Nova Yamaha R3 2022 lançada no Brasil
Nova Yamaha R3 2022 é lançada no país trazendo uma novidade que a deixou mais esportiva. Veja o que mudou.

Sendo considerada a Supersport para todos os dias, Yamaha R3 2022 chega com um novo estilo para o mercado nacional.
Modelo está em sua segunda geração e aposta no motor de 321 cilindradas e DNA da família R da marca, que conta com motos como as R1 e R6, para se firmar como a porta de entrada para o mundo das esportivas.
Para o Brasil, a YZF-R3 2022 traz novo grafismo e uma cor exclusiva que deixa a pequena esportiva ainda mais agressiva.
Nova Yamaha R3 2022
Passando por uma boa renovação em 2019, a nova R3 trouxe para o mercado de entrada uma enorme lista de mudanças que vão desde os novos faróis, passam pelo novo tanque de combustível e chegaram até no painel com Shift Light e suspensão dianteira do tipo invertida.
Na parte frente teve o conjunto ótico renovado com bolha redesenhada, faróis em LED e um duto de ar central inspirado na YZF-M1 de Valentino Rossi que direciona o fluxo de ar para o radiador, melhorando o resfriamento do motor.
A Yamaha informa que toda a carenagem foi desenvolvida com a mais alta tecnologia em túnel de vento, oferecendo bom desempenho aerodinâmico, reduzindo a turbulência ao redor da área do capacete do piloto.
Esse aspecto rendeu um ganho de até 8 km/h na sua velocidade final em relação a geração anterior da YZF-R3.
YZF-R3 Ergonomia
Se juntando a mudança na carenagem dianteira está o tanque de combustível. Com altura reduzida em 20 mm e largura aumentada em pouco mais de 31 mm, o novo tanque melhora a aerodinâmica permitindo que o piloto fique mais “abraçado” na moto, reduzindo o arrasto do ar.
Confirmando essa posição levemente mais agressiva e esportiva quando do lançamento da nova geração da Yamaha R3 temos a altura do guidão reduzida em 22 mm.
Para completar, a mesa aonde o guidão está instalado foi inteiramente redesenhada, ficando mais moderna e leve. Seu visual é similar a mesma mesa da YZF-M1 utilizada no MotoGP.
Yamaha R3 2022 Motor e potência
Mesmo quando lançada em nova geração, o motor da Yamaha R3 foi mantido o mesmo para o Brasil. Aliás, esse motor equipa as motos que são usadas na Yamaha R3 Cup do Superbike Brasil.
Sendo um bicilíndrico em linha de 321 cilindradas com duplo comando, 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica, ele é capaz de capaz de gerar potência máxima de 42 cv a 10.750 rpm e em torque de 3,02 Kgf.m aos 9.000 grios.
Nele, os pistões em alumínio são forjados (similar aos utilizados em motos de competição) e o cilindro utiliza tecnologia DiASil Yamaha, uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.
YZF-R3 2022 Painel de Instrumentos
Na parte de tecnologia, digamos assim, a última geração da R3 lançada no Brasil há dois anos trouxe um novo painel de instrumentos. Totalmente digital, com caracteres grandes e luzes indicadoras reposicionadas, esse painel possui um ótimo contraste.
Como todo bom painel de instrumentos, ele traz todas as informações básicas e até indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento, mas um item chama atenção: a Shift Lighti! Luz indicadora para troca ideal de marchas em pilotagem esportiva.
Essa luz pode ser ajustada facilmente de acordo com a preferência do piloto, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável (a partir dos 7.000 rpm).
Yamaha R3 Suspensão Invertida
Já que a R3 é uma moto que realmente inspira à esportivas maiores, uma suspensão dianteira invertida não poderia faltar. Nesse caso, o modele traz garfo com amortecedores invertidos do tipo USD (Up Side Down) com 130 mm de curso.
A maior vantagem da suspensão dianteira invertida está em sua capacidade de oferecer maior controle e estabilidade na pilotagem. Em função da maior rigidez do conjunto, este tipo de suspensão é mais resistente a torções, principalmente em curvas e nas frenagens.
Na traseira a suspensão utiliza o sistema do tipo Monocross, com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso de 125 mm.
Yamaha R3 2022 Preço e versões
Para o Brasil a Yamaha lança a R3 2022 trazendo apenas uma nova cor. Chamada de Yamaha YZF-R3 Metallic Cyan, a nova R3 apresenta um grafismo mais agressivo e a cor Verde Metálica predominante sendo combinada com rodas e detalhes em laranja.
A conhecida versão Yamaha R3 Racing Blue, ou Azul Metálico, foi mantida para esse ano. A cor vermelha sai de linha e o modelo Yamaha R3 Monster Energy MotoGP Edition, em tom de Preto Metálico e adesivos exclusivos, foi mantido.
A nova Yamaha R3 2022 tem preço sugerido de R$ 27.790,00 para as cores Azul e Verde metálicos e de R$ 28.290,00 para a edição exclusica R3 Monster Energy.
Achei a cor maravilhosa.
Isso que chamamos de fator subjetivo.
O que seria do azul se todos gostassem do vermelho.
Eu jamais compraria a versão Monster, pois não gosto daquela combinação de cores.
Já esta nova versão em verde com rodas laranja, combina com a proposta esportiva da moto.
Fará sucesso com certeza.
Cor ridícula