Início » Motos » Honda » Nova Honda Shadow Phantom 2022 cairia bem no Brasil?

Nova Honda Shadow Phantom 2022 cairia bem no Brasil?

6

Nova Honda Shadow Phantom 750 2022 é lançada! Modelo cairia bem no Brasil? Trata-se de uma Custom que já fez muito sucesso no mercado nacional.

Hoje vamos conferir a nova Honda Shadow Phantom 750 2022. O modelo é uma das motos Cruiser mais vendidas na linha de produtos da fabricante japonesa fora do país.

Todo esse sucesso pode ser credenciado em parte pelo seu estilo, que continuará a trazer ainda mais fãs em sua mais recente edição.

A receita da Shadow Phantom é baseada no clássico das Cruiser: motor V-twin e uma aparência simples e organizada, mas nem por isso sem um bom toque de requinte. Curtiu? Será que ela cairia bem no Brasil?

Honda Shadow Phantom 2022

Para conhecermos mais sobre a Phantom vamos voltar até 2007, ano de lançamento da  popular e conhecida dos brasileiros VT 750 Shadow. Sim, como você já deve ter percebido o modelo mais recente da Honda descende diretamente dessa moto que já foi comercializada e fez muito sucesso no Brasil.

Por aqui a velha Shadow deu adeus ao mercado em meados de 2014 sem deixar descendentes. Ou seja, a Honda não colocou outro modelo a altura para ser sua substituta e o mercado ficou carente de uma sucessora.

Mas fora do Brasil, em países como os Estados Unidos, o conceito foi levado adiante. Ainda em 2010, a Honda apresentou a Phantom no mercado norte-americano, uma variação da Shadow Spirit, com um estilo autêntico.

Ao longo dos anos a Phantom manteve-se inalterada, refletindo uma receita de sucesso que não necessitava grandes mudanças, exceto pela adição de novas opções de cores e variações. Agora para 2022, o modelo chega ao mercado internacional com uma nova opção nos tons Adventure Green e o popular Matte Black Metallic.

No design estão características como as rodas raiadas, uma moto baixa e alongada, algumas peças cromadas e outras em preto fosco, além do painel de instrumentos colocado no topo do tanque, que possui um grande mostrador de velocímetro e do assento mais baixo, que cria uma posição de pilotagem profunda, permitindo um fácil alcance dos pés no chão.

É a receita básica que toda boa Cruiser precisa ter – e que achamos estar em falta no Brasil.

Honda Shadow Phantom 2022 motor

No coração da Honda Shadow Phantom temos um motor V-twin de 52° refrigerado a líquido, com 745 cc.

Esse propulsor possui injeção programada de combustível (PGM-FI) e entrega potência máxima de 45 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 6,5 kgm aos 3.500 giros do motor. Esses números de potência e torque são exatamente os mesmos da Shadow 2014 que saiu de linha no Brasil, mostrando que ainda caem bem para o modelo.

Como a receita ainda é a mesma, na prática esse motor desempenha muito bem em baixas e médias rotações, entregando muito torque logo de início. O câmbio do conjunto é de cinco marchas e a transmissão é feita por eixo cardan.

Honda Shadow 750 Phantom Especificações

A Shadow Phantom 750 conta com chassi de aço de berço duplo fino, leve e rígido. Tudo isso em backbone de tubo único de grande diâmetro e placas de pivô de aço, combinando uma altura geral baixa do chassi, permitindo o posicionamento do tanque e do assento baixos.

O garfo dianteiro estendido com tubos de 41 mm e a roda dianteira de 17 polegadas prometem um pacote responsivo e confortável. Os amortecedores traseiros expostos são inclinados para a frente, proporcionando amortecimento progressivo na roda de 15 polegadas. No lado esquerdo da parte de trás, o eixo de transmissão é integrado com o braço oscilante, criando um visual limpo e simples.

 

O pneu traseiro largo de 160 mm enfatiza o estilo do modelo, além de aumentar o conforto e estabilidade. E para segurar todo o conjunto vemos o disco dianteiro de 296 mm com uma pinça de pistão duplo responsivo. Já na traseira, até os dias de hoje, a Shadow 750 2022 ainda traz freio a tambor convencional, com 180 mm.

Nova Shadow 750 Phantom cai bem no Brasil?

No mercado norte americano a nova Shadow 750 Phantom chega partindo do preço de 7.899 dólares, cerca de mais de R$ 44 mil. O valor é semelhante, em conversão direta, com a que seria a sua principal concorrente no Brasil, a Kawasaki Vulcan 650, que custa na faixa de 44 a 46 mil reais.

Vulcan650-06-Suspensao

A Vulcan por sua vez tem mais potência, com 61 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 6,4 kgfm a 6.600 rpm. Porém, seu motor bicilíndrico de 649 cm³ é montado na configuração em linha, nada do tradicional V da Custom da Honda.

A Honda abandonou o mercado das Custom/Cruiser no Brasil desde a despedida da já referida Shadow 750. Por aqui o modelo saiu depois de ser elencado como passado e antiquado e apresentar queda nas vendas. Lá fora segue vivo até hoje.

Entretanto, aqui no Brasil os fãs do estilo despojado ainda nutrem a esperança de ver novamente o retorno de uma opção da marca japonesa neste segmento. Seria a Phantom 2022 uma boa escolha a se considerar por aqui?

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Carlos
Carlos
1 ano atrás

Possuo uma Honda Shadow 750 2013 e estou muito satisfeito. Se essa vier mesmo para o Brasil, teremos muito a ganhar. Excelente moto custom. Quem fala mal é porque não conhece.

Sérgio Branco
Sérgio Branco
2 anos atrás

Já passou da hora da Honda trazer para o Brasil as novas Shadow com tecnologia embarcadas, como a Kawazaki fez. Seria uma nova fatia no mercado de Custom, e com certeza seria uma opção confiável para os usuários.

Cláudio
Cláudio
2 anos atrás

Só de saber da continuidade dos modelos custom da Honda já nos deixam com satisfação .

Teste
Teste
2 anos atrás

Você precisa ser um tipo especial de retardado para querer pagar 44 mil numa moto com freio a tambor na traseira… o brasileiro precisa ser estudado!

Gustavo
Gustavo
1 ano atrás
Responder a  Teste

O freio a tambor dela é muito melhor que o freio a disco da dianteira, se não conhece não dá pitaco.

Carlos
Carlos
1 ano atrás
Responder a  Teste

Freio a tambor na traseira? Onde você viu isso?