Nova MT-15 2024 é lançada! Veja preço e 10 fatos
Nova Yamaha MT-15 2024 foi lançada recheada de tecnologia e mais potente que a FZ-15 nacional. Veja preço e mais!
Nova Yamaha MT-15 2024 foi lançada recheada de tecnologia.
O modelo é mais potente que a FZ-15 e chega até perto da FZ-25 nacional, traz freio a disco nas duas e até controle de tração de fábrica
Com design agressivo e moderno, vamos ver 10 fatos sobre essa novidade.
1: Design Agressivo
Já vamos começar falando desse estilo visual com cara de moto grande.
A nova Yamaha MT-15 2024 apresenta um design extremamente agressivo e moderno, com linhas angulares e já conhecido conjunto ótico frontal de outas motos da Yamaha.
Esse conjunto é formado por dois faróis afiados na parte de cima e um projetor arredondado na área central que dão a ela uma aparência única e marcante.
A combinação de cores, principalmente na versão cinza com detalhes em um tom de azul claro, junto ao acabamento premium como suas carenagens avançadas ao lado do tanque ou os plásticos nas laterais do radiador, adicionam um toque de sofisticação para pequena moto.
Sem dúvida, ela vai atrair muitos olhares nas ruas por onde passar.
2: Motor poderoso
No segundo item, não tem como falar dessa belezinha sem mencionar ele, o seu motor.
Equipando o mesmo propulsor da recém-lançada no Brasil Yamaha R15, a nova MT-15 vem equipada com um motor monocilíndrico de 155 cc refrigerado a líquido que entrega potência surpreendente para sua categoria.
Com seu motor DOHC de quatro válvulas e sistema de válvula variável, ela pode atingir até 18,4 cavalos de potência máxima, permitindo uma aceleração rápida e consistente para uma moto de baixa cilindrada, e oferece um torque máximo de 1,4 kgfm, proporcionando uma resposta ágil e necessária para a correria dos grandes centros.
Comparativo MT-15 vs FZ-15 vs FZ-25
Como critério de comparação com as motos da Yamaha vendidas por aqui, a nova MT-15 tem 6,2 cavalos a mais que a FZ-15 e uma cavalaria próxima da FZ-25, de 250cc, que gera 21,3cv.
Para completar, o modelo traz embreagem assistida e deslizante.
3: Suspensões de alta performance
Para a nova MT-15 a suspensão dianteira é do tipo invertida e com tubos largos e dourados. Esse tipo de suspensão, com tubos instalados de forma invertida, garante uma melhor estabilidade e controle da moto nas curvas, absorvendo bem os impactos das irregularidades da estrada.
Na parte traseira, ela conta com um braço oscilante em alumínio que fornece um bom equilíbrio entre conforto e esportividade, claro, dentro dos limites e proposta da pequena moto.
Informações de curso não foram divulgadas pela Yamaha, mas não seria nada fora do padrão.
4: Tecnologia avançada
Entrando na parte tecnológica do lançamento, parece um exagero da Yamaha, mas a MT-15 traz até controle de tração.
Isso mesmo, a nova MT-15 está repleta de tecnologias avançadas para melhorar a experiência de pilotagem e uma delas é o controle de tração.
Esse sistema faz a leitura da velocidade das rodas e ao identificar que a roda traseira “escorregou”, ou seja, girou mais rápido que a roda dianteira, ele faz o ajuste da injeção e combustão no motor, evitando que a moto continue derrapando e possa causar um acidente.
Pode parecer exagero, mas se tratando de uma motocicleta de entrada voltada para todos os tipos de pilotos, desde os mais experientes, mas, principalmente para os jovens pilotos, qualquer sistema que vise dar mais segurança acaba se tornando um ponto forte adicional do modelo.
5: Painel de instrumentos com conectividade
Se não bastasse controle de tração em uma moto de baixa, a Yamaha também adicionou a pequena MT-15 um painel digital completo em estilo blackout que traz todas as informações padrões, além de um bem posicionado indicador de marcha engatada no canto superior esquerdo.
Mas a grande sacada da marca aqui é a possibilidade de o piloto conectar seu smartphone ao painel para ter informações da motocicleta.
