Transmissão por corrente vs cardã de moto qual a melhor?
Veja pontos fortes e pontos fracos no comparativo de transmissão para moto por corrente e cardã: qual a melhor?
Veja pontos fortes e pontos fracos no comparativo de transmissão para moto por corrente e cardã: qual a melhor?
A transmissão da motocicleta é responsável por passar para a roda traseira a força gerada pelo motor e consequentemente colocar a moto em movimento.
Atualmente temos ao menos 3 tipos de transmissão final para motos em larga escala no mercado, são elas: por correia, corrente e eixo cardã. Nessa matéria falaremos das duas últimas.
Kit Transmissão final por corrente para motos
Para nos ajudar convocamos nossa grande parceira Riffel que trará informações importantes sobre cada sistema e para iniciar vamos falar do kit transmissão por corrente, explicando de uma forma resumida do que é composto, seu funcionamento e seus pontos fortes e fracos.
Um kit de transmissão hoje é o mais comum de todos em motos e é composto por duas engrenagens dentadas de metal (Coroa e Pinhão) e de uma corrente, que faz a ligação entre elas.
Essas engrenagens, construídas em diversos tipos de metal (mais comuns aço e alumínio), se diferem na quantidade de dentes e em seu diâmetro.
Na parte da frente do conjunto, próximo ao pedal de câmbio, se encontra o menor deles, chamado de Pinhão. Seu trabalho é transmitir a rotação do motor para a corrente, que pode ser de elos comuns ou com retentor.
A corrente, por sua vez, gira e move a engrenagem maior que fica na parte traseira do conjunto, chamada de Coroa, cuja força faz a roda traseira tracionar.
A corrente é o tipo de transmissão mais comum em motos e a mais encontrada hoje em motocicletas de todas as cilindradas. A simplicidade de produção, a facilidade de reposição e o baixo custo de manutenção as tornam muito populares e são as queridinhas dos fabricantes de motocicletas.
Isso por si só já acaba se tornando um bom ponto positivo para o kit transmissão por corrente.
Além disso, com informações de uma das maiores fabricantes de moto do continente, a transmissão final por corrente é a mais eficiente e precisa na entrega da potência do motor à roda.
Tanto é que a maioria das motos de competição das modalidades mundiais utilizam esse tipo de sistema.
Kit transmissão para moto perda de potência
Especialistas dizem que a perda de potência é de somente de 5 a 10% e por isso é a mais escolhida para motocicletas de alto desempenho.
Mas assim como há pontos fortes, existem também pontos fracos. O primeiro deles é a necessidade de manutenção, limpeza e lubrificação com maior regularidade em comparação com o cardã, por exemplo.
Pros e Contras do kit transmissão por corrente
A lista de Prós e Contras do kit transmissão por corrente temos o seguinte:
Pontos Fortes:
- Baixo custo de aquisição e de manutenção;
- Facilidade na manutenção e na reposição do conjunto;
- Baixa perda de potência;
Pontos Fracos:
- durabilidade;
- Maior periodicidade de manutenção por ter maior contato com sujeira/poeira;
- emissão de ruídos;
Transmissão final por eixo cardã para motos
Qual a diferença da corrente para cardã nas motocicletas?
A transmissão do tipo cardã foi herdada da tecnologia dos automóveis. Apesar de ter um princípio relativamente simples, o cardã torna-se um sistema complexo nas motocicletas devido a seu volume e peso.
Como funciona o cardã para motos? Funciona da seguinte forma: Um eixo parte da caixa de câmbio, recebendo a potência do motor, e vai até a roda traseira onde passa essa força para um par de engrenagens, que transmite o movimento para a roda.
Transmissão final por cardã perda de potência
Por exigir mais do motor, é, entre os três sistemas mencionados, o sistema que há mais perda de potência, entre 15% a 20%.
Por ser livre de manutenção, normalmente este tipo de sistema é encontrado em motos da categoria big trail e touring, projetadas para longas viagens, como por exemplo a Triumph Trophy SE e a BMW R 1200 GS.
Esse sistema é livre de manutenção. Na verdade, deve ser vistoriado somente em caso de falha e no período previsto no manual do proprietário da motocicleta. Às vezes, os eixos cardã ficam sem manutenção durante anos.
No entanto, antes de tirar sua moto da garagem, vale a pena vistoriar seu sistema visando garantir que não haja nenhuma anomalia para não ficar na mão, no meio da estrada, com problemas em seu eixo cardã. A manutenção do sistema é difícil e deve ser feita por mecânicos especializados.
Em caso de pneu furado, o proprietário de motocicletas equipadas com cardã pode sofrer, pois a retirada da roda traseira pode se tornar tarefa complicada. Não é qualquer lugar que fará um trabalho correto. Nos piores casos, o mecânico mal-informado pode estragar todo o sistema.
Pros e Contras Transmissão por eixo cardã para motos
A lista dos Prós e Contras do sistema por cardã temos o seguinte:
Pontos Fortes:
- Livre de manutenção
- Sistema limpo
- Baixo índice de ruído
- Suavidade do sistema
- Alta durabilidade
Pontos Fracos:
- Maior custo e dificuldade em encontrar peças de reposição;
- Custo de reposição
- Manutenção complicada (quando necessária)
- Perda de potência
- Dificuldade para troca de pneu
Corrente vs Cardã de moto qual a melhor?
Em nosso canal no Youtube publicamos um vídeo com todos os detalhes e explicando o funcionamento do eixo cardã para motos na prática, além de ajudar a decidir qual dos dois é o melhor, assista acima.
Nos sites de venda da China vc acha kits que transformam de corrente pra correia e que passam pneu sem câmara pra pneu com câmera vedando o ponto de contato dos raios