Início » Motos » Honda » Nova CB 500X 2023 chega atualizada no Brasil, veja preço e mais

A Honda finalmente lançou a nova CB 500X 2023 no Brasil com as mesmas atualizações da Europa.

O modelo segue as mudanças do mercado internacional, até com a suspensão dianteira invertida e bengalas dourada, além de novo farol e disco duplo na frente, para deixar a 500X como a Crossover com cara de Bigtrail de entrada.

Então bora ver tudo que há de novo na CB 500X 2023 que chegou ao Brasil.

Nova CB 500X 2023: Tudo que mudou

Em resumo, a nova CB 500X 2023 traz como atualizações para o Brasil os seguintes itens:

Compressor de ar portátil para moto
  1. Novo Farol
  2. Nova suspensão dianteira invertida
  3. Freio a disco duplo totalmente novo na dianteira
  4. Roda dianteira 100 gramas mais leve
  5. Suspensão traseira mais leve
  6. Distribuição geral de peso melhorada
  7. Novos piscas
  8. Assento redesenhado
  9. E a nova 500X ficou um pouquinho mais pesada

CB500X 2023: Novo farol

A CB 500X que chega ao Brasil traz um conjunto ótico frontal renovado.

Na apresentação oficial a Honda salientou a importância do novo farol, que ao primeiro olhar e apagado parece ser igual ao da versão anterior, mas de perto conseguimos perceber as mudanças.

A principal atualização no conjunto ótico frontal está nos pontos de iluminação. Agora o farol está divido em 5 partes. Essas 4 partes acesas que você está vendo na imagem, uma em cada canto, são os novos LEDs da luz baixa, ou seja, a luz de rodagem normal.

A ideia aqui foi adicionar mais LEDs para melhorar o poder de iluminação de uma moto que tem um pé na aventura, que vai rodar em lugares de baixa iluminação.

Mas isso não é tudo, pois ao centro do conjunto ótico também temos novos LEDs. É na parte central desse conjunto que se encontra o novo posicionamento da luz alta. Ela chega para ampliar e completar o novo farol da CB 500X.

Já na parte traseira não há mudanças e a lanterna se mantem a mesma da versão anterior.

CB500X 2023: Suspensão dianteira invertida

Seguindo com as novidades, agora vamos falar de algo que todos aguardavam ansiosos se a Honda iria trazer para a 500X 2023 do Brasil ou não, a suspensão dianteira invertida.

E ela chegou! Sai a suspensão por garfo telescópico convencional na frente e chega uma moderna e avançada suspensão do tipo invertida da Showa.

Moderna porque ela atua com a função de garantir maior contato da roda dianteira com o solo, dando mais segurança durante a pilotagem. E avançada pois ela é da Showa e do tipo SFF-BP, ou seja, com funções separadas para cada lado do garfo. Enquanto um lado fica com a mola o outro é dedicado ao sistema hidráulico.

Esse tipo de suspensão também dispensa o ajuste manual que podia ser feito com uma chave simples na suspensão convencional da geração anterior da 500X.

Por ter uma tecnologia avançada, a própria suspensão interpreta o tipo de uso que o piloto está fazendo da moto e ajusta a calibragem para isso através dos seus fluídos internos.

Basicamente através do trabalho dos garfos o líquido interno passa por um caminho ou por outro dentro das bengalas, deixando mais “duro” ou mais “suave” o movimento da suspensão dianteira.

Os tubos de 41mm foram mantidos dourados para a versão que chega ao Brasil e o curso não mudou, ficando com os mesmos 150 mm da geração anterior.

CB500X 2023: Freio a disco duplo na dianteira

Mais uma grande atualização que chega para deixar a CB 500X 2023 uma crossover mais evoluída no mercado brasileiro foi a adição do disco de freio duplo na frente.

Totalmente renovado, o conjunto de freio na dianteira ficou mais moderno.

Agora o freio da frente conta com dois discos de 296 mm de diâmetro. Eles são um pouco menor que o disco único de 310 mm do antigo modelo e também estão 1 mm mais estreito em sua espessura, mas são muito mais eficientes.

