10 Fatos sobre a nova CBR 600RR 2021 com tudo que mudou
Nova superesportiva de média cilindrada da Honda passa a trazer até “asas” como uma de suas mudanças para a CBR 600RR 2021. Veja 10 fatos sobre ela!
Representante das superesportivas de médias cilindradas da Honda, a marca que tem sua logo como uma asa acabou de lançar a nova CBR 600RR 2021 justamente trazendo “asas” em sua carenagem para manter a máquina no chão.
O modelo foi anunciado através de um teaser que circulou nos perfis da fabricante até que seu lançamento oficial foi anunciado para o dia 25 de setembro, no Japão.
Com mudanças que vão desde essas asas nas laterais, passam por modificações profundas no motor e chegam até no painel de TFT colorido e chave de presença, vamos ver 10 fatos sobre a nova CBR 600RR 2021.
10 Fatos nova CBR 600RR 2021
- CBR 600RR Traz “asas” na carenagem
- Mesmo motor, mas com vários ajustes
- Mais potente
- Novo Conjunto Ótico Frontal
- Novo Painel TFT
- Pacote eletrônico
- Quick shifter
- Novo peso e relação peso potência
- Preço e data de lançamento
- Versão exclusiva de pista
Fato 1) CBR 600RR com “asas”
O primeiro fato da nossa lista já são elas, as novas e curiosas “asas” que tem se tornado cada vez mais comuns nas superesportivas.
Também conhecidas como “Winglets”, essas aletas laterais que chamamos de asas são uma grande novidade para a CBR 600RR. Além do aspecto visual que deixa a moto bem mais invocada, elas são responsáveis por melhorar a aerodinâmica da moto dando mais estabilidade na parte dianteira em altas velocidades.
A Honda afirma que o desenvolvimento dessas “Winglets” fazem com que a nova geração da CBR 600RR seja a moto com o menor arrasto aerodinâmico do segmento.
Fato 2) Atualizações profundas no Motor
Apesar do motor ser o mesmo fisicamente, e de também se manter como um quatro cilindros em linha de 599 cilindradas, houveram mudanças profundas internamente.
Para que fosse possível melhorar o desempenho da superesportiva os engenheiros da Honda mudaram os materiais usados em alguns componentes, como o comando de válvulas e o virabrequim, para que suportassem maiores rotações.
Um novo cabeçote com dutos de admissão de 44 mm de diâmetro, sistema de exaustão modificado com diâmetro e espessura das paredes ajustados e até um novo sistema de refrigeração são mais alguns itens que se justam as modificações do motor.
Fato 3) Nova CBR 600RR está mais potente
Fica evidente que essas alterações no motor certamente resultariam também em mudanças na potência. E foi exatamente isso que aconteceu, a nova superesportiva de média cilindrada da Honda está mais potente.
Com as alterações para que o motor resistisse melhor ao calor dos altos giros a Honda conseguiu aumentar a potência da nova moto em 19 cavalos em relação ao modelo anterior.
Agora a nova CBR 600RR é capaz de gerar até 121 cavalos aos 14 mil giros do motor, enquanto sua antecessora é capaz de gerar 102 cavalos. O torque da nova versão fica em 6,5 kgfm (aos 11.500 rpm).
Fato 4) Novo Conjunto ótico frontal em LED
Voltando a falar um pouco da parte visual, temos que dar atenção para as mudanças no conjunto ótico com sua iluminação em LED.
Muito mais modernos, os novos faróis da superesportiva estão com um visual afiado, bem mais estreito e agora contam com quatro lâmpadas de LED muito bem posicionadas. Elas combinaram perfeitamente com a tradicional entrada de ar central e as novas asas mais abaixo.
Na parte traseira continua tudo igual, tanto a lanterna quanto a antiga e clássica saída do escapamento logo abaixo do assento do garupa.
Fato 5) Novo Painel TFT
E no fato 5 nós continuamos falando ainda dessa região frontal, mas agora da “parte de dentro” dele. A CBR 600RR 2021 passa a trazer um novo e sofisticado painel de instrumentos.
Muito parecido com o da nova Fireblade, o painel de instrumento da 600RR é uma tela de TFT colorida que traz as mais diversas informações ao piloto, quatro modos diferentes de visualização e exibição das informações e até um cronômetro para uso em pista.
Essa atualização segue a tendência da flagship de 1000 cilindradas da marca e das demais superesportivas concorrentes que cada vez trazem painéis mais repletos de informações.
Fato 6) Novo Pacote Eletrônico
Claro que esse painel não seria equipado no lançamento 2021 da Honda se não fosse por um motivo: exibir as variadas informações do novo pacote eletrônico. E esse é o nosso fato 6, a eletrônica embarcada da novidade.
A nova CBR 600RR está mais avançada. Ao equipar a nova plataforma inercial IMU com cinco eixos a Honda trouxe diversos controles eletrônicos para a superesportiva.
São eles: acelerador eletrônico ride-by-wire, cinco modos de pilotagem, controle de tração eletrônico, ajuste de freio motor, ABS de curvas e até sistema anti-empinadas para ajudar nas arrancadas.
Fato 7) Quick shifter como opcional
Aliado a toda essa tecnologia, a nova CBR 600RR oferece, apenas como opcional, algo que todas as superesportivas já deveriam ter de fábrica, o Quick Shifter
Mesmo com uma nova embreagem assistida e deslizante que deixa o manete mais leve e ajuda e evitar o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas, a nova esportiva de média cilindrada oferece como opcional um Quick Shifter que permite a subida ou descida de marchas sem o uso da embreagem.
Para quem quiser equipar a moto com um sistema desses terá que desembolsar cerca de 230 dólares a mais.
Fato 8) Novo Peso e relação peso potência
Com essa lista de modificações que vão desde partes internas do motor e chegam até nas carenagens é de se imaginar que a nova versão ficaria mais pesada que a anterior, porém, a relação peso/potência está melhor.
Com seus 194 kg a nova CBR 600RR 2021 é 8 quilos mais pesada que a versão anterior e seus 186 kg. Juntando esses pesos com a potência das respectivas versões conseguimos chegar a relação peso potência de 1,60 kg/cv para a mais nova e de 1,82 kg/cv para a mais antiga.
Fato 9) Preço da nova CBR 600RR 2021
Com previsão de lançamento para o dia 25 de setembro de 2020 apenas para o mercado do Japão, a nova geração da CBR 600RR terá preço sugerido por volta dos 11.600 Euros.
Esse valor, em conversão direta para o Real no momento da publicação desse vídeo, fica em torno de 72,5 mil reais (R$ 72.545,00).
Fato 10) Versão Exclusiva para pistas
Sabemos que a nova CBR 600RR 2021 virá com a cor vermelha que remete ao Honda Racing Corporation (HRC), porém, também haverá uma versão exclusiva para pistas na cor preta.
O modelo com apelo totalmente voltado para uso esportivo vem com todas as peças de segurança desnecessárias removidas ou substituídas e equipa peças de um kit Honda Racing com uma ECU esportiva, chicotes e fiações de uso exclusivo em corrida, discos do freio dianteiro mais grossos e configuração esportiva para as suspensões dianteiras e traseira.
Além disso, essa versão ainda traz radiador com especificação de corrida para melhor resfriamento e perda de potência em altas rotações, assento voltado para corrida e sem banco de garupa, apoio dos pés elevados e pneus slick voltados para uso em pista.
E aí, será que a nova CBR 600RR seria um sucesso se fosse lançada por aqui? A galera que curte as superesportivas de médias cilindradas estaria bem servida com uma dessa por aqui?