10 Fatos Yamaha R3 Connected 2026
Yamaha R3 Connected traz um design inspirado na YZR-M1 da MotoGP e novas tecnologias

A Yamaha lançou a nova R3 Connected no Brasil.
O modelo chega após o lançamento na Europa.
Confira tudo sobre a moto no país.
1 – Design R3 derivado da MotoGP
A nova R3 Connected tem seu design inspirado no estilo e na aerodinâmica da moto de corrida da Yamaha na MotoGP, a YZR-M1. Assim, o lançamento está em dia com o visual da mais recente família supersport da marca, com a presença de uma autêntica motocicleta superesportiva.
2 – Aerodinâmica inspirada na YZR-M1
Abaixo da entrada de ar, que identifica a Série R, estão integrados os novos defletores de ar, derivados da YZR-M1. Em conjunto com as asas traseiras e a nova carenagem, as entradas proporcionam a máxima eficiência aerodinâmica – à medida que o ar flui ao longo do perfil da R3. Além disso, a carenagem em camadas reduz o arrasto aerodinâmico e aumenta a eficiência de refrigeração.
3 – Novo conjunto de LED
Na dianteira, a R3 Connected tem um conjunto óptico de nova geração, com iluminação Full LED. O novo farol com projetor unifica a luz baixa e alta, além de ter DRL (luz de rodagem diurna) e setas, tudo de LED. Na traseira, a nova lanterna e setas são de LED.
4 – Novo painel com conectividade
O painel também é totalmente novo, com tela multifunção LCD 100% digital e agora no estilo “Blackout”. A display exibe velocímetro, tacômetro, indicador de marcha, combustível, temperatura entre demais informações.
A esportiva da Yamaha também tem agora conectividade Bluetooth, com o sistema Yamaha Motorcycle Connect, o Y-Connect. A novidade exibe no painel indicador de status da bateria do smartphone conectado, conectividade do aplicativo e mensagens e chamadas recebidas e perdidas.
5 – Motor atualizado ao Promot-5
O motor bicilíndrico de 321 cc – oito válvulas e refrigeração líquida, com a exclusiva tecnologia DiASil – segue movendo a R3. A unidade entrega 41,3 cv de potência a 10.750 rpm e torque de 3 kgf.m a 9.000 rpm – e agora atende às mais recentes normas de emissões do Promot 5.
6 – Embreagem assistida e deslizante
A princípio, a R3 recebeu a inclusão de uma embreagem assistida e deslizante, que torna o câmbio de seis velocidades mais suave. Segundo a marca, a sensação de maior leveza no manete é de pelo menos 17% em relação a um sistema convencional. Além disso, o próprio manete de embreagem também foi melhorado e agora está 5 mm mais perto do guidão.
7 – Mais compacta
O conjunto da R3 Connected pesa 171 quilos, com todos os fluidos. Além disso, o assento agora é 6 mm mais estreito e as tampas laterais 13 mm mais estreitas. O que significa um perfil muito mais estreito e com menos carenagem obstruindo as pernas.
A altura do assento segue com 780 mm, o modelo tem ainda 2.090 mm de comprimento, 735 mm de largura e 1.140 mm de altura, com 1.380 mm de distância entre os eixos e capacidade para 14,2 litros de gasolina no tanque de combustível.
8 – Suspensões e freios
A R3 tem suspensão dianteira invertida de 37 mm de diâmetro e 130 mm de curso. Já a suspensão traseira é monoshock, com sete regulagens na pré-carga da mola. Além disso, a motocicleta está equipada com freios ABS nas duas rodas, com disco dianteiro de 298 mm e disco traseiro de 220 mm. Já as rodas de liga leve de 17 polegadas calçam pneus com as medidas 110/70 na frente e 140/70 atrás.
9 – Modelo tem categoria de corrida
A YZF-R3 é a moto do maior campeonato monomarca da América Latina: o Yamalube R3 bLU cRU. A categoria se destaca na formação de pilotos, destinados a competir no Mundial de Motovelocidade. As corridas acontecem nos melhores autódromos brasileiros e tem transmissão ao vivo no BandSports e no YouTube da Yamaha Racing Brasil.
10 – Cores e preço
A R3 Connected está disponível nas novas cores Tech White (Branca Perolizada) com detalhes na cor prismática Greenish Blue Pearl (muda de cor e reflete a luz de maneira especial) e X-Black (Preta Fosca), com rodas pretas, além da cor Racing Blue (Azul Metálica) com rodas azuis.
Enfim, o modelo tem previsão de chegada às concessionárias durante o mês de março, com preço sugerido de R$ 36.990 (além de frete e seguro de frete), revisão preço fixo e garantia de quatro anos.