10 fatos sobre a nova Ducati Monster 937 no Brasil
A Ducati trouxe a nova geração da naked Monster ao Brasil. O modelo foi lançado mundialmente em 2020 e agora vai ter as primeiras unidades desembarcando no mercado nacional em setembro. Saiba tudo que essa motocicleta tem a oferecer.
10 fatos Ducati Monster 937 no Brasil
1 Ducati Monster
2 Nova geração
3 Quadro derivado da V4
4 Motor 937
5 Suspensões e freios
6 Novas rodas de liga
7 Tecnologias
8 Novo painel e farol de LED
9 Preço
10 Concorrentes
1 Ducati Monster
A Ducati Monster é tida como a precursora das motos naked esportivas. O modelo foi lançado pela primeira vez em 1993 e teve como projetista Miguel Angel Galluzzi. Como de costume, o modelo saiu direto da produção da Ducati, com sede em Bolonha, na Itália. Desde então até os dias atuais, as vendas da Monster representaram fração importante dentro da linha de produtos da marca italiana.
2 Nova geração
O estilo icônico da Monster teve seu design evoluído e ganhou ares mais contemporâneos na nova geração. Mas a moto manteve seu DNA criado na década de 90.
Ou seja: motor como a estrela no centro do modelo, tanque com capacidade para 14 litros estilo bison-back, farol circular embutido nos ombros e a rabeta limpa e aerodinâmica.
Mas a motocicleta ganhou uma roupagem mais moderna, desportiva e mesmo tecnológica. Segundo a Ducati, a nostalgia foi deixada de lado para trazer um novo produto.
3 Quadro derivado da V4
O maior choque de modernidade que a Ducati trouxe para a moto foi o novo quadro de alumínio. Com isso, a naked perdeu o tradicional layout do quadro em treliça das gerações anteriores.
A nova unidade é derivada da esportiva Panigale V4 e pesa apenas 3 kg – ou seja, cerca de 60% a menos do que a antiga estrutura. Junto disso, o novo sub-chassi traseiro também ganhou mudanças – e ficou 1,9 kg mais leve.
Todas essas novidades fizeram com que a nova geração da Monster 937 alcançasse o peso seco de 166 kg. De fato, uma nova roupagem para o modelo clássico.
4 Motor 937
A Ducati Monster é movida pelo novo motor Testastretta 2 cilindros em L, com arrefecimento a líquido, de 937 cm³. Um propulsor capaz de gerar potência de 111 cv a 9.250 rpm e torque de 9,5 kgf.m a 6.500 rpm – junto do câmbio de 6 velocidades com quickshifter bidirecional.
O propulsor é feito de alumínio – sendo 4,5 kg mais leve que o modelo 821 – e é ligado diretamente ao quadro dianteiro derivado da Panigale V4. Desta forma, a nova Monster se manteve com o motor como o centro das atenções.
5 Suspensões e freios
A nova Ducati Monster 937 é equipada com garfo invertido de 43 mm de diâmetro, que oferece 130 mm de curso. Na traseira o amortecedor único é ajustável garante e conta com curso de 140 mm.
Os freios da naked italiana contam com disco duplo de 320 mm na frente e disco simples atrás, de 245 mm. O sistema é da marca Brembo, com ABS atuante em curvas.
6 Novas rodas de liga
Na nova geração da Monster, até as rodas de liga leve tiveram seu peso reduzido, são 1,7 kg mais leves em comparação com o modelo Monster 821. A novíssima Monster 937 tem conjunto de aros nas medidas de (3,5 x 17″) na frente e (5,5 x 17″) na traseira.
Os pneus são Pirelli Diablo Rosso III, nas medidas (120/70) na frente e (180/55) na traseira. Desta forma a moto aposta na esportividade, mas buscando oferecer capacidade para pistas secas e molhadas.
7 Tecnologias
A Ducati Monster 937 conta com 3 modos de condução selecionáveis, controle de empinada e controle de largada. O sistema de controle de tração, por exemplo – Ducati Traction Control (DTC) – atua como um “filtro” entre o acelerador e o pneu traseiro.
Ou seja, o sistema permite que o piloto selecione um dos 8 níveis de intervenções diferentes. E cada um dos 3 modos de pilotagem possui níveis DTC padrão, que podem ser também personalizados para se adequar ao estilo e às condições da pista.
8 Novo painel e conjunto full-LED
A Monster 937 conta com painel de instrumentos com display TFT colorido de 4,3”. Os gráficos da tela vêm da Panigale V4 e oferecem uma série de informações. O dispositivo também pode exibir – como acessório opcional – informações do Ducati Multimedia System (DMS), que permite conectar o smartphone à motocicleta via módulo Bluetooth.
A moto também ganhou novo farol full-LED, com linhas mais modernas e visual tecnológico. A unidade é equipada com o sistema de luz diurna. Os novos indicadores de direção também são de LED assim como a luz traseira da motocicleta.
9 Preço
A nova geração da Ducati Monster já está com a pré-venda no mercado nacional. E as primeiras unidades da novidade desembarcam no Brasil a partir de setembro, com preço anunciado de R$ 86.990.
O modelo chega neste primeiro momento apenas disponibilizado na tradicional cor vermelha. E os primeiros clientes que realizarem a reserva recebem um kit que inclui luvas e outros acessórios originais e exclusivos.
10 Concorrentes
Aqui no Brasil a nova geração Ducati Monster 937 às seguintes rivais: Triumph Street Triple que parte dos R$ 59.990; Yamaha MT-09 que surge dos R$ 58.690; Kawasaki Z 900 com preço divulgado de R$ 58.640 e KTM 890 Duke GP cotada à partir dos R$ 99.900.