5 Motos elétricas de Honda, Kawasaki e mais!
A mais recente edição do Salão de Milão EICMA 2022, realizado no início do mês, foi palco para lançamentos e apresentações das principais marcas de motos do mundo.
Na Itália, as fabricantes puderam expor novidades, que em breve podem estar nas ruas.
E falando em futuro, não faltaram motos elétricas, por isso vamos conferir os 5 principais modelos!
1 – Honda EM1-e
A Honda EM1-e trata-se do primeiro modelo elétrico da marca japonesa dedicado para o mercado da Europa. Com visual de pequena scooter a novidade é nomeada pela sigla EM, que em inglês significa Electric Moped, ou Ciclomotor Elétrico.
Ou seja, a moto é uma novidade compacta e equipada com baterias modulares Honda Mobile Power Pack. Segundo a marca, o suficiente para permitir que a EM1-e rode mais de 40 km com uma única carga. O modelo chega ao mercado estrangeiro já em 2023.
2 – Kawasaki Ninja Elétrica
A Kawasaki foi destaque no Salão, quando o assunto é motos elétricas. Isso porque a marca levou ao evento novidades do seu novo plano “Go with Green Power” – linha verde da fabricante.
Entre os destaques, estava uma versão Ninja alimentada por uma bateria dupla com um máximo de 3,0 kWh. Isso mesmo, uma carenada ao estilo das motos Kawa, mas com propulsor elétrico. Na Europa, essa novidade será lançada também em 2023.
3 – Kawasaki Z Elétrica
E não parou por aí! A Kawasaki também apresentou uma street modelo Z movida a eletricidade. Segundo a marca, o modelo foi projetado para rodar em centros urbanos. Além disso, deve se encaixar na Europa na categoria de licenças A1 – o que equivale a motos de 125cc.
Assim como a Ninja elétrica, a nova Z vai estar disponível no próximo ano no mercado do velho continente. Por último e não menos importante, segundo o presidente da Kawasaki, Hiroshi Ito, ambas as novidades da marca já estão em estudo para chegarem no Brasil no futuro.
4 – Aprilia Electrica
A fabricante italiana Aprilia apresentou no EICMA o conceito nomeado Electrica. Um modelo de mobilidade urbana com o público alvo focado nos jovens motociclistas. Como destaque, a moto elétrica aposta no visual assinatura da marca, como por exemplo os faróis triplos na dianteira.
Dados técnicos ainda não foram divulgados, mas pode-se notar que o motor elétrico está posicionado na área central da motocicleta e utiliza um acionamento final por corrente. No conjunto a moto tem ainda chave presencial com sistema keyless e painel de LCD.
5 – Horwin Senmenti O
A chinesa Horwin apresentou a sua scooter elétrica Senmenti 0. E não estamos falando de apenas mais um modelo qualquer – trata-se de um conceito com a pretensão de ser o mais rápido do mundo na categoria.
Isso porque, segundo a marca, a Senmenti 0 pode ir de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos e chegar a velocidade máxima final de 200 km/h. Demais dados ainda não foram divulgados. Além disso, a nova Horwin Senmenti 0 ainda não possui uma data prevista de chegada ao mercado.