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10 Fatos Triumph Tiger 900 e suas versões no Brasil

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Veja 10 Fatos sobre a nova Triumph Tiger 900 e suas versões lançadas no Brasil. Você sabia que uma das versões tem até quickshifter e assento aquecido? Dê uma olhada!

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Quer saber tudo sobre a nova Tiger 900 aqui no Brasil?

A Triumph lançou sua nova Tiger 900 por aqui faz alguns meses e o modelo chegou repleto de novidades que vão desde novo motor e pacote tecnológico mais avançado, passam pelo visual e chegam até um quickshifter equipado em moto de apelo off-road.

Sem muita enrolação, seguindo a séries de matérias e vídeos do nosso quadro “10 Fatos”, hoje é dia de falar dessa tecnológica Bigtrail que está em nosso mercado, a Triumph Tiger 900.

10 Fatos Tiger 900 no Brasil

  1. Versões GT e Rally (Ambas com PRO)
  2. Novo Motor Triplo
  3. Triumph Shift Assist (quick-shifter)
  4. Freio Dianteiro Radial Brembo Stylema
  5. ABS atuante em curvas
  6. Novo Painel em TFT de 7 polegadas
  7. Modos de pilotagem
  8. Suspensão eletrônica em uma e manual em outra
  9. Outras Especificações
  10. Preços e Versões no Brasil
  11. Fato Extra Tiger 850 Sport

Fato1) Versões GT e Rally (ambas com PRO)

A substituta da Tiger 800 chegou ao Brasil em duas versões, a Tiger 900 GT e a Tiger 900 Rally e a principal diferença entre os dois modelos está na proposta de uso de cada um.

A Tiger 900 GT tem um perfil voltado para aventuras mais urbanas e viagens de longa distância com foco no On-road, ou seja, sua vocação é para passar a maior parte do tempo no asfalto, mas também permite encarar umas estradas de chão batido.

Já a Tiger 900 Rally foi projetada para oferecer poder máximo em aventuras no Off-Road. Com suas rodas raiadas e suspensões voltadas ao fora de estrada, essa versão fornece capacidade e conforto focados em boas aventuras na terra.

Vale lembrar que as duas versões, Tiger 900 GT e Tiger 900 Rally, ainda são oferecidas em duas versões, a Tiger 900 GT PRO e Tiger 900 Rally PRO. E como o próprio nome sugere, elas trazem itens exclusivos que reforçam ainda mais o apelo de cada uma.

Fato 2) Novo motor triplo

E no fato 2 vou falar do novíssimo motor de 900cc, que é maior e entrega mais desempenho.

Como a própria Triumph informou em seu comunicado oficial enviado para gente, com um novo sistema de ignição ele oferece respostas muito mais ágeis do motor e um ronco novo e único.

Esse novo propulsor oferece um pico de torque 10% maior do que os modelos Tiger 800 anteriores, entregando 8.7 kgf.m a 7.250 rpm.

Já a potência também aumentou em todas as faixas de rotações, com 9% a mais na faixa intermediária e um pico de potência de 95 cv aos 8.750 giros.

Isso tudo, combinado, proporciona uma aceleração mais ágil, superando significativamente a antiga Tiger 800. E mais, esse ganho de desempenho vem acompanhado de um ronco do motor muito mais agressivo e envolvente.

Fato 3) Triumph Shift Assist

No fato 3 eu trago algo bem interessante. Vocês já tinham ouvido falar que a nova Tiger 900 equipa o Triumph Shift Assist? Basicamente, temos uma moto de apelo off-road com nada mais nada menos que Quickshifter para troca de marchas sem uso da embreagem.

Pode até parecer estranho, já que esse tipo de sistema é muito mais usado em motos esportivas e focadas em pista, porém, faz todo sentido para uma moto que visa encarar percursos de aventura.

O principal ganho de não precisar acionar a embreagem para troca de marchas em uma moto no fora de estrada é justamente poder manter as duas mãos firmes segurando totalmente os punhos enquanto sobe ou desce marcha em meio aos desafios de pilotar na terra.

De acordo com o manual o Triumph Shift Assist ajusta o torque do motor para permitir que as marchas engatem, sem o fechamento do punho de torção do acelerador ou a operação da embreagem.

Este recurso funciona tanto para subir quanto para descer marchas e a embreagem deve ser usada apenas para parar ou quando for sair com a moto.

O Triumph Shift Assist não funcionará se:

  • A embreagem for acionada.
  • Uma mudança para cima é tentada por engano na 6ª marcha.
  • Uma mudança para baixo é tentada por engano na 1ª marcha.
  • Uma mudança para cima é tentada em velocidades de motor muito baixas.
  • Uma redução de marcha é tentada em velocidades de motor muito altas.
  • O controle de cruzeiro está ativo.
  • O Triumph Shift Assist será desativado durante a condução, se houver um mau funcionamento do sistema Triumph Shift Assist. Use uma força de pedal positiva e libere o pé da alavanca de marcha entre as mudanças de marcha para garantir que haja uma mudança de marcha suave.

Fato 4) Freio Dianteiro radial Brembo Stylema

E no nosso quarto fato, vamos falar do poder de frenagem do conjunto dianteiro que equipa a nova Tiger 900, pois se trará de um sistema do tipo radial.

Com freio monobloco de alta especificação na dianteira, Brembo Stylema, o sistema conta com cilindro mestre radial. O que isso quer dizer?

Como podemos ver na imagem, o sistema radial não é fixado “no corpo” do garfo da suspensão dianteira, ele é projetado para concentra sua fixação, e consequentemente a força de frenagem, na base da suspensão. Ou melhor dizendo, no centro da roda dianteira.

