Nova Honda CBF 190TR seria resposta para DR 160?
Registrada no país em dezembro, CBF 190TR seria uma resposta ao melhor estilo neoclássico da Honda para a chegada da nova DR 160 no Brasil?
A nova CBF 190TR 2020, que inclusive já foi registrada no Brasil, seria a resposta da Honda para a chegada da nova DR 160 no mercado nacional?
A pequena moto traz atributos como uma variação do estilo Neo Sports Café que a Honda já vem aplicando em suas motos no mundo todo e ainda equipa suspensão dianteira invertida com tubos largos, iluminação Full LED, painel digital completo, inclusive com indicador de marchas, freio a disco em formato de pétalas com ABS e até pneus de uso misto.
Configurações parecidas que já podem ser encontradas na moto da Haojue que acabou de chegar nas lojas do Brasil, mas o grande diferencial para CBF 190TR estaria em seu motor, um pouco maior e mais potente, e no estilo, com uma pegada neoclássica.
Nova Honda CBF 190TR 2021
A CBF 190TR foi projetada pela Sundiro Honda, o braço chinês da fabricante japonesa no mercado mais populoso do mundo, e foi lançada para atender as exigências da nova geração de jovens pilotos.
Para isso a fabricante deu ao modelo um visual neoclássico que realmente empolga aos mais novos e, que por fim, acaba animando os mais velhos.
Para a galera mais nova temos as anguladas e modernas linhas no tanque de combustível, inclusive com entradas de ar em suas laterais, um escapamento pequeno de estilo agressivo, painel sofisticado, iluminação por LED e até uma rabeta extremamente curta e simplificada pelo suporte de placa rente a roda traseira.
Já para a galera mais “old school” o modelo também traz itens que remetem as motos mais tradicionais da Honda. Um dos principais deles é o seu banco.
Em peça única, algo que está começando a perder lugar para os bancos bipartidos, o assento da CBF 190TR é largo e traz a tradicional costura de barras sequenciais na parte da frente para o piloto. Para o garupa, ele traz a “fita” que funciona como apoio de mãos.
Esse banco é complementado pelo farol e retrovisores redondos, remetendo ao estilo clássico das motos de baixa cilindradas da Honda dos anos 80, como a CG.
Honda CBF 190TR foi registrada no Brasil
E já que estamos falando do visual, seu design foi registrado pela Honda no Brasil em dezembro do ano passado, logo após a Haojue anunciar oficialmente a DR 160 para o mercado nacional. Será que isso foi uma resposta?
Com as imagens de registro publicadas no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no dia 10 de dezembro, a especulação sobre o modelo só cresceu. Porém, sabemos que é comum as marcas registrarem o design de seus produtos apenas por questão de proteção. Isso não confirma nada se o modelo será lançado no mercado.
Na parte mecânica, além dos atributos Premium que falarei depois, a grande sacada CBF 190TR está no motor de 184,4 cc, o mesmo da XRE 190 que já temos por aqui.
Sendo um propulsor monocilíndrico, com comando simples no cabeçote e refrigerado a ar ele é capaz de gerar a potência máxima de pouco mais de 16 cavalos (16,3 cv) a 8.000 rpm e tem torque de 1,6 kgf.m aos 7.000 giros do motor.
Comparativo CBF 190TR vs DR 160
Se comparado com a DR 160, seriam 1,3 cavalos a mais na potência e um pequeno ganho no torque (DR 160 1,4 kgf.m).
Seguindo agora para os atributos técnicos que podem ser considerados Premium para um modelo desse porte temos as suspensões, os freios e até o painel de instrumentos.
Começando pelas suspensões, o destaque está na parte da frente com a suspensão dianteira invertida. Equipada com tubos de 37 mm de diâmetro, esse tipo de suspensão é mais comum é motos maiores, porém, também pode ser encontrada na DR 160.
Na parte de traz, assim como sua concorrente da Haojue, a suspensão é do tipo monoshock com ajustes na pré-carga da mola.
Já nos freios a moto da Honda sai na frente. Apesar de também equipar freio a disco nas duas rodas com formato de pétala, a CBF 190TR traz ABS na dianteira. Já a DR 160 é oferecida apenas com freio combinado, CBS.
Algo que se torna mais uma questão de gosto é o painel de instrumentos. Na moto da Honda ele segue as linhas retrô do modelo, tendo seu formato redondo e traz diversas informações, inclusive indicador de marchas. A grande sacada é que ele possui uma porta USB disponível na sua lateral para carregar o celular ou GPS.
Uma coisa interessante nesse novo modelo da Honda é a sua proposta. Apesar de se mostrar como uma moto clássica urbana, ela parece ser mais versátil que isso.
Seus pneus, visivelmente desenvolvidos para uso misto, nos dizem que ela também pode encarar um pouquinho de diversão nas estradas de chão batido.
Aliado a isso, e confirmando sua aptidão para o fora de estrada, estão seu para-lamas traseiro, suporte de placa e o protetor de cárter extremamente comum em motos do tipo Scrambler.
CBF 190TR Preço
Falando em preço, em conversão direta, a nova CBF 190TR não fugiria muito do preço de sua possível concorrente no mercado nacional.
Em conversão direta para a cotação atual, a moto da Honda teria preço em cerca de R$ 12.700,00. Esse valor segue próximo se comparando com o novo preço da DR 160 por aqui, que já subiu de R$ 12.900 para R$ 13.850, segundo informações do site oficial da Haojue no Brasil.
Só para termos uma base, por aqui a XRE 190 tem preço sugerido de R$ 14.890,00. Os modelos compartilhariam o mesmo motor, com ajustes diferentes.
E aí, será que a CBF 190TR é a resposta da Honda para as pequenas motos com aspectos Premium, como a DR 160, para o nosso mercado?
Moto Linda, esse estilo fica diferente pra caramba mistura de cafe racer com scrambler e pra mim o fato de não agradar a todos é ponto positivo. sera que lança em 2021 ?
tava pensando em pegar uma titan pro dia a dia, mas vou aguardar virar o ano pra ver se lança essa ai.
Aqui no Brasil é pouco provável que seja lançada em breve. Abraço!