Yamaha R3 vs Kawasaki Ninja 400, qual a melhor?
Veja comparativo técnico entre Yamaha R3 vs Kawasaki Ninja 400 e decida, qual a melhor?
Yamaha R3 vs Kawasaki Ninja 400: Vamos falar de duas esportivas carenadas de média cilindrada.
São modelos que oferecem a porta de entrada para o mundo da esportividade sobre rodas. E por que não um uso mais cotidiano de máquinas inspiradas em modelos grande de alta performance.
Qual a melhor escolha? Depende de cada um! No entanto, vamos avaliar melhor o que cada uma tem a oferecer.
Yamaha R3 vs Ninja 400, qual a melhor? Comparativo
A Yamaha R3 está em sua segunda geração e aposta no DNA da família R da marca japonesa. Com isso ela vem inspirada em motos como as R1 e R6, para se firmar como a porta de entrada para o mundo das esportivas. Para 2022, ela ganhou novo grafismo e uma cor exclusiva (Metallic Cyan) que deixa a pequena esportiva ainda mais agressiva.
Segundo a fabricante, toda a carenagem foi desenvolvida com a mais alta tecnologia em túnel de vento. Tudo isso para oferecer um bom desempenho aerodinâmico, reduzindo a turbulência ao redor da área do capacete do piloto.
Com a Kawasaki Ninja 400 a história não poderia ser diferente. O modelo nasce do estilo esportivo que é assinatura de grandes motos da linha Ninja. A proposta busca oferecer uma moto com uma pilotagem fácil, mas ao mesmo tempo emocionante, característica importante nessa categoria.
Além disso, o mais recente chassi da Ninja 400 tem o design semelhante ao da superesportiva H2, um em estilo supersport. Guardadas as devidas proporções – a receita é a mesma – distância entre eixos curta e braço oscilante mais longo.
R3 vs Ninja 400 – Comparativo potência
O modelo R3 da Yamaha é motorizado por um motor bicilíndrico em linha de 321 cc, com duplo comando, 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica. Pacote que rende potência máxima de 42 cv a 10.750 rpm e em torque de 3.0 Kgf.m aos 9.000 giros. A transmissão é de seis velocidades.
Já o modelo Ninja 400 da Kawasaki é movido também por motor bicilíndrico em linha, com duplo comando, 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e injeção eletrônica. No entanto, é de 399 cc. Com isso ele entrega potência máxima de 48 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 3,9 kgfm aos 8.000 giros. A transmissão também é de seis velocidades.
R3 vs Ninja 400 – Comparativo de especificações
A R3 tem painel totalmente digital com Shift Light e faróis em LED. Sua suspensão dianteira é invertida e o amortecedor traseiro tem 7 regulagens na pré-carga da mola. Seu tanque tem capacidade para 14,2 litros e o peso líquido total do conjunto é de 171 kg.
Segurando tudo isso estão os discos de freio dianteiro de 298 mm e traseiro de 220 mm, dotados de sistema ABS. As rodas são de 17 polegadas, calçadas com pneus 110/70 na frente e 140/70 atrás.
Enquanto isso, a Ninja 400 tem painel em tela de LCD em display negativo e faróis e lanterna em LED. A suspensão tem garfo telescópico convencional e na traseira o amortecedor a gás, com pré-carga ajustável. O tanque comporta 14 litros e o peso em ordem de marcha é de 168 kg.
Para parar a máquina, a Kawasaki dispõe de um disco de freio de 310 mm na dianteira e 220 mm na traseira. Tudo isso com o ABS. As rodas são também de 17 polegadas, com pneus de 110/70 na frente e 150/60 na parte de trás.
R3 vs Ninja 400 – Comparativo de preço
A Yamaha R3 2022 está disponível nas cores Metallic Cyan e o tradicional azul Racing Blue, partindo do preço sugerido de R$ 29.990. Existe ainda a versão Monster Energy MotoGP Edition, com o diferencial das cores utilizadas na categoria principal de motos de corrida.
Já a Ninja 400 parte do preço sugerido de R$ 33.690 na cor Metallic Carbon Gray / Metallic Flat Spark Black. Por fim, para a versão tradicional verde (Lime Green / Ebony / Pearl Blizzard White) o preço é de R$ 34.690 e chega com grafismos inspirados na Kawasaki Racing Team.