Royal Enfield atualiza Bullet 500 no Brasil
Motocicleta mais antiga do mundo em linha de produção contínua, Bullet 500 passa por atualizações para o mercado brasileiro e começa a vir equipada de fábrica com disco de freio na roda traseira e sistema ABS nas duas rodas.
Motocicleta mais antiga do mundo em linha de produção contínua, Bullet 500 passa por atualizações para o mercado brasileiro e começa a vir equipada de fábrica com disco de freio na roda traseira e sistema ABS nas duas rodas.
As mudanças são para adequar o modelo às normas estabelecidas pelo CONTRAM, que exige o sistema de frenagem ABS para motos acima de 300 cilindradas no país.
Além da Bullet, a Royal Enfield já comercializa a Himalayan desde janeiro com ABS de fábrica e está substituindo gradualmente, desde a metade de 2018, as versões sem ABS para as com o sistema auxiliar de frenagem da Classic 500.
Royal Enfield Bullet 500 ABS
A Royal Enfield Bullet possui 500 cilindradas e injeção eletrônica, e é a mais antiga motocicleta em produção contínua do mundo, sendo fabricada desde 1932.
O modelo apresenta um design atemporal e icônico, que mantém a aparência tradicional de mais de oito décadas de existência, mas que agora vem equipada tecnologicamente com os avanços da engenharia.
Sua pintura clássica feita à mão, desenhada com risca de giz, pode ser encontrada nas cores preto com prata, verde com dourado e cinza com laranja.
Especificações Técnicas Bullet 500
Nas especificações, seu propulsor refrigerado a ar é capaz de gerar 27,2 cavalos de potência máxima a 5.250 rpm e tem torque máximo de 4,2 kgf.m aos 4.000 giros.
Ao dar a partida nesse motor e começar a rodar o piloto logo entende o conceito de “Moropurismo”, amplamente associado a motocicleta mais antiga do mundo em produção. Trata-se de um estilo de condução diferenciado.
Com certa vibração, o modelo tem sua velocidade máxima na casa dos 130 a 140 km/h e um consumo médio de combustível próximo de 25 km/l.
Já nos freios, a grande novidade é a substituição do freio a tambor traseiro por um disco de 240 mm com pinça simples. Na dianteira a Bullet equipa disco de 280 mm com pinça de dois pistões. O sistema de freio ABS é de canal duplo.
A suspensão dianteira é telescópica com garfos de 35 mm e curso de 130 mm, enquanto que a traseira é por amortecedores duplos carregados a gás com pré-carga ajustável de 5 níveis e curso de 80 mm.
Com câmbio de 5 marchas, tanque com capacidade para 13,5 litros de combustível e pesando 194 kg, ela ainda traz rodas de 19 polegadas na dianteira e 18 na traseira.
Royal Enfield Bullet 500 ABS Preço
A nova Royal Enfield Bullet 500 ABS tem preço sugerido de R$ 19.990,00 sem frete e está disponível nas 4 concessionárias oficiais da marca que ficam em São Paulo, Campinas, Curitiba e Brasília.
“A obrigatoriedade do ABS é um passo importante para salvar vidas, já que o sistema diminui e/ou evita riscos para os motociclistas em situações de emergência. A Royal Enfield sempre dispôs de produtos que oferecem segurança e, por isso, optou por inserir esses equipamentos de frenagem na Bullet”, afirma Claudio Giusti, diretor Geral da Royal Enfield Brasil.
Este é mais um modelo que se ajusta as exigências de segurança do mercado nacional, em vista que alguns modelos de outras marcas acabam saindo de linha em vez de serem atualizados para atender normas de segurança e contra poluição.