Por que a XT 660R saiu de linha?
Você sabe por que a Yamaha tirou de linha a XT 660R nesse início de 2018? O modelo que é um dos principais do seu segmento, as Trails de média cilindrada, deixa de ser fabricado no país.
É oficial. A Yamaha tirou de linha a XT 660R nesse início de 2018, modelo que é um dos principais do seu segmento no país, as Trails de média cilindrada.
Após uma semana de especulação, quando concessionários receberam comunicado da fabricante informando a descontinuidade da famosa motocicleta, sua saída de linha é confirmada.
Transformada em um mito pelo público brasileiro, a XT 660R foi lançada em 2003 no mercado internacional, chegando ao Brasil em 2005, e sua missão foi justamente substituir um modelo (XT 600E) que não se enquadrava na legislação vigente da época.
Por que a XT 660R saiu de linha?
O principal motivo da atual XT 660R deixar o país, além da XTZ 660 Ténéré que já havia saído de linha em 2017, se dá pela mesma situação de sua antecessora: adequação às leis e normais de trânsito.
A grande diferença aqui é que a fabricante não trouxe de imediato um novo modelo para substituir e dar continuidade na história da lendária linha XT. Simplesmente o principal modelo das Trails de média cilindrada saiu do mercado, deixando o espaço vago.
Segundo informações, a Yamaha acreditou não ser viável o grande investimento necessário para ajustar os modelos e mantê-los em comercialização.
A adequação que mais pesou na decisão de retirar seus modelos de 660cc do mercado está relacionada a resolução 509 do CONTRAM (Conselho Nacional de Trânsito) que obriga todas às motos a virem equipadas com ABS de série.
A resolução começou a valer em 1º de janeiro de 2016, onde obrigava 10% do total da produção ou importação de motos a virem com ABS e segue um calendário gradativo obrigando, até 1º de janeiro de 2019, que 100% das motos venham de fábrica com o item de segurança.
Outro fator que ajudou na saída da XT foi a segunda fase do PROMOT 4, que regula as emissões de poluentes. O Euro 4, equivalente as regras brasileiras na Europa, também foi um dos causadores da saída da 660R e da 660Z Ténéré do mercado europeu em 2016.
Substituta da XT 660R
A principal substituta para a XT 660R e mais cotada por todos os clientes e entusiastas da marca para assumir seu espaço é o modelo conceito Ténéré 700, que já foi flagrado em testes pelas ruas da Europa em julho do ano passado, assista o vídeo:
A Ténéré 700 também foi exibida durante o EICMA 2017, em novembro, mas somente como uma versão conceito chamada de Ténéré 700 World Raid Prototype.
Na divulgação dessa versão a fabricante informou que o modelo teve desenvolvimento com base no grande interesse mundial gerado após a apresentação do conceito T7, em 2016.
Yamaha Ténéré 700
A Yamaha Ténéré 700 é evidenciada pelo seu baixo peso e chassi fino, o que pretende oferecer ótimo desempenho no Off-Road, se tornando uma motocicleta extrema e que encara qualquer terreno sem dificuldades.
Seu motor é o compacto CP2 de 689cc que entrega uma ampla faixa de torque e tração. Prova disso é que esse é o mesmo bicilíndrico que equipa a MT-07, da família Master of Torque (Mestres do Torque, na tradução livre do inglês).
No comunicado a Yamaha informa que essa versão vai passar o ano de 2018 rodando o mundo: “A Yamaha levará o protótipo Ténéré 700 World Raid em uma viagem desafiadora em todo o mundo ao longo de 2018”.
Vacilaram, era só se adequar às novas regras, mataram a XT, e sobrou porcarias no mercado nacional. Quem tem uma XT logo vai ter dor de cabeça para encontrar peças originais, mas que droga!!!
Uma moto estilo a XT com o motor da MT 03 iria vender horrores.
se tiraram a xt 660r de linha pode saber vai ser igual a hornet colocaram uma bosta a xt vai é subir de preço, kkkkk bem feito.