25 anos da Yamaha R1, esportiva pode voltar ao Brasil?
A Yamaha comemora neste ano o 25º aniversário do modelo R1.
Desde o seu lançamento, a esportiva redefiniu os padrões no mercado.
No Brasil o modelo se despediu em 2016, será que pode voltar?
25 anos da Yamaha R1
Em 25 anos a Yamaha consolidou a esportiva R1 como um ícone de velocidade, potência e tecnologia. O lançamento do modelo aconteceu 1998, com a R1 movida por um motor de quatro cilindros de 998 cc, refrigerado a líquido, com mais de 150 cv.
A máquina tinha chassi de alumínio Deltabox II, braço oscilante de liga, amortecedor Yamaha Monoshock. Na dianteira, os garfos dianteiros invertidos de 41 mm, totalmente ajustáveis, foram desenvolvidos em colaboração com Öhlins.
Em 2000, o modelo foi lançado com revisões em mais de 250 peças, incluindo aprimoramentos de motor e chassi, carroceria mais aerodinâmica e um novo silenciador de titânio. Dois anos depois, em 2002, a Yamaha apresentou a nova geração da R1.
O ano de 2004 marcou a chegada da quarta geração da esportiva, apresentando um novo motor com diâmetro maior e curso mais curto. Pela primeira vez, uma motocicleta de produção atingia a relação peso/potência de 1:1, graças aos mais de 170 cv fornecidos pelo motor completamente novo.
Mais tarde, a R1 de 2015 chegou aos 198 cv de potência e foi a primeira motocicleta de produção equipada com uma Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos e sistemas de suporte eletrônico – desenvolvidos e comprovados na MotoGP.
Desde então, esta é a atual geração que está no mercado mundial. O que indica que uma nova evolução do modelo pode chegar em breve.
Modelo pode voltar ao Brasil?
A Yamaha R1 foi vendida no Brasil até 2016, ainda em sua geração anterior. Essa quinta geração desembarcou no Brasil em 2007, com o motor de quatro cilindros em linha gerando 180 cv a 12.500 rpm – que com com a indução direta de ar (Ram Air) que funciona apenas em altas velocidades – fazia o propulsor chegar a 189 cv.
A superbike foi vendida no país desde sua estreia em 1998, mas saiu do mercado nacional e nunca mais voltou. Isso faz com que a R1, junto da Ténéré 700, sejam as duas motos mais cobiçadas pelos fãs da marca Yamaha, que não estão disponíveis no Brasil.
Recentemente, a fabricante anunciou que investirá R$ 520 milhões no país até 2025. Será que podemos esperar surpresas como a chegada da R1 e T700 no futuro?