Vídeo Bros 160 2019: veja 10 fatos! Preço, nova cor e comparação
A Honda acabou de apresentar a Bros 160 2019 que chega com mudanças para sua versão topo de linha, ESDD, veja seu preço, nova cor e todos os detalhes em vídeo.
A Honda acabou de apresentar a Bros 160 2019 que chega com mudanças para sua versão topo de linha, ESDD.
Montamos um vídeo e artigo com 10 fatos, além de um fato extra, com tudo que você precisar saber sobre essa que é a líder do segmento das Trail de baixa cilindrada do país.
Entre as novidades estão uma cor exclusiva inspirada na linha CRF e mudanças na combinação de cores das outras opçoes, além do preço que teve um leve aumento. Para completar, traremos comparação de preço, potência e consumo entre a Bros 160 e a Crosser 150.
Honda Bros 160 2019
Dessa vez a Honda não convocou nós jornalistas para irmos conhecer a Bros 160 versão 2019 como foi feito ano passado quando lançaram a versão CBS, onde pudemos testar na prática o novo sistema de freios equipada na Trail.
Mas isso teve um motivo: a Bros não mudou muito. Na verdade as mudanças estão apenas nas cores, para ser mais exato.
Seguindo a série de artigos e vídeos “10 Fatos” aqui do Motorede (veja todas as motos), onde montamos uma lista com as principais características de algum modelo ou assunto, trazemos informações que você precisa saber sobre a Bros 160 2019:
- 1) Bros 160 2019 nova cor
- 2) Mudanças na cor das peças da Bros 160
- 3) Bros 160 2019 ESDD Preço
- 4) Painel da Bros 160
- 5) Teste de freio CBS da Bros 160
- 6) Bros 160 é líder do segmento Trail
- 7) Comparação potência Bros 160 vs Crosser 150
- 8) Bros 160 consumo de combustível
- 9) Ciclística “menos radical”
- 10) Bros 160 2019 Design conservador
- 11) Fato Extra
Fato 1) A Bros 160 2019 traz uma cor inédita
A grande novidade da versão 2019 é a cor Branca que traz grafismos inspirados na linha CRF. Ao primeiro olhar podemos perceber que a inspiração ficou um pouco distante, se limitando apenas na combinação de cor entre o branco e vermelho, sem ter um traço mais diferenciado e aventureiro como é o caso das motos da família CRF.
Basicamente, essa cor não se trata de uma versão especial CRF ou algo do tipo, com grafismos mais agressivos. Estamos falando apenas da adição da cor Branca na lista de opções que já conta com as cores Laranja, Vermelho e Azul.
Fato 2) Mudanças na cor de peças para Bros 160 2019
As cores que já podiam ser encontradas na Bros, mencionadas no fato anterior, agora passaram a vir com novos grafismos e ajustes na combinação de cores.
Por exemplo, a polêmica Laranja agora vem na combinação laranja e preto, onde antes era laranja com branco, e passa a trazer a carenagem do farol na cor laranja, onde antes também era branco.
Outras mudanças estão na combinação de cores. Por exemplo, o tanque de combustível agora passou a vir em um tom de cinza, o adesivo Bros está em branco e o suporte de mãos para o garupa passou a ser preto na Bros Laranja.
Fato 3) Bros 160 2019 ESDD Preço
A nova Bros 160 2019 tem preço sugerido de R$ 12.250,00 em sua versão ESDD, a topo de linha. Um aumento de cerca de R$ 250,00 em relação ao mesmo modelo vendido na versão 2018.
Em comparação com sua principal concorrente, Crosser 150 Z, a Bros em sua versão mais completa, a ESDD, é mais cara. São os mencionados R$ 12.250,00 para a moto da Honda contra os R$ 11.590,00 pedidos pela da Yamaha.
Já a versão de entrada da Bros é a mais barata de todas com seus R$ 10.241,00 sugeridos, porém, vale lembrar que ela não sofreu atualizações para o modelo 2019 e ainda possui freios a tambor nas duas rodas, por exemplo.
Fato 4) Bros 160 traz painel com estilo Blackout
Esse tipo de painel foi uma novidade que chegou na versão 2018 da Bros para dar um ar mais moderno, porém, ele ainda está defasado se comparado com sua principal concorrente.
O painel com fundo preto e informações em branco possui um contraste bem interessante e dá mais sofisticação para a Bros, mas fica atrás do painel da Crosser ao não vir equipado com conta-giros, uma reclamação recorrente, e nem indicador de marchas, como é visto na moto da Yamaha.
