Nova CNH Digital é aprovada e começa a valer em 2018
Com aprovação do CONTRAN, a nova CNH Digital passará a ser aceita, podendo ser apresentada pelo smartphone, a partir de janeiro de 2018. Veja como funciona a nova CNH.
Com aprovação do CONTRAN, a nova CNH Digital passará a ser aceita, podendo ser apresentada pelo Smartphone, valendo como a impressa, que não deixará de existir.
Depois de uma ampla discussão e regulamentação a respeito da adoção e validade da chamada CNH Digital, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), foi aprovada oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN, no mês passado.
De acordo com as informações oficiais do Ministério das Cidades, a CNH digital será uma versão eletrônica do conhecido documento impresso, com mesmo valor jurídico da CNH tradicional e com estimativa de disponibilização a partir de fevereiro de 2018.
Como funciona a nova CNH Digital?
Por meio de um sistema disponível em smartphones, os motoristas poderão apresentar a CNH, de porte obrigatório, tanto no formato digital usando o aplicativo, quanto em papel, com o documento em sua forma física.
Segundo o Ministério, haverá um conjunto de padrões de segurança que irão oferecer suporte para que o sistema funcione, como a criptografia das informações, a validade do documento e a autenticidade da CNH Digital, que será comprovada por meio de assinatura digital ou o chamado QR CODE.
Com isso, será possível aos agentes de trânsito consultar se os dados do documento são válidos, por meio de um aplicativo no celular/equipamento deles, que fará a leitura do QRCode assim como já é realizado atualmente no documento impresso.
Dúvidas sobre a CNH Digital
Listamos algumas das perguntas mais comuns a respeito da nova CNH Digital e também as respostas oficiais do Ministério das Cidades. Confira a lista e tire suas dúvidas:
Quando a CNH Digital começa a valer?
Segundo informações do Ministério das Cidades, começará a valer em fevereiro de 2018.
O que é necessário para tirar a CNH Digital?
A CNH Digital poderá ser obtida por meio de um aplicativo, que estará disponível nas lojas de aplicativo da Google da Apple, também a partir de fevereiro.
No aplicativo, o motorista poderá utilizar um certificado digital pago para validar todo o processo pela internet ou ir até um posto do DETRAN para realizar os procedimentos.
Quanto custará? Será obrigatório?
O DENATRAN informou que a cobrança será realizada de acordo com os DETRANs e que cada um definirá as taxas em seu Estado. Em um primeiro momento, não será obrigatório adotar a CNH Digital.
Imagina um motociclista deixar o documento impresso na casa confiando no Smartphone, passa em uma Blitz e ao ser abordado descobre que esta sem bateria..
Mas a ideia é muito boa sim.
Por isso as motos já estão começando a vir com tomadas 12v kkkk Mas falando sério, hoje em dia a gente se esforça muito pra garantir que o celular não fique sem bateria. Se isso acontecer, o cara merece uma multa mesmo! Como que ele deia o celular sem bateria? Desse jeito ele não vai conseguir acessar o Motorede!!! kkk abs