Última Panigale 1299 R com motor 2 Cilindros
Ducati Panigale 1299 R Final Edition, nova sportbike revelada dias atrás será a última superbike da marca a vir com o típico motor V-Twin, de dois cilindros.
Chamada de Ducati Panigale 1299 R Final Edition, nova sportbike revelada há alguns dias atrás será a última superbike da marca a vir com o típico motor V-Twin, de dois cilindros.
Essa versão é considerada um tributo ao motor de dois cilindros da Ducati, por isso o “Final Edition” em seu nome, chegou ao mercado equipando propulsor derivado da Superleggera e traz pintura inspirada nas cores da Itália.
Ou seja, o modelo realmente se torna uma motocicleta de época que marca o final de uma era nas grandes esportivas da Ducati.
As novas superbikes da fabricante passarão a contar a partir de agora com uma nova geração de motores V4 derivados da experiência desenvolvida no MotoGP.
A nova Ducati Panigale 1299 R Final Edition será exclusivíssima e terá apenas 500 unidades produzidas.
Porém, o CEO da Ducati, Claudio Demenicali, informa que dependendo da demanda poderão fabricar cerca de 600 a 700 unidades, mas garantindo que não passarão de 1000 unidades em todo o mundo.
No seu design podemos observar todos os detalhes do acabamento dignos das motocicletas da marca italiana. As cores da bandeira italiana, vermelho, branco e verde, deram um toque ainda mais especial e único para o modelo.
Na parte mecânica a Panigale Final Edition traz motor derivado da moto mais cara do Brasil (mais), a 1299 Superleggera, um bicilíndrico que é capaz de gerar 209 cavalos de potência máxima a 11.000RPM e torque de 14,5kgf.m aos 9000 giros.
Os chassi e suspensão são os mesmos equipados na Panigale R e essa edição especial ainda vem com um escapamento Akrapovic feito totalmente de titânio, com silenciador duplo.
O peso total a seco dessa versão é de 179kg, um pouco mais pesada que as outras versões da Panigale, mas nada que faça ser um ponto negativo no modelo.
Já o pacote tecnológico é o mesmo conhecido na linha Panigale, vindo com a IMU (Unidade de Medição Inercial) da Bosch, controle de tração Ducati Traction Control EVO, ABS, controle de empinadas Ducati Wheelie Control EVO e controle de freio do motor (EBC).
O modelo vem com os modos de pilotagem padrões e também tem um modo que pode ser totalmente personalizado pelo piloto.
Sobre a substituição dos motores V-Twin pelos novos V4 Claudio Domenicali disse: “Temos uma grande experiência no MotoGP com esta configuração do motor. E estamos realmente muito felizes com o resultado que conseguimos em termos de peso, capacidade de condução, torque. Então, pensamos, em um certo momento, seria bom disponibilizar essa experiência aos clientes “.
Ducati 1299 Panigale R Final Edition Preço
O preço da edição exclusiva que põe fim, pelo menos por agora, nos motores de dois cilindros das superbikes da Ducati é de 40 mil Euros. Na cotação atual esse valor, livre de taxas e impostos, fica na casa dos R$146mil.
Esse é um preço acima do normal para a linha Panigale, porém, se tratando de uma versão que pode se tornar um artigo de luxo visado por colecionadores seu preço poderá duplicar daqui alguns anos.