Honda lança novas CRF 250 e 450 2020 no Brasil
Honda lança novas CRF 250 e CRF 450 2020 no Brasil com ajustes na parte técnica e no visual para melhorar a performance e manter seus atrativos no segmento de Off-Road profissional.
Honda lança novas CRF 250 e CRF 450 2020 no Brasil com ajustes na parte técnica e no visual para melhorar a performance e manter seus atrativos no segmento de Off-Road profissional.
Na mais poderosa motocicleta de motocross fabricada pela Honda, a CRF 450R, e toda a família de 450 cilindradas voltada a competições, a grande novidade técnica é a introdução do HSTC (Honda Selectable Torque Control).
Esse sistema, segundo a fabricante, proporciona uma notável elevação da capacidade de transmitir a potência do motor ao solo da melhor forma possível. Ele pode ser facilmente configurado em três modos diferentes.
Honda CRF 250 e CRF 450 2020 no Brasil
Com modelos disponíveis para todas as modalidades de competições do Off-Road, a família Honda CRF 250 e CRF 450 atende desde o motocross, passa pelo rali e chega até o enduro.
São três as versões equipadas com o motor de 450 cm3 (CRF 450X, CRF 450R e CRF 450RX), e duas de 250 cm3 (CRF 250R e CRF 250RX), modelos que desde 2017 vem recebendo constantes aperfeiçoamentos para manter elevado nível de competitividade.
Para a CFR 450R 2020, a mais poderosa máquina de motocross fabricada pela Honda, os números são chamativos. Ela entrega 62 cv de potência para apenas 112 kg de peso em ordem de marcha, que resultam em uma relação peso-potência de 1,8 kg/cv.
Honda CRF 450 2020
Nela, a principal novidade é o sistema Honda Selectable Torque Control (HSTC) que atua minimizando o deslizamento da roda traseira quando sob efeito de forte aceleração, adequando a tração ao nível máximo, ideal para a progressão e ganho de velocidade.
O sistema funciona associado ao HRC Launch Control (sistema eletrônico de largada selecionável de três níveis: 1º Muddy (lama)/Beginner (iniciante), 2º Dry (seco)/Basic ou 3º Dry/Expert).
Que por sua vez, também trabalha em conjunto com o Engine Mode Select Button (EMSB) que regula a emissão de potência entre Standard, Smooth (suave) ou Agressive.
Para o novo sistema de seleção de torque HSTC são três os modos que podem ser programados nas CRF 450:
- MODE 1 – O sistema intervém de maneira suave e progressiva, reduzindo o patinamento. É especialmente adequado para melhor controle da roda traseira em curvas mais fechadas.
- MODE 3 – A atuação do sistema ocorre de maneira mais rápida e intensa, adequado para terrenos muito escorregadios.
- MODE 2 – Meio-termo entre o MODE 1 e o MODE 3.
Para acionar o HSTC é necessário pressionar o botão específico por 0,5s, de modo a fazer um LED verde indicar o “MODE” escolhido: uma piscada do LED, MODE 1 selecionado, duas piscadas, MODE 2, três piscadas, MODE 3.
O HSTC pode ser desligado completamente. Quando o motor é ligado, o HSTC entra no MODE usado pela última vez.
Nova Honda CRF 450RX 2020
Específica parar a prática de enduro, a CRF 450RX 2020 deriva da CRF 450R, cujas principais diferenças estão na roda traseira aro 18″ (19″ na CRF 450R), tanque de combustível realizado em plástico (titânio na CRF 450R) e com maior capacidade (8,5l contra 6,3l).
O motor monocilíndrico é o mesmo, o SOHC Unicam de 62 cv de potência.
Idem com relação ao HSTC, HRC Launch Control e Engine Mode-EMSB em três níveis. O peso em ordem de marcha da CRF 450RX é de 116 kg.
Honda CRF 450X 2020
Dedicada à utilização em competições de off-road de maior duração, como por exemplo os rali/raids, a CRF 450X se diferencia visualmente pela a presença do conjunto de carenagem/number plate com farol e quadro de instrumentos com velocímetro, dois hodômetros, indicador de consumo instantâneo, médio e autonomia restante.
Também o motor, sempre o SOHC Unicam, recebeu adequação para tal uso: a potência máxima foi reduzida para 45 cv e os radiadores do líquido de arrefecimento são dotados de ventoinhas, visando maior equilíbrio térmico.
Outro diferencial da CRF 450X é o câmbio de seis marchas – cinco na CRF450R e CRF 450RX. O peso em ordem de marcha da CRF450X é de 125 kg.
Honda CRF 250RX 2020 no Brasil
A versão 2020 da CRF 250RX traz novos grafismos, que atualizaram o visual desta motocicleta 100% pensada para o uso em competições de enduro, na qual o destaque é a maneabilidade, consequência de seu menor peso se comparada à CRF 450RX.
A CRF 250RX usa o mesmo chassi que a CRF 250R de motocross, contudo o motor – monocilíndrico DOHC com quatro válvulas de titânio e alimentado pelo sistema PGM-FI com 44 cv de potência máxima – tem ajuste diferente para oferecer respostas menos agressivas ao acelerador.
Dotada de EMSB – Engine Mode Select Button, com três diferentes mapeamentos do motor, e HRC Launch Control System com três níveis de auxílio a largada, a CRF 250RX pesa apenas 111 kg em ordem de marcha.
Honda CRF 250R 2020 no Brasil
Pura máquina de motocross, a Honda CRF250R 2020 é equipada com o HRC Launch Control de três níveis – Muddy, Dry e Dry/Expert e também permite os três ajustes de motor via EMSB – Engine Mode Select Button.
O motor monocilíndrico é igual ao da CRF 250RX mas com acerto que favorece a transmissão de potência ao solo de maneira mais agressiva. Idem quanto ao ajuste das suspensões Showa, mais rígido que na CRF 250RX.
Outro diferencial é a a roda traseira de 19″ (18″ na CRF 250RX). Pesa apenas 108 kg em ordem de marcha e na versão 2020 ganhou novos grafismos.
Novas Honda CRF 250 e CRF 450 2020 Preço
Disponíveis em pré-venda até o dia 15 de setembro, os modelos chegarão em momentos distintos ao mercado, com preço público sugerido de:
- Preço CRF 250R 2020: R$ 41.402,00 (chegada 10/2019)
- Preço CRF 250RX 2020: R$ 42.830,00 (chegada 11/2019)
- Preço CRF 450R 2020: R$ 44.462,00 (chegada 09/2019)
- Preço CRF 450X 2020: R$ 45.482,00, (chegada 11/2019)
- Preço CRF 450RX 2020: R$ 45.890,00 (chegada 10/2019)