10 Fatos sobre a Yamaha YZF-R3 ABS 2018
Veja 10 fatos sobre a nova Yamaha YZF-R3 2018 que você precisa saber e conhecer sobre essa pequena esportiva de 320cc.
Em seu projeto, a Yamaha YZF-R3 foi desenvolvida com seu motor de 321cc para atender um conjunto complexo de características para que pudesse ser uma boa opção ao mercado.
Ter conforto para ser usada no dia-a-dia e nos grandes centros, possuir potência e aceleração dignas para respostas divertidas dentro da pista e ser de fácil pilotagem são algumas dessas características, que o próprio público diz que foram atendidas.
Para completar o modelo, considerado a porta de entrada para as grandes esportivas, seu design é extremamente agressivo e derivado de uma das superbikes mais famosas da marca, a YZF-R1.
10 Fatos Yamaha R3 2018
Assim como fizemos coma Triumph Speed Triple 2018 (veja aqui), abaixo listamos 10 fatos sobre a Yamaha YZF-R3 que você precisa saber:
1. A YZF-R3 faz parte da lendária R-Series da Yamaha. Entre as principais integrantes dessa série está a já mencionada R1 e a conhecida YZF-R6. A linha R da Yamaha se destaca por trazer o padrão das superesportivas tanto no quesito estilo, quanto em tecnologia e desempenho.
No DNA da R3 podemos observar todas essas características logo à primeira vista pelo seu design, mas também na primeira acelerada, por conta do seu motor e agilidade, desenvolvidos para trazer mais esportividade para o dia-a-dia do piloto, já que ela possui maior foco para uso nas cidades.
2. A origem da Yamaha YZF-R3 não vem diretamente como um projeto de “mini R1”. Na verdade a R3 é um segundo projeto de esportiva de baixa cilindrada, derivado da YZF-R25 de 250cc.
Com seu motor de 249cc gerando 36 cavalos de potência máxima, a R25 agitou o mundo no final de 2013, quando foi anunciada como a pequena esportiva da Yamaha durante o Tokyo Motor Show. Na metade de 2014 ela finalmente chegou nas lojas da Ásia, onde é vendida até hoje.
3. No Brasil a R3 veio para disputar mercado com a Ninja 300, até então uma das poucas esportivas de baixa cilindradas disponível no mercado. Hoje a Yamaha R3 se tornou a líder do seu segmento.
Em todo ano de 2017 ela foi a mais vendida na categoria, com 1.255 unidades. São mais de 320 unidades ao ano do que a segunda colocada, a Ninja 300.
Porém, essa disputa vai esquentar, e muito, com a chegada da nova Ninja 400. Já fizemos um artigo e vídeo sobre ela aqui, veja os detalhes.
4. Aproveitando a comparação, trazendo ABS nas duas rodas direto de fábrica, a nova R3 custa R$300,00 a mais que sua principal concorrente, a Ninja 300.
Enquanto a moto Kawasaki, em sua versão ABS Special Edition 2018, tem preço sugerido de R$22.990,00, a pequena esportiva da Yamaha, vendida em versão única ABS 2018, tem preço de R$23.290,00.
A Ninja 300 ainda possui uma versão vendida sem ABS, que deverá sair de linha ou começar a vir equipada com novo sistema de freios, pelo preço sugerido de R$19.990,00.
5. Na versão 2018 a R3 traz uma nova cor, a Matt Black, seguindo a tendência mundial que traz cada vez mais modelos com detalhes, ou quase a moto toda como é o caso da R3, em Preto Fosco.
As outras cores que compõe a linha da pequena esportiva são a Racing Blue (Azul), completamente inspirada nas atuais motocicletas de competição da Yamaha, e a R-White, que traz uma combinação entre Branco e Preto para quem quer mais elegância.
6. Com seu motor bicilíndrico de refrigeração líquida bem espertinho ela gera a potência máxima de 42 cv e tem torque de pouco mais de 3 kgf.m. Sua velocidade máxima é de cerca de 170km/h, porém, é possível assistir vídeos na internet com o modelo atingindo até 190km/h.
O tanque de combustível tem capacidade para 14 litros e, segundo alguns testes, se o piloto abusar da velocidade o consumo médio fica na casa dos 20 a 21km/l. Já se o piloto quiser ser mais econômico, em uma pilotagem mais tranquila é possível ter média de 28km/l.
7. Com peso líquido de 170kg a nova R3 tem relação de peso/potência de 4kg/cv, fazendo com que ela seja melhor que sua principal concorrente.
Para critério de comparação a Ninja 300 pesa 175Kg, é menos potente e tem relação peso/potência de 4,5kg por cavalo.
8. Apesar do design herdado da sua irmã maior R1 e da proposta esportiva do motor a Yamaha R3 também foi desenvolvida pensando no conforto, por isso ela tem boa ergonomia e ciclística ajustada para ser usada nos grandes centros.
As pedaleiras recuadas confirmam a posição esportiva, porém, o assento largo, os semiguidões, com mesa em alumínio mais alta, e as pernas que ficam encaixadas entre a carenagem e o tanque ajustam o piloto de forma menos cansativa do que nas esportivas maiores.
9. Há quem diga que é um ponto negativo, outros dizem que motos esportivas não necessitam muito disso já que o garupa terá que andar “abraçado” ao piloto pra manter a posição adequada, mas o fato é que a R3 não vem com alças para o garupa.
Vale lembrar que a R3 é vendida como um pequena esportiva para uso urbano, seria interessante ter esse item para quem vai rodar dentro da cidade, sem muita velocidade e com várias trocas de direção.
Sua irmã naked MT-03, que é praticamente uma R3 sem carenagens, já vem com alças para melhor conforto do garupa.
10. A proposta da YZF-R3 é tão esportiva que o modelo tem até uma categoria exclusiva só para ela no Superbike Brasil.
Chamada de Yamaha R3 Cup, essa é uma competição monomarca onde os pilotos só podem utilizar a R3 para disputa.
A categoria tem grafismo padronizado para manter o visual da moto o mais fiel possível em relação ao modelo original e a preparação da moto é restrita, sendo permitidas apenas as alterações de segurança.
CBR 500 nem pensar ..perde para a R3 muito mais moto
sou fã da marca do modelo so que digo abertamente vai nos planos de consórcio yamaha e vai na honda. A r3 encareceu muito está mais cara que a 500r hoje não compensa comprar a R3 25.500 e valor final de consócio 30,820 ja a 500r a carta de crédito e de 24,900 e o valor final da moto no consórcio 29,890 ia esperar a ninja 400 mas vendo o valor que a yamaha alterou seu catálogo ja digo que a ninja custará perto de 30.000