10 Fatos sobre a nova R3 2020 no Brasil que você precisa saber
Nova Yamaha YZF-R3 2020 é lançada no Brasil com uma boa reformulação. Andamos nela para trazer 10 fatos que você precisa saber sobre essa pequena esportiva!
Nova Yamaha YZF-R3 2020 é lançada no Brasil com uma boa reformulação. Andamos nela para trazer 10 fatos que você precisa saber sobre essa novidade.
Considerada uma “Supersport” de entrada pela Yamaha, a nova R3 2020 realmente traz em seu DNA muito da “Família R” (ou “R Series”) que conta com, nada mais nada menos, que YZF-R6 e YZF-R1.
Vindo até com suspensão dianteira invertida, a lista de mudanças é extensa e vai desde os novos faróis e luzes de posição, passam pelo tanque e chegam até em um painel 100% digital com Shift Light.
10 Fatos nova Yamaha R3 2020 no Brasil
Seguindo a série de artigos e vídeos “10 Fatos” aqui do MotoRede (veja todas as motos), onde montamos uma lista com as principais características de algum modelo ou assunto, trazemos os seguintes fatos que você precisa saber sobre a nova Yamaha R3 2020 no Brasil:
- 1) Novo para-brisa da R3 2020
- 2) Novos faróis em LED
- 3) Lanterna e luzes de posição em LED
- 4) R3 2020 traz duto de ar aerodinâmico
- 5) Nova mesa de guidão para R3 2020
- 6) Nova posição dos semi-guidões
- 7) Novo painel digital da R3 2020 com Shift Light
- 8) Novo Tanque de combustível para a R3
- 9) Design foi desenvolvido em túnel de vento
- 10) Nova suspensão dianteira invertida na R3 2020
- 11) Preços da R3 2020 e o que a versão Monster Energy tem de diferente
Fato1) Novo para-brisa da R3 2020
A Yamaha R3 2020 traz um para-brisa com novo desenho, mais arredondado e aerodinâmico, ampliando a área de visão do piloto.
A grande diferença visível é que na versão anterior da metade para cima da bolha ela era uma peça inteira, sendo somente a bolha em si, e na nova versão não. Agora há uma “barra” de carenagem plástica de cada lado, fora a fora, servindo de estrutura para a bolha.
Segundo a própria Yamaha, essa alteração deixou ela muito alinhada com as superesportivas R1 e até a M1 de Valentino Rossi.
Fato 2) Novos faróis em LED
O farol da nova R3 2020 é novo e também foi inspirado na Família R da marca, que conta com a R6 e R1.
Ele é totalmente em LED, o que permite melhor iluminação e que acaba diminuindo o esforço da bateria e parte elétrica da moto ao exigir o mínimo possível de consumo ao ser ligado.
O visual está mais agressivo e é facilmente reconhecido quando visto de frente ou através de um espelho retrovisor.
Fato 3) Lanterna e luzes de posição em LED
Com uma parte traseira até certo ponto enxuta e moderna, a nova R3 2020 traz lanterna traseira em LED.
Os piscas, por sua vez, acabaram sendo mantidos com lâmpadas padrão, quebrando o estilo sofisticado da moto.
Na dianteira, além dos novos faróis, as luzes de posição também são em LED.
Fato 4) R3 2020 traz duto de ar aerodinâmico
Assim como na R6, R1 e até na M1 do MotoGP, a nova R3 2020 traz um duto de ar muito característico, que chegou a se tornar uma marca registrada da Yamaha para motos com apelo Racing.
Para essa nova versão da pequena esportiva de entrada de 321 cc esse duto de ar segue a linha da Família R e ele tem a função de otimizar a chegada do ar ao radiador, auxiliando assim na refrigeração da moto.
Essa funcionalidade faz com a R3 trabalhe mais refrigerada, sofra menos com as temperaturas mais elevadas e tenha melhor desempenho em condições severas em pista.
Fato 5) Nova mesa de guidão para R3 2020
Sua mesa superior foi inteiramente redesenhada, ganhando um visual similar ao da YZF-R1M pilotada no MotoGP. Além de mais bonita e moderna, ela está mais leve.
Ao montar na nova R3, segundo a fabricante, é possível sentir a sensação de velocidade e adrenalina típica de uma esportiva.
E foi isso que sentimos ao rodar cerca de 250 km com a nova R3 2020 pelas ruas congestionadas da cidade de São Paulo e ao acelerar pelas estradas e vias rápidas de acesso.
