Honda CB 400 pode voltar com motor 4 em linha
A Honda pode estar trabalhando no regresso da icónica CB 400.
Mais do que isso, o modelo pode surgir com um motor ‘4 em linha’.
Confira mais detalhes sobre a possível novidade.
Honda CB 400 pode voltar com motor 4 em linha
A Honda CB 400 Super Four é um modelo dos mais emblemáticos na média cilindrada da marca. No entanto, mesmo restrita a mercados como o Japão, a moto teve seu fim de produção anunciado no ano passado.
A clássica linha teve seu fim decretado em função das atuais normas mais rígidas de antipoluição. Além disso, os planos da Honda eram de substituir a velha máquina de 400 cc por novos modelos com motores renovados. Ou seja, o fim dos 4 cilindros de média cilindrada.
No entanto, segundo a imprensa especializada do Japão, a Honda já estaria em pleno desenvolvimento de um novo lote de modelos CB 400. Segundo a publicação Young Machine, a marca poderia estar buscando adequar a moto junto a homologação Euro5 – padrão europeu.
Ninja ZX-4R e a velha CB 400 brasileira
Segundo a imprensa estrangeira, o regresso da CB 400 japonesa estaria sendo motivado pelo recente fenômeno da Ninja ZX-4R de quatro cilindros. A pequena esportiva da Kawasaki é precisamente equipada com um motor com configuração semelhante ao da Honda.
No caso da Ninja, estamos falando de um tetracilíndrico de 399 cc, refrigerado a água, com potência final de até 80 cv. Já a CB 400 debitava na sua última geração uma potência máxima de “apenas” 56 cv. No entanto, a Honda poderia também trabalhar em uma variante esportiva, como uma CBR 400 RR, para tentar fazer frente à explosiva moto da Kawasaki.
Por hora, o fato é que uma versão “Z 400 RS ” da Ninja pode também ainda ser lançada, e como desfecho tomar o mercado que era ocupado pela extinta Honda CB 400. Com isso, parece que a velha CB vai mesmo ter que voltar ao mercado do exterior.
No Brasil, o nome CB 400 foi um ícone presente nos anos 80/90 no velho modelo naked com pegada retrô. Será que agora com a chegada da Ninja ZX-4R ao país a Honda poderia reavivar um retorno das suas 400cc no mercado nacional?