manobrar a moto parada, quando estiver chegando ou saindo de algum lugar.

Mas esse é só um ponto de atenção, pois com a técnica certa e atenção sempre em dia, não haverá dificuldades.

6) Suspensões 

Entrando mais a fundo na parte técnica da novidade, você sabia que a Super Meteor 650 é a primeira moto da Royal a vir com suspensão dianteira invertida?

Isso mesmo, a novidade é a primeira motocicleta da marca a contar com garfo invertido na dianteira. Com tubos largos, esse tipo de suspensão permite copiar melhor os asfalto e garantir uma melhor dinâmica de pilotagem e para a Super Meteor ela é da marca Showa e tem 120 mm de curso.

Já na traseira, a suspensão é composta por dois amortecedores, possui curso de 101 mm de curso e oferece até cinco níveis de ajuste de pré-carga da mola, deixando a suspensão mais “firme”, para uma pilotagem mais eficiente, ou mais “solta”, pensando no conforto.

7) Painel e tecnologias

Apesar do estilo mais clássico e típicos de uma moto da Royal, a nova Super Meteor traz boas tecnologias.

O primeiro destaque tecnológico do modelo é o seu painel de instrumentos.

Dotado de velocímetro analógico aliado a uma pequena tela LCD central, ele traz informações essenciais, como nível de combustível, relógio e hodômetro, além de informações adicionais, como conta-giros e indicador de marcha engatada.

O ponto alto desse painel é a pequena tela redonda do lado direito. Chamada de Tripper Navigation, essa tela traz informações de navegação GPS curva a curva, mostrando as direções a seguir para chegar no destino traçado.

O sistema funciona junto do aplicativo da Royal Enfield instalado no smartphone e conexão via Bluetooth.

Além do Tripper, outro toque de tecnologia no modelo é a existência de uma entrada de cabo USB, localizada discretamente na carenagem lateral esquerda.

 

8) Capacidade do conjunto

Voltando a falar da parte técnica, vamos ver mais algumas especificações da Super Meteor 650.

Como mencionado, o modelo tem tanque de combustível com capacidade para 15,7 litros e ele também traz pneus largos e sem câmara.

As rodas, de liga leve, tem 19 polegadas na frente e 16 atrás, enquanto que os freios, a disco nas duas rodas, são grandes e possuem diâmetro de 320 mm na dianteira e 300 mm na traseira.

9) Super Meteor 650 Preço

Finalmente o preço da Super Meteor 650 foi divulgado. Porém, apenas no mercado indiando.

Por lá, chegando com três opções de acabamento e cores, o preço parte das 348.900 rúpias para a Super Meteor 650 e chegam as 378.900 rúpias para a versão topo de linha Tourer. Estamos falando de pouco mais de R$ 22 mil (R$ 22.013) em conversão direta para a primeira e quase R$ 24 mil (R$ 23.906) para a segunda.

Para o Brasil, a Royal ainda não divulgou o preço oficial.

10 Super Meteor 650 no Brasil?

Mas afinal, a nova Super Meteor 650 será lançada no Brasil? E o seu preço, como fica?

Segundo a Royal Enfield, a Super Meteor 650 estará disponível no Brasil ainda em 2023 e será montada na sua nova fábrica através do sistema CKD em Manaus (AM).

Por aqui, o modelo deverá ser uma alternativa mais acessível a Kawasaki Vulcan S 650, que tem preço sugerido de R$ 49.530,00.

Na Europa, a Super Meteor está sendo vendida com uma diferença de cerca de 450 Euros em relação a sua irmã de 650cc Continetal GT.

Aqui no Brasil a Continetal GT é oferecida por cerca de R$ 30 mil, logo, podemos imaginar que a Super Meteor Tourer, na versão mais cara, deva ficar em torno dos R$ 32 mil, enquanto que a versão de entrada seja um pouco mais barata.

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Eduardo Araujo
Eduardo Araujo
1 ano atrás

Moto maravilhosa. Estou só na espera da chegada para adquirir uma . Vcs estão de parabéns. Top, top top demais