Fato 6) Nova posição dos semi-guidões
Os semi-guidões também estão em nova posição, ficando cerca de 20 mm mais baixos, reforçando a ciclística esportiva, mas sem deixar a posição de pilotagem muito agressiva e cansativa.
Pelo que sentimos ao pilotar a nova R3 2020 eles estão em uma posição que a torna o confortável bastante para pegar algum tempo de trânsito lento e ainda permite que seja possível fazer uma condução mais esportiva quando necessário.
A facilidade de pilotagem dessa pequena esportiva de entrada é facilmente sentida aos primeiros quilômetros rodados.
Fato 7) Novo painel digital da R3 2020 com Shift Light
Pode até parecer repetitivo, mas o novo painel digital da Yamaha R3 é totalmente inspirado na família R de esportivas de maior cilindrada da marca.
Como a pequena esportiva está se alinhando visual e até tecnicamente com suas irmãs maiores R6 e R1, é esperado que itens como esse, dada as devidas proporções, estejam em perfeita sintonia.
O painel é totalmente digital, exceto as luzes espia, e exibe as principais informações em uma grande tela LCD de alta visibilidade. Entre as principais informações ele traz indicador de marchas, Shift Light, consumo de combustível e até a temperatura ambiente.
Fato 8) Novo Tanque de combustível para a R3
Outro refinamento no design da nova R3 2020 que ajudou na melhora aerodinâmica está no tanque de combustível.
Sua altura foi reduzida em 20 mm, onde a parte superior do tanque ficou ainda mais baixa para permitir que o piloto consiga colar mais o tronco sob o tanque em uma posição de ataque melhor, reduzindo a resistência e o arrasto do vento.
Esse tanque também está mais largo em 31,4 mm. A intenção foi melhorar a ergonomia, causando um melhor encaixe das pernas do piloto e aumentando seu apoio durante as curvas. Apesar dessas mudanças, a capacidade do tanque de combustível foi mantida em 14 litros.
Fato 9) Design foi desenvolvido em túnel de vento
Focando em melhorar o arrasto aerodinâmico, o design da nova R3 2020 não foi desenvolvido apenas para se alinhar com suas irmãs maiores. Ele também foi pensando para que fosse composto por mais peças móveis, tornando mais fácil a substituição de uma delas.
O que isso quer dizer? Na prática, para quem usar o modelo em pista, não terá a necessidade de comprar toda uma carenagem dianteira em caso de uma queda, podendo trocar apenas uma das partes afetadas e tornando esse custo mais barato.
Outro ganho que está estritamente relacionado a reformulação completa do seu design é no já mencionado aumento de 8 km/h em seu top speed. Isso só foi possível graças ao novo design das carenagens dianteiras, laterais, bolha e do tanque.
Fato 10) Nova suspensão dianteira invertida na R3 2020
Uma das grandes mudanças para versão 2020 da YZF-R3 no Brasil é a nova suspensão dianteira. Além de muito chamativa e bonita com sua cor dourada, ela é do tipo invertida USD (Up Side Down) com 130 mm de curso.
A maior vantagem desse tipo de suspensão dianteira está em sua capacidade de oferecer maior controle e estabilidade na pilotagem. Em função da maior rigidez do conjunto, este tipo de suspensão é mais resistente a torções, principalmente em curvas e nas frenagens.
Na prática, como pudemos sentir durante nossa avaliação, é que o piloto sente a moto mais na mão assim como consegue perceber que ela parece copiar melhor o asfalto, passando mais segurança nas acelerações e nas curvas que exigem um pouco mais.
Fato Extra) Preços da nova R3 2020 e o que a versão Monster Energy tem de diferente
A nova Yamaha YZR-R3 2020 tem o preço sugerido de R$ 23.990,00 + frete nas cores vermelho fosco metálico (Red Velvet) e azul metálico (Racing Blue) e estará disponível na rede de concessionárias a partir da primeira semana de agosto de 2019.
Além dessas duas opções de cores ela também está disponível na edição especial Yamaha R3 Monster Energy 2020, que traz a combinação do preto metálico com um azul brilhante e adesivos exclusivos estilo MotoGP.
Além da cor, a grande diferença dessa versão está que ela é a primeira moto da Yamaha a trazer os logotipos (na rabeta e laterais do tanque) na cor dourada, assim como nas motos de competição. As pinças de freio também são em dourado e seu preço é R$ 500 mais cara que as outras duas cores.