Oficial: Honda anuncia nova NC 750X com DCT no Brasil
Nova NC 750X DCT chegará ao Brasil em 2022, é o que confirma comunicado oficial da Honda! Veja todos os detalhes.
É oficial, Honda anuncia nova NC 750X com DCT, câmbio automatizado, no Brasil conforme informamos no final de 2020!
Não há mais especulação e nem confusão, a nova NC 750X chegará ao país em duas versões, com câmbio manual e com câmbio DCT, até abril de 2022. É o que diz o comunicado oficial da Honda!
A versão com câmbio DCT surgiu a algum tempo na Europa e já é responsável por mais da metade das vendas de NC 750X por lá.
Nova NC 750X DCT em 2022 no Brasil
Analisando o curto comunicado da Honda, podemos perceber que a nova NC 750X brasileira trará as atualizações de sua última geração do mercado internacional, isso inclui as novas carenagens e para-brisa, novo painel, acelerador eletrônico, modos de pilotagem e até o upgrade de potência e torque no motor.
Começando pelo coração da nova NC 750X 2022, aliás, um coração que bate com emoção, mas sem fugir da razão, sempre muito econômico e dócil, seu motor passou por ajustes e está levemente mais potente e com torque melhorado.
O propulsor bicilíndrico da NC foi mantido em 745 cc, mas passou por ajustes para otimizar a sincronia das válvulas, que difere entre os dois cilindros para maximizar o potencial de cada uma, e assim acabou tendo leve aumento de potência.
Com isso, esse motor é capaz de gerar a potência máxima de até 58,5 cavalos (a 6.750 rpm) e tem torque de pouco mais de 7,0 kgfm (7,03 a 4.750 rpm).
Outros fatores responsáveis por alcançar esses números sem ter que aumentar a cilindrada do motor estão no novo sistema de escapamento, que foi revisado, e no acelerador eletrônico, que falarei mais para frente.
Se não fosse o bastante, para deixar a nova NC 750 mais espertinha que a versão anterior, a Honda encurtou as três primeiras marchas, dando uma dinâmica mais ágil para a aceleração, e alongou as três últimas, para melhorar na velocidade de cruzeiro e a economia de combustível.
NC 750X trará câmbio automatizado DCT para o Brasil
E já que falamos de marchas, claro que não poderíamos deixar de comentar sobre o novo câmbio DCT que equipará a NC 750X no Brasil em 2022.
Com um sistema de dupla embreagem que trabalha automaticamente, a NC 750X DCT transforma o tipo de pilotagem para uma forma menos desgastante. Podendo ser configurado para que troque as marchas sozinho ou para que o piloto faça a troca através de borboletas no punho esquerdo, esse câmbio já é sucesso lá fora.
Você sabia que mais da metade das NC’s vendidas na Europa equipam esse tipo de câmbio? Isso mesmo, 52% das NC 750X vendidas por lá são do tipo DCT. Será que aqui no Brasil vai emplacar também?
Aliado a esse câmbio, agora a nova NC 750X passa a trazer uma boa tecnologia embarcada, que conta com novo controle de tração e até 3 modos de pilotagem. É o que informa o comunicado.
Não está claro se a nova NC vai trazer o acelerador eletrônico, pois a Honda Brasil não menciona ele no comunicado, porém, como ela informou que o modelo trará 3 modos de pilotagem em conjunto com seu sistema de controle de torque, certamente essa tecnologia estará junto no novo pacote tecnológico da NC.
Já o novo painel de instrumentos está confirmando para chegar por aqui com a nova NC, mas, apesar de ser uma boa evolução em relação ao painel da versão anterior, é uma pena que essa tela ainda é LCD e não é em TFT colorido.
Atualizações visuais na nova NC 750X
Entrando na parte visual, as mudanças também são o suficiente para dizer que a NC está se tornando uma nova moto.
Porém, ao comparar a nova NC 750X 2022 e a versão da NC que ainda temos aqui, podemos perceber que o modelo manteve seu estilo, porém, está mais moderno e, porque não, mais agressivo.
O novo conjunto ótico frontal está mais sofisticado e complementa o novo desenho das carenagens da parte da frente, enquanto que na traseira temos uma nova lanterna, que aliada aos novos piscas, fazem essa versão se tornar Full LED.
Visualmente é uma nova moto, mas sem perder nada de sua essência.
NC 750X 2022 versões
Honda informa que haverá as duas versões da NC 750X no Brasil, com câmbio manual e câmbio DCT, porém, faz mistério sobre a confirmação de preço e cores disponíveis.
A decisão de oferecer dois tipos de transmissão para a NC 750X no país alinha a Crossover com a mais recente geração da maxitrail Honda Africa Twin 1100, que recentemente também adotou uma versão com câmbio DCT por aqui.
Outro ponto em comum entre essas duas motos é a oferta de uma linha completa de acessórios dedicados para a NC 750X, como já ocorre com a Africa Twin.
NC 750X DCT data de chegada e preço
No comunicado oficial a Honda destaca: informações técnicas completas, preços e cores disponíveis serão divulgados através de press releases individuais, específicos para cada modelo.
Ou seja, vamos ter que aguardar para confirmar números exatos de potência, torque ou se o curso da suspensão foi reduzido como na Europa visando deixar a moto mais baixa.
Por outro lado, a marca informa que a data de chegada da nova NC 750X DCT e Manual na rede de concessionárias está prevista para o primeiro quadrimestre de 2022. Ou seja, até abril de 2022. E aí, curtiu a novidade?
É a melhor moto do mundo.