Honda Racing 2021, equipes e projetos
As equipes, projetos e patrocínios da Honda Racing 2021 foram divulgados com as estratégias para a temporada que marca os 50 anos da Honda no Brasil.
No final de março as equipes, projetos e patrocínios da Honda Racing 2021 foram divulgados com as estratégias para a temporada que marca os 50 anos da Honda no Brasil.
A empresa, que é a maior patrocinadora do motociclismo nacional há mais de quatro décadas, reforçou o compromisso com as modalidades Motocross, Enduro, Rally, Enduro de Regularidade e Motovelocidade.
Mas um grande destaque para esse ano está no projeto que envolve intercâmbio internacional de pilotos. No caso, com patrocínio da Honda Brasil, o piloto paulista Eric Granado participa do Espanhol de Superbike, correndo com a nova CBR 1000RR-R Fireblade SP.
Honda Racing 2021 Projetos Internacionais
Além de Granado, que correrá o Espanhol pela equipe Honda Laglisse, outro projeto de patrocínio internacional da Honda Brasil, esse pelo segundo ano consecutivo, é do piloto Bruno Crivilin.
Em 2020, ele fez história ao levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio em uma das etapas no Mundial de Enduro, além de trazer ao país a medalha de bronze na classe J1, para pilotos até 23 anos e com motocicleta até 250 cilindradas.
Em 2021, Crivilin sobe para a categoria E1, com a mesma moto, a CRF 250RX, e continua na equipe Honda S2 Motorsport, liderada pelo italiano campeão mundial Alex Salvini.
Para Alexandre Cury, diretor comercial da Honda Motos, as iniciativas de patrocínio trarão inúmeros benefícios aos atletas e ao motociclismo brasileiro.
“As participações dos nossos pilotos em provas internacionais são importantíssimas para o desenvolvimento do esporte no Brasil. É uma oportunidade única de atuarem ao lado dos principais pilotos mundiais, nos padrões globais de organização, com acesso ao que existe de melhor em termos de recursos técnicos e humanos. Esses intercâmbios são fundamentais para que os pilotos atinjam seu potencial máximo de desempenho, e para elevar o patamar do esporte no Brasil”, afirma Cury.
O executivo também lembra que em 2021 a marca terá uma data especial para celebrar sua história, com os 50 anos da Honda no Brasil. E as competições do mundo de duas rodas fazem parte do DNA da empresa, afinal como disse o fundador da marca Soichiro Honda, “sem competições, não há Honda”.
Honda Racing Equipes 2021
Comandados pelo multicampeão Felipe Zanol, a equipe de Enduro contará com o quarteto 100% vitorioso na última temporada:
- Bruno Crivilin (classe E1), com a CRF 250RX;
- Vinicius Calafati (E2) e Gabriel Soares (EJ), que encaram novas categorias em 2021 com a CRF 450RX;
- e Bárbara Neves, representante da equipe na classe EF, exclusiva para as mulheres, com a moto nacional Honda CRF 250F.
O time de Rally também continua com grandes campeões. Jean Azevedo, dono de dez títulos na geral do Brasileiro de Rally Cross Country e de sete taças na geral das motos no Sertões, representa o esquadrão vermelho na categoria Moto 1.
A novidade é a chegada de Tiago Wernersbach à equipe de Rally, também com o modelo nacional da Honda, na categoria Brasil. Ele é tricampeão brasileiro de enduro e, nos últimos anos, integrou equipes satélites da Honda.
Além de ser chefe da equipe de Rally, o experiente Dário Júlio representa a Honda Racing como piloto em competições de Enduro de Regularidade, pela categoria Over 40. Thiago Veloso e Tiago Wernersbach competem na categoria Brasil e Bárbara Neves, na Júnior.
No Motocross, a equipe oficial conta com os campeões Hector Assunção e Jetro Salazar na MX1, com a CRF 450R. Na MX2, com a CRF 250R, Leonardo Souza terá a companhia de Henrique Henicka, selecionado por meio do Honda Talent Test (HTT), programa direcionado aos novos talentos do motociclismo. O chefe do time é o Cale Neto.
Honda Racing Patrocínio 2021
Mais do que equipes e pilotos, a Honda patrocina as principais competições e provas do motociclismo nacional, como o Sertões, Campeonato Brasileiro de Motocross, Arena Cross, Campeonato Brasileiro de Enduro, Rally Piocerá/Cerapió, Enduro da Independência e SuperBike Brasil.
Investimento na formação de base – Com as novas estratégias de incentivo à Motovelocidade, o foco da Honda no SuperBike Brasil em 2021 será totalmente direcionado para as categorias de formação de novos pilotos: a Honda Junior Cup e a Copa Pro Honda CBR 650R.
A ida de Granado para o Campeonato Espanhol e a despedida da equipe oficial da principal classe do SuperBike Brasil, a SuperBike Pro, abrem ainda mais espaço para as categorias de base.
Equipes e pilotos oficiais da Honda Racing Brasil 2021:
Honda Racing MOTOVELOCIDADE 2021
- Eric Granado #51 – Campeonato Espanhol de SuperBike – CBR 1000RR-R Fireblade SP
Honda Racing ENDURO 2021
- Bruno Crivilin #1 – E1 e Mundial de Enduro – CRF 250RX
- Vinicius Calafati #32 – E2 – CRF 450RX
- Gabriel Soares #7 – EJ – CRF 450RX
- Bárbara Neves #116 – EF – CRF 250F
- Chefe de equipe: Felipe Zanol
Honda Racing RALLY 2021
- Jean Azevedo #3 – Moto 1 – CRF 450RX
- Gregorio Caselani #7 – Moto 1 – CRF 450RX
- Bissinho Zavatti #6 – Moto 2 – CRF 450RX
- Thiago Veloso #25 – Brasil – CRF 250F
- Tiago Wernersbach #41 – Brasil – CRF 250F
- Chefe de equipe: Dário Júlio
Honda Racing ENDURO DE REGULARIDADE 2021
- Dário Júlio – Over 40 – CRF 250F
- Thiago Veloso – Brasil – CRF 250F
- Tiago Wernersbach – Brasil – CRF 250F
- Gabriel Soares – Sênior – CRF 450RX
- Bárbara Neves – Júnior – CRF 250F
- Chefe de equipe: Dário Júlio
Honda Racing MOTOCROSS 2021
- Hector Assunção #30 – MX1 – CRF 450R
- Jetro Salazar #60 – MX1 – CRF 450R
- Leonardo Souza #45 – MX2 – CRF 250R
- Henrique Henicka #75 – MX2 – CRF 250R
- Chefe de equipe: Cale Neto
Fotos por: Dário Café, Ricardo Santos, Gustavo Epifanio e Pedro Lamazares