Conheça a BMW R 1200 GS que não precisa de piloto
A BMW Motorrad apresentou uma R 1200 GS autônoma, que se dirige sozinha e não necessita de um piloto. Essa é a primeira moto autônoma da fabricante.
Para demonstrar a elevada expertise da BMW Group na condução autônoma, a BMW Motorrad apresentou uma R 1200 GS autônoma durante a feira CES 2019 que acontece em Las Vegas.
O modelo é capaz de ligar, acelerar, fazer curvas e desacelerar até parar, tudo sozinho, sem um piloto em cima. Porém, essa moto autônoma não está sendo desenvolvida para venda ao público, mas sim para oferecer novas tecnologias para as motos convencionais da marca.
As novas soluções aplicadas nessa moto, quando aplicadas nas motos comuns, têm a intenção de ajudar o piloto a aprimorar permanentemente suas habilidades de pilotagem, uma vez que ela realiza curvas perfeitas e sabe os momentos ideais de frenagem e aceleração.
Nova BMW R 1200 GS autônoma
Primeira moto autônoma da BMW Motorrad, o modelo foi revelado em setembro do ano passado durante o BMW Motorrad Techday 2018, no campo de testes da fabricante em Miramas, sul da França.
Como a própria BMW informa, essa iniciativa inovadora no segmento de motos não é voltada para o lançamento de uma motocicleta completamente autônoma para o público em geral.
Em vez disso, a tecnologia criada a partir deste projeto deve servir como uma plataforma para o desenvolvimento de futuros sistemas para tornar a condução de uma motocicleta ainda mais segura e confortável, além de ampliar o prazer de pilotar, um dos pilares da marca.
Quando o primeiro vídeo foi divulgado em setembro todos ficaram surpresos. Se tratava de uma Big-Trail fazendo diversas manobras complexas sem nenhum piloto em cima. No início houveram boatos de ser uma “fake news”, mas logo tudo se confirmou.
A BMW fez questão de não dar mais nenhum detalhe sobre a R 1200 GS autônoma desde então, quando finalmente neste início de janeiro a moto está sendo exibida na feira CES 2019 fazendo diversas apresentações de suas habilidades.
O modelo está em desenvolvimento desde 2015 e, segundo informações, boa parte de sua tecnologia autônoma já está equipada na maioria dos modelos modernos. Ou seja, o giroscópio avançado que permite a moto determinar com precisão seu ângulo de inclinação já está presente nas motos.
De acordo com o chefe de desenvolvimento da BMW Motorrad, Karl Viktor Schaller, as mudanças de hardware necessárias para o controle de cruzeiro adaptativo e a frenagem de emergência automática teriam custo de apenas algumas centenas de dólares adicionais.
Além disso, o próprio Schaller afirmou que essas tecnologias já estavam muito perto de chegar nas motos. Ficando em no mínimo 2 anos para algumas funções e no máximo 10 anos para outras. Ele também informa que o primeiro modelo a recebe-las seria justamente a linha “R” da fabricante.
A aplicação dessas novas tecnologias poderão ajudar novos pilotos a domarem suas máquinas ou para auxiliar os pilotos avançados a chegarem aos limites de suas motos em um nível extremamente seguro.
E aí, está preparado para entregar a pilotagem da sua moto nas mãos de um cérebro virtual instalado dentro dela?