Chamado de Yamaha Y-Connect, o sistema exibe notificações do telefone na tela do painel de instrumentos da moto como:
- ALERTA DE CHAMADA
Alerta sobre chamadas recebidas ou perdidas - SMS & EMAIL
Seja notificado sempre que receber uma mensagem ou e-mail no seu telefone - STATUS DE CONECTIVIDADE DO APLICATIVO
Informa sobre a conectividade da bicicleta com o aplicativo Y-Connect em seu telefone. - PHONE BATTERY LEVEL STATUS
Exibe o nível de bateria do smartphone
Já no smartphone, o piloto poderá acompanhar no aplicativo da Yamaha informações como Rastreador de Consumo de Combustível diário e mensal, Último Local de Estacionamento, Recomendações de Manutenção, Notificação de Avaria na motocicleta e muito mais.
6: Freios ABS de canal duplo
Seguindo no foco em segurança de pilotagem, nosso sexto fato é sobre os freios. E aqui, ela deixa muita moto de entrada na saudade.
Com freio a disco nas duas rodas, a nova Yamaha MT-15 presa pela segurança total de pilotagem. Prova disso é que os discos têm 282 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira. Mas se não fosse o bastante, eles são dotados de ABS de duplo canal de série.
Traduzindo um pouco, ABS de duplo canal significa que tem ABS atuante na roda dianteira e na roda traseira. Enquanto alguns outros modelos que adotam ABS, acabam utilizando do canal único, com o sistema atuando apenas na roda dianteira.
7: Especificações Técnicas MT-15
Indo mais afundo, agora vamos dar uma olhada na altura do assento, peso total da moto e outras especificações técnicas.
Tendo 2 metros de comprimento e um pouco mais de 1m de altura total da moto, a nova MT-15 tem altura do assento baixa, com 810 mm, ou, ficando a 81 cm do chão.
Seu tanque tem capacidade para 10 litro de combustível e o peso total da pequena já totalmente abastecida e com todos os lubrificantes necessários para rodar é de 141 quilos.
8: Chassi e Ergonomia
O chassi da Yamaha MT-15 realmente é robusto e é do tipo Deltabox, uma estrutura mais comum em motos maiores ou motos como essa do mercado internacional.
Esse chassi, aliado ao guidão, posicionamento dos pedais e do assento inteiriço em dois níveis oferecem uma posição de pilotagem tranquila e confortável.
Nas imagens podemos perceber que as pedaleiras são levemente recuadas, o que dá certo ângulo para pilotagem agressiva, mas num geral a moto é do tipo feita para o dia a dia.
Com peso leve e centro de gravidade baixo, a MT-15 apresenta boa agilidade nas curvas, permitindo uma pilotagem mais divertida e se tornando uma ótima opção pra quem quer contornar serras e estradas sinuosas nos finais de semana (ou costurar o trânsito caótico no dia a dia).
9: Preço MT-15
Para se tornar competitiva no mercado indiano, onde acabou de chegar, a nova Yamaha MT-15 2024 tem preço base de aproximadamente 170.000 rúpias. Em conversão direta para o Real, isso equivale a cerca de R$10 mil.
Vale lembrar que esse valor é apenas uma conversão direta, sem nenhum tipo de adicional ou taxas necessárias para que uma moto como essa fosse vendida por aqui.
10: MT-15 no Brasil?
Recentemente a Yamaha trouxe a novíssima R15 pegando todos de surpresa no Festival Interlagos. A versão esportiva equipa o mesmo motor da nova MT-15 além de dividir algumas outras especificações e partes.
Isso nos faz crer que se a Yamaha quiser, não seria muito complexo trazer a nova MT-15 ao Brasil.
Já seu preço, assim como em outros casos de versões Naked e Esportiva da mesma moto, teria que ser menor do que o pedido pela YZF-R15 por aqui, que hoje está na casa dos 18.990 em pré-venda.
Logo, a nova MT-15 teria que sair por algo próximo dos R$17.000 a R$ 18.000.
Nova MT-15 2024 Conclusão
Vale lembrar que para trazer a nova R15 pra cá a Yamaha Brasil teve como ‘desculpa’ a sua nova competição R15 Cup, que visa formar pilotos no Brasil e América Latina.
Já para a MT-15 qual seria a prerrogativa?
Bom, o que você acha, teria espaço para a MT-15 no mercado nacional? Diz aí nos comentários!
Minha preferência é 600 cilindradas!
Tenho uma de 125 cilindradas!
A MT 15 vermelha é surreal!