Nova Ténéré 700 2019 é lançada oficialmente
É oficial: nova Ténéré 700 2019 é lançada oficialmente pela Yamaha durante o Salão de Milão (ECIMA) 2018. Veja todos os detalhes desse lançamento da Yamaha.
Acabou o mistério: nova Ténéré 700 2019 é lançada oficialmente pela Yamaha durante o Salão de Milão (ECIMA) 2018.
Foi durante o EICMA 2016 que o modelo surgiu como um conceito, chamado de T7, e em 2017 que começou a tomar forma como uma nova Trail “puro sangue” projetada pela fabricante, sendo chamada de Ténéré 700 World Raid.
Agora, no final de 2018, a Yamaha finalmente anuncia a nova Ténéré 700 em sua versão final, quase pronta para a linha de produção, mas que só chegará às lojas do mercado internacional no segundo semestre de 2019. Será que ela cairia bem no Brasil?
Nova Ténéré 700 2019 é oficialmente lançada
Começando pelo design, a nova Ténéré 700 não deixou a desejar para aqueles que, assim como nós, estavam esperando que o modelo fosse ao menos um pouco parecido com o conceito que vimos nos últimos tempos.
E foi exatamente isso que a Yamaha apresentou em sua versão final: uma trail extremamente agressiva que manteve o visual aventureiro em sua mais pura essência. Vemos poucas carenagens, o motor praticamente todo a mostra e peças com desenhos que remetem a robustez.
Dois itens que foram mantidos para a versão que será vendida aos clientes e que praticamente ninguém imaginava são o painel digital vertical digno de competições no estilo “Road-book” e o excêntrico conjunto ótico frontal com suas quatro lâmpadas de LED.
Yamaha Ténéré 700 2019 Motor
Partindo para o coração da máquina, o que muitos estavam interessados em saber, a Ténéré 700 recém-lançada equipa o mesmo motor da MT-07.
Estamos falando do bicilíndrio paralelo CP2 de 689 cc com refrigeração líquida que na versão naked é capaz de gerar a potência máxima de 74,8 cavalos a 9.000 rpm e tem torque de 6,9 kgf.m aos 6.500 giros.
É natural que esses números sejam alterados para a Ténéré 700 2019, visto que a Yamaha informou um câmbio exclusivo e remapeamento de injeção que atuará de forma eficiente em qualquer tipo de uso, seja On, Off-road ou uso misto.
Concorrentes da nova Ténéré 700 no Brasil
Visto que segundo informações a novidade da Yamaha virá sem muita tecnologia embarcada (à confirmar) ela não terá tantas concorrentes direta. Seria a NC 750X sua concorrente? Talvez uma Suzuki V-Strom 650?
Ou ainda, será que a nova Ténéré 700 vai vir mais equipada quando lançada no final de 2019 e brigaria no topo com as BMW 750/850 GS e Triumphs Tiger 800 da vida?
Bom, por enquanto não temos muito como saber mas o que podemos prever é que seu valor, caso seja lançada no Brasil, pode ficar entre o preço desses modelos que já temos a venda por aqui.
Ténéré 700 2019 voltada para o Off-Road
Equipada com roda de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira o modelo confirma ser muito voltado para quem vai usá-lo no asfalto mas que também vai encarar aventuras no Off-Road sem stress.
Uma prova disso é o sistema de freios ABS comutável que pode ser ligado ou desligado com um simples toque de botão. Os discos são duplo na dianteira e simples na traseira.
Outra especificação que se mostra eficiente para o uso em qualquer tipo de terreno e a suspensão. Na dianteira estamos falando de garfos invertido com 41 mm de diâmetro de 210 mm de curso. Na traseira é monoshock, com 200 mm de curso e regulagem na pré-carga da mola.
Yamaha Ténéré 700 2019 Preço e data de chegada
Sendo esperada como um modelo 2019 para o mercado da Europa, a nova Ténéré 700 não tem previsão alguma de chegar ao Brasil. No mercado norte americano os especialistas acreditam que a novidade só chegará em sua versão 2021.
Existe uma, inicialmente, pequena possibilidade da novíssima trail de 700 cilindradas da Yamaha dar as caras no próximo Salão Duas Rodas, que acontecerá no final de 2019, mas por enquanto é somente especulação.
A nova Yamaha Ténéré 700 2019 ainda não teve seu preço divulgado e o mercado também não gerou especulações sobre os valores. Nos próximos meses devem surgir maiores informações.
Com esse motor. A briga fica com vtrom 650 nc x 750 honda e g650gs saiu de linha. E a própria 660 xt moto.