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Problemas com a corrente da moto: o que pode ser?

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Corrente da moto pulando, fazendo barulho, travando e até caindo, veja o que pode estar causando problemas no kit transmissão da sua moto.

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Corrente da moto pulando, fazendo barulho, travando e até caindo, veja o que pode estar causando problemas no kit transmissão da sua moto.

É muito comum ouvir dúvidas como “a corrente da minha moto estala, parece que está pulando e que vai cair”, por isso fomos atrás de um especialista na fabricação de peças de resistência para responder quais podem ser os possíveis problemas.

Em um bate-papo simples e prático o Artur, consultor da Riffel Moto Peças para esses assuntos, vai nos explicar como entender os barulhos na relação da moto e identificar suas causas.

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Corrente da moto estalando

MR: Minha corrente está fazendo barulho! E aí, o que pode estar causando esse barulho e quais suas possíveis causas?

Artur: Existe uma série de fatores que contribui para um barulho excessivo no kit de transmissão da moto. Vamos ver as causas:

  • A primeira dessas causas é a falta de lubrificação. Rodar com a corrente seca. Principalmente após períodos de chuva, quando a corrente seca e ela tende a enferrujar.
  • Corrente muito esticada. Um kit que já esteja muito gasto, ou até um recém-colocado, pode gerar barulhos se a corrente estiver muito esticada.
  • Corrente muito frouxa. Assim como a corrente muito esticada, a corrente muito frouxa também causa barulho excessivo. Isso ocorre quando o proprietário não faz a manutenção preventiva correta (esticar e lubrificar).

Vale lembrar que uma corrente muito frouxa pode cair e causar estragos na moto e ocasionar acidentes.

MR: Outo problema que uma corrente desregulada pode causar, muito frouxa ou esticada demais, é danificar as outras peças que compõem o kit transmissão, correto?

Artur: Exatamente! No caso da corrente frouxa, ela estará trabalhando folgada. E com isso, ao andar com a moto, ela estará “chicoteando” a coroa e o pinhão do kit transmissão, danificando essas peças. E tanto frouxa como esticada, nos dois casos ela realmente daquela “sambadinha” em cima do kit, causando desgaste adicional.

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Corrente da moto pulando

MR: Quais outras situações podem fazer a corrente da moto pular, fazer barulho e até cair?

Artur: Existem mais alguns outros casos em que a corrente da moto pode apresentar problemas, são eles:

  • Desgaste com a coroa e desgaste no pinhão. Quando se fala em desgaste na coroa e pinhão é o desgaste dos dentes mesmo, que já estão muito usados… no final da vida útil. O dente da coroa começa a afinar e começa a trancar quando a corrente vai dar a volta. Então a corrente encaixa no dente, vai passando e quando chega no final ela não solta da forma certa.
  • Falta de lubrificação causa engripamento das placas externas da corrente. Então toda vez que a corrente vai entrar e sair da coroa ou do pinhão, ela vai estar engripada, ela vai estar trancada, causando alguns travamentos.
  • Roletes internos da corrente danificados. A falta de um desses roletes também causa barulho excessivo em todo o kit de transmissão.
  • Para finalizar, outro ponto importante é o alinhamento da roda. A roda não pode ser ajustada de um lado mais do que o outro. Se isso acontecer a coroa vai trabalhar atravessada e a corrente vai encavalar em cima da coroa, causando barulho e também desgaste adicional.

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Corrente da moto com barulho, como resolver?

MR: Como é que a gente faz para resolver o barulho quando escutamos um barulho na transmissão da moto?

Artur: Quando identificar que a sua moto está com barulho no kit transmissão você deve levar ao seu mecânico de confiança o mais breve possível. Ele irá detectar o degaste em algum dos três componentes do kit de transmissão, ou alguma situação das quais listamos aqui, e deverá fazer a troca da peça. A Riffel sempre recomenda a troca completa do kit.

MR: Então fez barulho no kit transmissão já tem que trocar tudo?

Artur: Sim, corrente, coroa e pinhão. O kit é fabricado para ter um desgaste igual nas três peças. Em alguns casos o barulho demonstra esse desgaste, que pede a troca obrigatória de alguma das peças e aí a gente tem que trocar o kit todo.

MR: Mas algumas vezes esse barulho pode ser só um ajuste que tem que ser feito pois o kit ainda não desgastou totalmente, certo?

Artur: Isso! Alguns ajustes (esticar/afrouxar) ou a lubrificação da corrente, por isso a Riffel sempre recomenda: leve sua moto no seu mecânico de confiança. Encontrou algum barulho, ele vai saber o que está causando. Vai saber se a peça realmente precisa ser trocada, se é só afrouxar ou apertar um pouquinho a corrente ou alinhar a roda, por exemplo.

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MR: Pode passar uma dica de como aumentar a vida útil do kit transmissão?

Artur: A Riffel sempre recomenda ajustar, limpar e lubrificar a corrente a cada 500 quilômetros. Sempre recomendamos óleo 80 ou 90 e principalmente os lubrificantes específicos para a corrente. Nada de usar óleo, graxa… nada disso. Você deve usar óleo específico para corrente.

Aqui no Motorede nós já temos uma matéria completa com dicas para aumentar a vida útil do kit transmissão da moto, dê uma olhada e faça a relação da sua moto durar mais.

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John Doe
John Doe
4 anos atrás

Corrente caindo muitas vezes é causado por desgaste/folga dos rolamentos da roda ou da balança.

Joe
Joe
4 anos atrás

faltou uma.
ei, minha relação é barulhenta…
é q vc comprou uma twister, ela é assim mesmo!