Nova Sahara 300 Substituta da XRE 300 em novas imagens e detalhes
Nova Sahara 300 é lançada no Brasil para ser substituta da XRE 300 e nós já temos novas imagens do lançamento, além de um vídeo completo! Vem ver!
É oficial, nova Sahara 300, substituta da XRE 300, é lançada no Brasil e nós já temos novas imagens desse lançamento!
O anúncio da nova Honda Sahara 300 foi realizado durante a convenção dos concessionários da marca que aconteceu neste último dia 31 de outubro e tivemos acesso a imagens mais detalhadas da novidade, como esse belíssimo painel de instrumentos abaixo:
A Honda oficializou a nova Sahara 300. Isso mesmo, o nome oficial não é “XRE 300 Sahara” como todos estamos chamando, mas sim apenas Sahara 300.
E segundo o curto comunicado oficial divulgado exclusivamente para gente, a moto seguirá sendo um modelo para o segmento trail, mas que agora mescla um nome de grande sucesso do passado à relevantes inovações técnicas e de design.
Vídeo Nova Sahara 300
Nos bastidores conseguimos apurar que a Honda se esforçou pra trazer uma boa evolução técnica em relação a antiga XRE 2023 que temos no mercado. E uma delas nós já percebemos que é o seu motor, claramente novo (e muito provavelmente uma versão atualizada do mesmo que equipa a nova CB 300F Twister).
Nova Sahara 300 Potência
Esse motor tem 293,5cc e é capaz de gerar 24,5 cavalos de potência máxima e 2,6 kgfm de torque, praticamente deixando a nova Sahara 300 com os mesmos números da XRE 300 antiga, porém, com um motor mais moderno e que agora fará a Trail de 300cc da Honda ter 6 marchas.
Aliás, uma informação que era extraoficial de que possivelmente a nova Sahara 300 visse com embreagem assistida se confirmou, o modelo passa a trazer embreagem assistida e deslizante.
Explicando um pouco, a embreagem assistida deixa o acionamento do manete mais leve, enquanto que a deslizante evita o travamento da roda traseira em uma redução brusca de marchas. Esse sistema também já está presente na nova Twister 300.
Outra grande atualização para a nova XRE 300 Sahara é o seu painel de instrumentos, que finalmente passa a trazer indicador de marchas.
Essa é mais uma atualização da Sahara 300 2024 que vem da nova CB 300F, o painel de instrumentos 100% digital no estilo Blackout que traz diversas informações, incluindo um tão esperando indicador de marcha engatada.
O painel segue o conceito de motos de maior cilindrada da Honda, tem boa visualização das informações e deixa a moto com cara de mais atual. O antigo painel era simples e funcional, mas muito ultrapassado.
Nova Sahara 300 Acessórios
Podemos perceber ainda que a nova Sahara 300 teve mudanças no chassi para acomodar o novo motor, mas não é só isso.
Outro detalhe bem interessante nessas imagens exclusivas que conseguimos é que o lançamento da Honda passa a trazer de fábrica um protetor de cárter logo abaixo do motor. Algo bem semelhante ao que existia na NX350 Sahara do passado, reforçando o apelo aventureiro da moto e que provavelmente equipará apenas uma versão mais completa da nova Sahara 300.
Mais itens interessantes que também acreditamos vir equipado apenas em uma versão topo de linha são o protetor de carenagem, que segue contornando toda a borda da frente da moto, e a bolha alongada, algo que já era muito utilizado por quem viajava de XRE e que a Honda não fornecia como item original.
E já que estamos nessa região, vimos que ela tem um novo farol.
É isso, o farol do tipo LED foi mantido, mas agora traz novo desenho.
Dessa vez ele está um pouco mais estreito e comprido, se tornando mais parecido com os conjuntos óticos de outras motos da marca, como a CB 500X aqui do nosso mercado e a Transalp 750 lá de fora.
E ainda nessa parte mais técnica da moto encontramos mais um detalhe.
Pudemos perceber que a Honda mexeu na parte traseira, visto que a coroa do kit transmissão está com um desenho levemente diferente além de outras partes dessa região parecem ter sido ajustados. Muito provavelmente por conta da adoção do novo motor.
A nova Sahara 300 traz em seu design toda uma referência a consagrada NX350 Sahara do passado.
A nova versão da Sahara é genuína herdeira de modelos Trail da marca. Uma categoria que desde o início dos anos 1980 ocupa um lugar muito importante no line-up da fabricante aqui no Brasil. Por isso, no estilo visual a marca se esforçou para que a nova moto não perdesse muito a essência da consagrada XRE 300, mas que também lembra-se grandes sucessos do passado, como seu próprio nome sugere, a NX350 Sahara, um grande sucesso de décadas atrás.
Digam adeus ao antigo “bico de mosquito”, como muitos chamavam. Agora a dianteira tem seu “focinho” mais curto, como na antiga Sahara, e traz um farol menor em relação a XRE 300 que já temos no mercado.
Foram atualizações que parecem sutis em imagens como essa, mas que trarão grande impacto ao ver a moto pessoalmente, pode apostar. Podemos perceber que a Honda também se esforçou para aumentar os plásticos que descem do tanque e envolvem a parte de cima do motor, assim como na moto dos anos 80, e trouxe uma proteção robusta e com estilo moderno para a saída do escapamento na parte mais alta.
Já o banco não virou retilíneo igual ao da NX350, mas aparenta ter um desenho levemente diferente da XRE 300. Acreditamos que ele possa estar mais estreito e talvez até um pouco mais baixo na região perto ao tanque de combustível, facilitando acesso de pilotos de várias estaturas.
O retrovisor da nova Honda Sahara 300 também é totalmente novo em relação a XRE e é provável que teremos aos menos duas versões do modelo, sendo uma com essas proteções adicionais como o protetor de cárter, protetor de carenagem e bolha alongada e uma outra versão mais acessível, sem esses acessórios.
Honda Sahara 300 lançamento
A nova XRE 300 Sahara foi anunciada aos concessionários Honda nesse 31 de outubro e maiores detalhes referentes a versões, cores e preço sugerido serão divulgados junto ao lançamento, programado para novembro, sem data confirmada.
Então por enquanto vamos ter que aguardar, mas para você não perder nada, sempre nos acompanhe aqui e nas redes sociais.
Tiraram o retrovisor lindo da xre e botaram o da cg? Única coisa que não gostei…
Gosto das motos Yamaha, mas essa Sahara tá na pegada ‘perfeita’.
otima moto, mas para substituir o nome da XRE tá dificil, na minha opinião deveria ser apenas uma nova moto de trail mas substituir o bico da xre foi uma péssima ideia de desing.
Olá tive umas 5 xl250 e 2 350 e logo quando saiu a Sahara com partida elétrica foi uma evolução mesmo da 350 tive 3 Sahara até sair de linha qdo veio a falcões uma porcaria de moto preferi comprar a XRE 300 muito fraca senti 50 cilindrada a mais faz diferença essa nova merecia o motor da 500 mas na minha opinião que hoje não tenho mais moto a Sahara é insuperável conjunto e motor aliado aquela bela carenagem fez toda diferença e ainda faz.
Olá a todos! Acredito que irá custar por volta dos 28.300,00 por causa da sua concorrente Yamaha Lander.
Mais uma Bomba da Honda
Maquiagem mas velhas para nos empurrar de goela abaixo como um novo produto.
Uma vergonha e falta de consideração da Honda com um mercado que ela ela domina. Poderiam apresentar um motor mais potente,, na casa dos 40 hp.. ai sim !