Nova Harley-Davidson Café Racer e Flat-Tracker
Harley-Davidson segue trazendo lançamentos para o mercado com sua nova Café Racer e a nova Flat-Tracker, modelos que fogem um pouco do padrão de segmento que a marca está acostumada a atuar.
Com a nova Café Racer e a nova Flat-Tracker parece que a Harley-Davidson não quer parar de inovar seus modelos e segmento de atuação.
Limitada até o passado recente por conta de oferecer modelos que atendiam apenas um público específico e que está envelhecendo, a fabricante americana apresentou no ano passado motos que fogem do seu tradicionalismo, como uma bigtrail e uma naked/streetfighter.
Agora a Harley acaba de registrar mais dois modelos bem interessantes que, mesmo utilizando como base a nova Bronx, trazem mais diversidade ao mundo das clássicas/custom da marca.
Nova Harley-Davidson Flat-Tracker
Os designs desses novos modelos apareceram primeiramente em um documento divulgado apenas para investidores da marca em setembro de 2019 e agora foram publicados no registro de patentes do Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia.
Em seu visual, a nova Harley Flat-Tracker traz detalhes claramente inspirados na XG 750R, uma motocicleta exclusiva para competições fabricada pela Harley-Davidson para corridas de pista plana (flat-track).
O formato do tanque de combustível e do assento da nova moto são extremamente parecidos com o da XG 750R, bem como seus dois canos de escapamento montados um sobre o outro saindo pelo lado direito do modelo.
Usando como base a Harley-Davidson Bronx, o motor da novidade tem tudo para ser o mesmo Revolution 975 que gera 115 cv de potência máxima e tem torque de 9,6 kgf.m.
Como esse propulsor é idêntico ao da versão de 1250 cc usado na bigtrail Pan-America, seria acessível para a fabricante lançar uma versão ainda maior de sua Flat-Tracker.
Nova Harley-Davidson Café Racer
Assim como a Flat-Tracker, a nova Harley Café Racer deve usar como base o motor Revolution de 975 cc da Bronx que poderá ser facilmente substituído pela versão de 1250 cc, tudo porque o chassi aceita qualquer uma das duas versões.
Uma grande diferença entre a versão flat-track e a café está na suspensão traseira. Enquanto a primeira equipa um atual e até mais confortável amortecedor mono-shock, a versão Café Racer equipa seu próprio braço oscilante com uma tradicional suspensão amortecida por duas molas.
Ainda na parte de trás, outra grande diferença está no suporte de placa e piscas. Na Flat-Trakcer ambos estão presos em um para-lamas do tipo anti-spray, já na Café Racer eles estão presente da forma tradicional, na parte de cima da rabeta da moto junto a lanterna traseira.
O estilo Café Racer para essa nova moto da Harley-Davidson é totalmente evidenciado pela capa protetora envolta do farol, que também traz um pequeno para-brisa em sua borda na parte de cima.
Porém, a posição de pilotagem mais esportiva, comum nesse segmento, parece ter sido deixada de lado para que o conforto prevaleça ao rodar com o modelo. A posição das pedaleiras não parece estar recuada o suficiente para isso.
Seguindo o slogan “More Roads to Harley-Davidson” (Mais caminhos para Harley-Davidson) apresentado no documento a marca anunciou que uma nova aventureira (Pan-America) e uma streetfighter (Bronx) seriam apresentadas até 2020, o que de fato aconteceu.
Esse mesmo documento apresenta que ao menos cerca de seis modelos/versões baseadas na streetfighter seriam apresentados em 2021, o que vem a validar que ao menos esses dois novos modelos deverão ser lançados em breve.