Com caliper de pistão duplo e fixação Axial, ou seja, uma fixação muito mais próxima do eixo da roda, esse novo sistema de freios na dianteira visa apresentar melhor poder de frenagem no asfalto e um melhor feeling no uso em terrenos de menor aderência.

No freio traseiro nada muda, sendo mantido o disco de 240mm com caliper de um pistão.

CB500X 2023: Roda dianteira mais leve

Por conta desses novos itens a Honda precisou fazer algum trabalho em outras partes da moto para que ela não acabasse ganhando muito peso. E uma dessas atualizações aconteceu na roda dianteira.

Mantendo o mesmo desenho da roda anterior e mesmo tamanho, com 19 polegadas, a Honda reduziu 100 gramas afinando um pouco os raios do aro dianteiro da nova CB 500X 2023.

Essa mudança foi visando reduzir o máximo de peso na dianteira, que ganhou corpo com a nova suspensão e discos duplos de freio.

Já a roda traseira não mudou em nada. Os pneus, de uso misto, também foram mantidos os mesmos da versão anterior.

CB500X 2023: Suspensão traseira mais leve

Outro ajuste buscando a redução máxima para não deixar o peso total da moto subir muito foi na parte da suspensão traseira.

Como a Honda informou na apresentação, a suspensão traseira conta agora com novo ajuste, onde a balança traseira teve a espessura de suas chapas reduzidas. Com a mudança o conjunto ficou 1,1 kg mais leve, ganhou 18% de rigidez na torção e ficou mais dinâmica para contornar curvas.

Esse ajuste também contribui para um trabalho melhor em conjunto com a nova suspensão dianteira.

CB500X 2023: Distribuição geral de peso melhorada

Com a integração de novo itens na moto e atualizações de outros, a Honda informa que melhorou a distribuição geral de peso da nova CB 500X 2023.

Colocando um pouco mais de peso na frente e retirando um pouco de trás, a distribuição de peso atual da CB 500X passou de 52% na frente e 48% atrás, para 51,3% e 48,7% respectivamente.

Essa distribuição deixa a moto mais equilibrada, com um conjunto acertado para todo tipo de uso.

CB500X 2023: Novos piscas e assento redesenhado

Durante a apresentação a Honda também destacou que a CB 500X 2023 passou a trazer mudanças nos piscas e um novo desenho do assento.

Sobre os piscas foi mencionado que é mais uma atualização interna e que é quase imperceptível na parte estética.

Já sobre o assento foi informado que houve uma atualização em seu desenho focando em deixar seu formato mais voltado para o uso no Off-Road. Porém, pelas imagens de divulgação está difícil enxergar alguma diferença, vamos ter que aguardar o evento de testes da Honda.

Acessórios CB 500X 2023

Ficando 1 kg mais pesada após todas essas atualizações, a Honda informou que haverá acessórios genuínos para a nova CB 500X 2023 que chega ao Brasil.

Sem mostrar muitos detalhes e informando que teremos a oportunidade de ver pessoalmente durante o evento de testes, a nova 500X terá os seguintes acessórios disponíveis para compra separadamente: protetor de carenagem, cavalete central, tomada 12v e protetor de manopla.

Honda CB 500X 2023 Preço no Brasil

Disponível não tão aguardada cor verde fosco, além da vermelha e de prata metálica, vamos ver a seguir o preço e data de chegada da nova CB 500X 2023 no Brasil.

Após todas essas atualizações e informando que o modelo não passou pelos reajustes, o preço sugerido da nova 500X 2023 é de R$ 41.600,00. O modelo tem início de produção no dia da publicação desse vídeo, 28/04, e chegará nas lojas na segunda quinzena de maio.

Para critério de comparação, a geração anterior da 500x está com preço sugerido de R$ 35.850,00 no site oficial da marca no momento da publicação desse vídeo.

E aí, o que achou das atualizações? Foram boas? E o preço? As mudanças justificam esses quase 6 mil reais de acréscimo? Bom, deixa sua opinião nos comentários!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários