5 Motos que parecem de mentira mas são de verdade
Já imaginou motos com motor de avião, que medem apenas 25 centímetros ou que o piloto vai dentro da roda? Pode parecer mentira de primeiro de abril mas essas motos realmente existem!
Já imaginou motos com motor de avião, que medem apenas 25 centímetros ou que o piloto vai dentro da roda? Pode parecer mentira de primeiro de abril mas essas motos realmente existem!
Nesse mês do ano é muito comum surgir diversas pegadinhas e brincadeiras relacionadas ao 1º dia Abril, considerado o dia da mentira, então aproveitamos a data para listar 5 motos que parecem de mentira mas que são de verdade.
São motocicletas que funcionam de verdade, projetadas por pessoas no mínimo criativas e que vão fazer você repensar o seu jeito de pilotar sobre duas rodas. Ou em uma, como no caso do monociclo onde o piloto fica dentro da roda que veremos a seguir.
5 Motos que parecem de mentira
1) Moto com mais cilindros do mundo
Começando a nossa lista com motos que parecem de mentira temos a motocicleta com o maior número de cilindros do mundo.
Chamada de Whitelock Tinker Toy, a motocicleta desenvolvida por Simon Whitelock vem equipada com nada menos do que 48 cilindros e 4200 cilindradas. Ela foi criada com seis motores de oito cilindros em linha. Os motores utilizados nela foram o tricilíndrico Kawasaki KH250.
Podemos dizer que na verdade essa moto possui 49 cilindros, já que o motor de 48 cilindros é tão grande que precisou de um outro motor monocilíndrico de 50 cc para dar a partida no motor principal.
Detentora do recorde oficial de motor de veículo com mais cilindros do mundo atestado pelo Guinness Book, vale lembrar que apesar de excêntrica ela é totalmente legalizada para trafegar nas ruas.
2) Menor moto elétrica do mundo
Em meio ao trânsito caótico da Índia é por onde roda essa moto elétrica em miniatura. São apenas 28 centímetros de comprimento por 27 de altura.
Com o argumento de como as grandes motos são pilotadas nas estradas, o engenheiro e criador do projeto, Afroz Shaikh, afirma uma moto menor seria muito mais conveniente. Ele alega que a sua “micro moto” poderia até ser guardada em uma bolsa de laptop.
Feita com peças de brinquedo e pesando apenas 4,7 quilos a moto funciona a base de bateria e suporta até 80 kg. Sua velocidade é estimada entre 10 e 15 km/h.
O modelo já está nos livros de recordes da Ásia, mas ainda aguarda sua homologação para a entrada no Guinness. Seu preço é de R$ 300 e, claro, ela se trata apenas de um modelo. Shaikh informa que um modelo um pouco maior será desenvolvido para rodar nas ruas.
3) Moto gigante feita para destruir carros
Já imaginou uma motocicleta com cerca de 10 metros de comprimento e que pesa mais que um ônibus? Então conheça a Motorbike From Hell.
Movida por um motor de caminhão Detroit Diesel, acoplado a um câmbio Allison automático de 6 marchas, essa moto é tão grande que um homem adulto em pé é menor que uma das suas rodas.
Com pneus Caterpillar, mais de 9 metros de comprimento, 3 metros de altura e pesando 13 toneladas, a Motorbike From Hell é um projeto do piloto dublê australiano Ray Baumann. Seu desenvolvimento completo demorou cerca de 3 anos.
Antes, informa Baumann, eles costumavam usá-la para destruir coisas e passar totalmente por cimas de carros, em alta velocidade, mas hoje, depois de sofrer muito com problemas nas costas, o piloto prefere apenas esmagar as coisas com sua gigantesca roda dianteira.
4) Monociclo com motor V8 que o piloto literalmente vai dentro da roda
Pode até parecer mentira, mas esse monociclo não só existe como também já foi filmado andando em alta velocidade diversas vezes.
Desenvolvido por Kerry McLean, o Drag Whell é um monociclo extremamente incomum. Nele o piloto e o enorme motor Buick V8 além de todos os outros equipamentos ficam literalmente na parte interna da roda.
Essa parece a receita ideal para que dê tudo errado. E foi exatamente isso que aconteceu durante testes da primeira versão. O criador e piloto Kerry McLean quase perdeu a vida ao se desequilibrar durante uma frenagem com o Drag Wheel.
Mas depois do susto, de uma boa recuperação e de estudar as causas do acidente McLean voltou ao projeto com força total e fez novos ajustes que pudessem melhorar a aerodinâmica. O resultado foi o Drag Wheel com uma cauda para ajudar na estabilidade. Você teria coragem de andar nisso?
5) Moto com motor radial de avião
Quem nunca imaginou colocar o motor de um avião em uma moto, não é mesmo? Mas realizar tal façanha seria outros quinhentos. Para Frank Ohle isso não foi um problema. O funileiro alemão equipou a sua moto com um motor radial de avião.
Foram 18 meses desde o projeto inicial até o final da adaptação. O resultado é uma motocicleta do estilo custom extremamente barulhenta, afinal, estamos falando de um motor que equipou aeronaves da Primeira Guerra Mundial.
Chamada de Red Baron, ou Barão Vermelho em homenagem ao piloto alemão Manfred von Richthofen que batalhou pelos ares na Primeira Guerra, ela é equipada com um motor de nove cilindros Rotec Radial R3600 que é capaz de gerar a potência máxima de 150 cavalos.
Essa moto nos lembra a TMC Dumont, uma motocicleta totalmente projetada e desenvolvida pelo brasileiro Tarso Marques. Ela também tem motor de avião, mas é muito mais futurista (veja).
O modelo tem rodas de 36 polegadas totalmente vazadas, pneus de perfil baixíssimo e o motor aeronáutico Rolls-Royce Continental V6 da década de 1960 nos fazem perguntar: Essa moto anda?
Sim, ela não só anda como foi a campeã do Daytona Bike Week, o evento de customização mais importante do mundo.
Deve ser muita falta do que fazer conjugado com dinheiro sobrando e pitadas de mau gosto…ai dá nessas coisas…chamar de “moto” é duro…será que esses personagens não conseguem ser felizes com uma Harley, BMW, KTM…DAFRA?