Esse sistema é muito mais eficiente na distribuição da frenagem, garantindo melhor poder de parada da motocicleta.

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Fato 5) ABS Atuante em curvas

Ainda falando dos freios, agora de uma forma geral, temos o novo sistema de freios ABS otimizado para curvas.

Equipado de série tanto na Tiger 900 GT como na Rally, o novo sistema de freios ABS é atuante em curvas e auxilia o piloto em momentos de estresse.

Através de diversos sensores que se comunicam com a Unidade de Medição de Inércia (IMU) é possível a seleção automática do nível adequado de intervenção do controle de ABS, garantido maior segurança baseada em tecnologia avançada.

Fato 6) Novo Painel em TFT de 7 polegadas

E no nosso fato 6, a Tiger 900 passa a trazer um novo e enorme painel de instrumentos TFT que apresenta informações ao piloto em quatro estilos diferentes.

Com a nova tela TFT de sete polegadas agora colada ao vidro para obter uma imagem mais nítida, ou seja, sem camada reflexiva, o painel de instrumentos oferece até quatro opções de cores diferentes para se escolher, além de versões de alto e baixo contraste para excelente visibilidade em todas as condições de iluminação.

Outra ‘feature’ tecnológica desse novo painel de instrumentos é que ele já vem de fábrica com o Sistema de Conectividade My Triumph, que ao conectar o smartphone do piloto via Bluetooth, permite controlar diversas opções da moto por meio de indicadores na tela do painel.

Fato 7) Modos de pilotagem

Já no fato 7, entrando mais afundo no pacote tecnológico, as duas versões da nova Tiger 900 trazem diversos modos de pilotagem. Para a Rally Pro são 6 modos, enquanto que para a GT Pro são cinco.

Os modos de pilotagem variam de acordo com a versão, partindo de 4 modos de pilotagem para a Tiger 900 GT e chegando os 5 modos na GT Pro, enquanto que para a outra versão são 4 modos de pilotagem para a 900 Rally e 6 modos na Rally Pro.

Um novo recurso, chamado “Antiparalisação”, nos modos “Off-Road” e “Off-Road Pro” aumenta automaticamente as rotações de marcha lenta para evitar “apagões” do motor em baixíssimas velocidades.

O modo de pilotagem “Off-Road Pro”, exclusivo do modelo Rally Pro, é a configuração off-road mais extrema da Triumph para aventuras no fora de estrada.

Fato 8) Suspensão eletrônica em uma e manual em outra (rally)

No nosso fato 8, você sabia que a nova Tiger 900 tem sistema de suspensão eletrônica só para uma de suas versões? A outra é com ajustes feitos de forma manual.

É isso mesmo, a Tiger 900 GT Pro equipa uma suspensão traseira eletrônica muito tecnológica que oferece diversos tipos de ajustes direto ao toque de botões no novo painel.

O piloto pode optar entre nove níveis de controle de amortecimento, variando de Comfort, mais suave, até o Sport, mais firme, além de até quatro configurações da pré-carga da mola.

Já para a versão que voltada ao Off-Road, a Tiger 900 Rally Pro, a suspensão tem ajustes manuais, porém, é de alta especificação e da marca Showa.

Faz sentido, pois para uma motocicleta voltada para aventuras, quanto menos tecnologia em partes que sofreram altos impactos, melhor.

Fato 9) Outras Especificações

E no fato 9 vamos ver mais algumas especificações que a nova Tiger 900 oferece.

Equipada com sistema Full-LED, ou seja, com farol e lanternas em LED, a nova Tiger 900 equipa uma lista de especificações que varia de acordo com a versão. Vamos a algumas dessas especificações:

  • Para-brisas com 5 ajustes
  • Rodas raiadas sem câmara de ar
  • Piscas e DRL em LED
  • Cruise Control (Controle de cruzeiro)
  • Manoplas aquecidas
  • Protetores de manopla
  • Espaço para armazenamento de celular com tomada USB
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • E até assentos aquecidos para piloto e garupa nas versões PRO

Fato 10) Preços e Versões no Brasil

Já no fato 10 vou trazer o preço e versões da nova Tiger 900 no Brasil

Começando pela mais barata de todas temos a Tiger 900 GT e Tiger 900 GT LOW (com assento mais baixo). Ambas tem preço sugerido de R$ 64.3900. Já a topo de linha da família GT, a Tiger 900 GT Pro custa R$ 71.890.

Entrando para a família mais aventureira, a Tiger 900 Rally de entrada tem preço sugerido de R$ 66.490, enquanto que a versão mais encorpada, a Tiger 900 Rally Pro sai por R$ 73.990.

  • Tiger 900 GT (R$ 64.390)
  • Tiger 900 GT LOW (R$ 64.390)
  • Tiger 900 GT PRO (R$ 71.890)
  • Tiger 900 Rally (R$ 66.490)
  • Tiger 900 Rally PRO (R$ 73.990)

Fato Extra Tiger 850 Sport

E no nosso fato extra, por que aqui sempre tem um chorinho a mais, a Triumph oferece no mercado internacional uma versão de entrada ainda menor, chamada de Tiger 850 Sport.

Por enquanto, vendido no mercado europeu, o modelo é oferecido apenas nessa versão chamada de Sport. Basicamente se trata de uma motocicleta do tipo crossover, com a versão 900 GT, desenvolvida para uso no asfalto, mas com certo apelo para encarar um fora de estrada leve também.

Esse modelo ainda não é vendido no Brasil e não há previsão de sua chegada por aqui.

E esse foram os 10 fatos, além do fato extra, sobre a nova Tiger 900 e suas versões no Brasil. Se gostou diga nos comentários caso ficou faltando algum fato importante sobre ela.

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