Nova Kawasaki Z900 RS 2019 chega ao Brasil
Nova Z900 RS é o lançamento da Kawasaki para o Brasil durante as comemorações dos 10 anos da marca no país. As vendas começam em 1º de julho e o preço sugerido é de R$ 48.990,00.
Nova Z900 RS é o lançamento da Kawasaki para o Brasil durante as comemorações dos 10 anos da marca no país. As vendas começam em 1º de julho e o preço sugerido é de R$ 48.990,00.
O modelo é uma homenagem da fabricante japonesa a Z1 900, famosa motocicleta da década de 1970, e marca a entrada da Kawasaki no segmento retrô, que tem se mostrando um bom nicho para diversas outras fabricantes.
Basicamente estamos falando de uma naked com visual elegante, estilo clássico e que remete à décadas atrás mas que traz tecnologia atual, fazendo um misto bem interessante entre o passado e a atualidade.
Nova Kawasaki Z900 RS 2019 Design
Falando em design, a nova Z900 RS é totalmente ligada com suas origens. A Z1 900 já fazia sucesso pelo seu design há mais de 40 anos, e por isso a Kawasaki quis manter o estilo refinado do modelo original na versão 2019 da motocicleta.
A conexão entre os modelos é percebida no primeiro olhar. Na parte frontal, o clássico farol redondo, os dois painéis de informações e o retrovisores também redondos foram mantidos, passando apenas por atualizações para tecnologia atual, como LED.
O tanque longo e estreito e em forma de gota está ali, marcando o design clássico do modelo, assim como a rabeta com estilo “bico de pato” não fugiu quase nada do visual da versão dos anos 70.
Ciclística da nova Z900 RS
A ciclística da nova Z900 2019 foi desenvolvida pensando em entregar uma motocicleta fácil de pilotar. O chassi em treliça é rígido e a postura do piloto ficou menos agressiva do que na naked Z900.
Parte disso foi conseguido com o guidão mais alto e o banco plano, comum das motos mais antigas, combinado com uma elevação na dianteira e rebaixando a traseira numa linha lateral mais plana.
Enquanto na Z900 o piloto ataca a pista de modo avançado e agressivo, para frente, na versão RS ele fica em uma posição neutra, mais ereto. Ao contrário da Z900, a RS tem sua traseira mais plana, o que contribui para a baixa altura do assento e reforça seu estilo clássico.
Kawasaki Z900 RS Motor
O motor da máquina, que fica exposto e também faz parte do visual, é um quatro cilindros em linha de 948 cilindradas com refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível.
Esse propulsor segue a linha de motores da categoria de 900 cc da marca, o que garante equilíbrio entre potência máxima e boa resposta nas acelerações. Na versão RS ele entrega um pouco menos de potência do que na Z900.
São 109 cavalos de potência máxima aos 8.500 giros para a Z900 RS contra os 125 cv a 9.500 RPM da Z900. O torque também é pouca coisa menor na RS, sendo 9,7 kgfsm para a RS e 10,1 kgfm para a Z900.
Para completar, a Kawasaki testou mais de 20 variações antes de escolher qual seria o melhor sistema de exaustão que equiparia a nova Z900 RS. O sistema é composto por um layout 4×1 e uma pré-câmara antes do silenciador.
Já na parte de transmissão e embreagem, a primeira foi otimizada trazendo a primeira marcha mais curta que a Z900 para facilitar a arrancada e a sexta marcha mais longa, contribuindo para o conforto nas viagens em rodovia.
A segunda, a embreagem, é assistida e deslizante, que tem dupla função, reduzir a força para acionar a alavanca e evitar o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marcha.
Nas suspensões a nova Z900 RS traz garfo dianteiro invertido com 41 mm e 10 ajustes de compressão, 12 ajustes de retorno e ajuste de pré-carga de mola. Na traseira, os dois amortecedores encontrados na antiga Z1 dão lugar a um sistema por amortecedor único com link.
A suspensão traseira posiciona amortecedor e link acima do braço oscilante. Esse arranjo contribui para a centralização da massa, ao mesmo tempo em que garante que a suspensão esteja longe o suficiente do escapamento para que não seja afetada pelo calor.
Os freios são a disco nas duas rodas. Na dianteiro são dois discos com 300 mm de diâmetro acionados por pinças monobloco de montagem radial de 4 pistões opostos. Na traseira o disco único possui diâmetro de 250 mm.
Nova Kawasaki Z900 RS Preço no Brasil
Vindo equipada com o controle de tração da Kawasaki, KTRC, com dois modos de pilotagem onde um prioriza a aceleração e o outro a segurança em pisos escorregadios, a nova Kawasaki Z900 RS tem o preço sugerido de R$ 48.990,00 e está disponível somente na cor Candytone Brown.
E para completar o estilo a Kawasaki ainda oferece uma linha de vestuário especial com camisetas, camisa polo e bonés inspiradas no estilo retrô e estampas que remetem a nova Z900 RS.
E aí, qual vocês preferem? A nova Kawasaki Z900 RS e a Honda CB 1000 RS (veja mais)?