Campeonatos Gaúcho de Motocross e Velocross voltarão no segundo semestre
Federação Gaúcha de Motociclismo informa que retomará os campeonatos estaduais de Motocross e Velocross após uma série de discussões sobre novas regras e calendários adequados a situação da pandemia e prazo reduzido.
Federação Gaúcha de Motociclismo informa que retomará os campeonatos estaduais de Motocross e Velocross após uma série de discussões sobre novas regras e calendários adequados a situação da pandemia e prazo reduzido.
Apenas as duas categorias já estão definidas que terão o retorno no segundo semestre de 2020. As demais categorias como Rally e Enduro ainda não tiveram suas datas de retorno confirmadas.
Para superar a nova realidade em que vivemos e seguir com campeonatos ainda nesse a Federação informa que diversas ações foram tomadas.
Campeonatos Gaúcho voltarão em julho de 2020
Abaixo segue o comunicado completo com todas as informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM):
Após uma série de discussões, a Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) retomará campeonatos estaduais no segundo semestre de 2020. As ações levam em consideração as restrições sociais impostas pela Covid-19 e, também, os decretos estaduais sobre a presença do vírus no estado.
Dessa forma, está confirmada a realização dos calendários dos gaúchos de Motocross e de Velocross. Outras modalidades, como os estaduais de Enduro de Regularidade, Hard Enduro, Motovelocidade e Rally, ainda estão passando por ajustes de formato e agenda, devendo ter novidades em breve.
Falando nisso, as competições terão novos formatos. O Velocross iniciará com provas classificatórias regionais, em que o Rio Grande do Sul estará dividido em três partes, Norte, Centro e Sul.
Cada uma delas terá duas etapas classificatórias e seus vencedores terão acesso aos três encontros finais do Super Gaúcho, que definirão os campeões estaduais da temporada 2020.
O primeiro evento está marcado para 18 a 19 de julho, na região central, em cidade ainda a definir. Esta data fica sujeita a liberação das atividades esportivas após o coronavírus.
Motocross Gaúcho 2020 com novas categorias
No motocross também há mudanças. Primeiro, na pontuação, pois o piloto receberá bônus por cada etapa em que participar.
Além disso, foram criadas três novas categorias: MX2 Jr, para homens de 13 a 17 anos e mulheres de até 18 anos; Light Especial, para Estreantes com idades entre 13 e 34 anos; e Light Nacional, idêntica a Especial, mas composta por motos nacionais ao invés de importadas.
Para o diretor da modalidade, Roberto Limberger (o Zanela) essa é uma forma de valorizar pilotos que prestigiam o maior número possível de etapas.
“A temporada está sendo atípica para todos nós e buscamos a melhor forma de lidar com isso, encontrando soluções inteligentes e respeitando as normas de combate à Covid-19”, destaca Zanela.
Com os ajustes, devem ocorrer até seis etapas, apesar do desafio para agendar os eventos. O primeiro evento está previsto para os dias 15 e 16 de agosto.
“Com o calendário reduzido, precisamos pensar cuidadosamente cada uma das datas para não coincidir com as provas válidas pelo Campeonato Brasileiro de Motocross”, explica Zanela. “E ainda ficamos sujeitos à liberação das atividades de competições”, complementa.
Federação sorteará moto 0km entre pilotos
Ao final da temporada, pilotos que participarem de todas as etapas dos gaúchos de Motocross e de Velocross correm o risco de levar uma Yamaha Lander ABS 2020 zero quilômetro para casa.
O sorteio acontece através de uma parceria firmada entre Federação Gaúcha de Motociclismo e Yamaha Racing, através das concessionárias Moto Sport no estado.
Para concorrer, o atleta deve prestigiar todos as etapas de ao menos uma das modalidades (Motocross ou Velocross), a bordo de uma motocicleta Yamaha.
Além disso, pilotos que competirem com motos da marca terão isenção nas taxas de filiação da CBM e FGM e bônus de 50% na sua primeira inscrição. Essas ações integram o programa da empresa de incentivo ao esporte, o bLU cRU.