Fato 5) Teste de freio CBS da Bros 160
Uma das grandes novidades que vieram equipadas na versão lançada ano passado foi o sistema de freios combinados, com disco nas duas rodas, ajustado exclusivamente para atuar tanto no asfalto quanto na terra, como vocês podem assistir em uma parte do vídeo abaixo:
O CBS da Bros foi configurado para ter um certo “delay” na hora da sua atuação que ajuda a diminuir um pouco o grande mergulho da dianteira em uma frenagem de emergência, por exemplo.
Isso é uma enorme vantagem em cima da Crosser 150, pois a moto da Yamaha só traz freio a disco na dianteira e ainda não equipa um sistema de frenagem combinada.
Fato 6) Bros 160 é líder disparada do segmento Trail no Brasil
Desde o seu lançamento na versão 160, em 2015, ela já vendeu mais de 511 mil unidades. Só nos primeiros 6 meses desse ano o acumulado em vendas chega a 70 mil, sendo a número um do país.
Na comparação com a Crosser 150, que vendeu cerca de 11 mil unidades no mesmo período, a moto da Honda vendeu quase 59 mil unidades a mais.
Bros vendeu De janeiro a julho de 2018 foram 69.471 Honda Bros 160 vendidas, contra 10.965 Yamaha Crosser 150.
Fato 7) Comparação potência Bros 160 vs Crosser 150
Seu monocilíndrico refrigerado a ar de 4 tempos com 162,7 cc e injeção de combustível PGM-FI é capaz de gerar a potência máxima de 14,5 cv a 8.500 rpm e tem torque de 1,46 kgf.m ao 5.500 giros.
Esses números são maiores que o da Crosser 150 Z, que é capaz de gerar a potência máxima de 12,2 cavalos e tem torque de 1,28 kgf.m.
Vale lembrar que esses números são para o uso com gasolina, pois ambas são bi-combustível, e no caso do uso de Etanol há um leve ganho de potência e torque.
Fato 8) Bros 160 consumo de combustível
Em diversas avaliações consultadas a Bros 160 marcou o consumo médio de combustível na casa dos 35 km/l rodando dentro da cidade. Houve um leve ganho no consumo quando a moto vai para a estrada, com velocidade de cruzeiro em aproximadamente 100 km/h.
Na comparação com a vice-líder do mercado nessa categoria e faixa de cilindrada a Bros se sai melhor. São 35 km/l para moto da Honda contra aos aproximadamente 32 km/l da Crosser. Essa diferença existe pois a trail da Yamaha exige um pouco mais do motor no dia a dia e na rodovia, aumentando seu consumo.
Após a publicação do nosso vídeo, diversos proprietários (tanto de Bros quanto de Crosser) nos informaram algumas médias de consumo superior para os dois modelos, chegando na casa dos 40 km/l dentro da cidade e até passado disso na rodovia.
Fato 9) Ciclística confortável, porém menos agressiva para quem quer um uso mais “radical”
Vindo com chassi do tipo semiduplo com tubos de aço, guidão mais largo, posição de braços mais relaxada e banco um pouco mais simples, a Bros entrega uma posição de pilotagem mais tranquilo ao piloto.
Já quem procura uma trail com ciclística levemente mais agressiva, a Crosser é uma boa opção com seu banco em dois níveis e posição de pilotagem mais jogada para frente.
Fato 10) No design geral a Bros se mostra um pouco mais “conservadora”
Com linhas suavizadas pelos cantos arredondados de toda sua carenagem, a Bros possui visual menos moderno que as linhas anguladas e agressivas da Crosser.
Aliás, a grande diferença visual entre elas está na dianteira, com as carenagens do tanque, conjunto ótico e para-lama dianteiro mais curvados e de formato arredondados para a trail da Honda.
Já a Crosser vem com entradas de ar modernas ao lado do tanque e o para-lama dianteiro pontiagudo e fazendo parte da carenagem do farol.
Fato Extra) Honda Bros 160 é a moto com melhor valor de revenda entre as Trails
Segundo levantamento feito pela agência Autoinforme, a Honda Bros 160 teve depreciação de apenas 6,7% em um ano, posicionando ela como a melhor colocada na categoria trail, tendo melhor valor de revenda.
vocês estão compartilhando informações erradas, já tive uma Crosser e ela faz 40km/L