Nova Triumph TF 250X a motocross de 250cc da Triumph
Nova Triumph TF 250X é a moto de motocross 250cc da Triumph que acaba de ser lançada! Veja preço, ficha técnica e muito mais!
Nova Triumph TF 250X acaba de ser lançada oficialmente pela marca inglesa e chega impressionando com suas configurações.
Segundo a fabricante a moto foi completamente feita “do zero” e não traz partes ou adaptações de outros projetos de terceiros.
O desenvolvimento aconteceu por quatro anos até que chegou em sua versão final, vendida por 9.750 Libras (mais de R$ 60 mil), que acaba de ser lançada na Europa.
Nova Triumph TF 250X de motocross
A Triumph informa que o grande triunfo da sua entrada no segmento esportivo de off-road mais concorrido do mundo, o de 250cc, é que sua moto tem a melhor relação peso/potência do mercado.
Sem declarar a potência oficial, algo comum para motos de competição, a marca inglesa reforçou esse ponto em todos os seus comunicados, informando apenas que a moto tem peso total de 104 kg.
O fato é que a fabricante reuniu os melhores especialistas e campeões do MX para colaborar e trazer o que há de melhor para essa nova moto.
Triumph TF 250X Especificações
Um resumo das especificações da Triumph TF 250-X:
- Motor 4 tempos de competição
- Quadro exclusivo em alumínio
- Melhor relação peso potência do mercado
- Válvulas de titânio e pistão de alumínio forjado
- Filtro de ar pode ser removido sem necessidade de ferramentas
- Suspensão dianteira invertida KYB com tubos de 48 mm
- Suspensão traseira KYB de alta especificação
- Freios Brembo com pinça fluente e disco de 260mm na frente e 220 mm atrás
- 4 Botões de controles eletrônicos direto no punho esquerdo
- LC – Controle de largada
- QS – Quick shifter a partir da 2 até a 5 marcha
- TC – Controle de tração ON/OFF
- M – 2 Mapas de moto
Para garantir alto desempenho do seu compacto motor, a Triumph destaca que esse propulsor traz embreagem hidráulica da Brembo, além de ter válvulas de titânio com pistão de alumínio forjado para resistir ao uso extremo.
A curva de torque é linear e forte de ponta a ponta, segundo a fabricante, e foi ajustada para que não haja picos acentuados destoantes nem para que falte força quando necessário.
O controle de largada pode se tornar um grande aliado de quem prefere deixar a eletrônica da moto auxiliar no ajuste certo da quantidade de potência e torque na hora de sair do gate e começar a corrida.
A marca destaca também o desenvolvimento do seu escapamento, do tipo de corrida e feito com aço inoxidável otimizado e silenciador hidroformado e extrudado.
Já o chassi traz uma peça soldada a mão (e não por máquinas) em alumínio escovado com tecnologia gráfica moldada. As barras ProTaper ACF com núcleo de carbono permitem uma parede de alumínio mais fina para uma redução de peso de até 20%.
Esse é um chassi resistente, flexível e pensado para uso nas mais severas condições.
Pensada de ponta a ponta para ser uma grande campeã, a nova Triumph TF 250X só traz itens de alta especificação, como é o caso de seus freios.
Com pinças flutuantes da Brembo, o sistema traz discos de 260 mm na frente e 220 mm atrás da Galfer, garantindo poder de frenagem ideal para uma moto de competição.
A suspensão também é outro ponto forte. Ela traz garfos leves de alumínio forjados e usinados AOS invertidos da KYB de 48 mm na frente e amortecedor KYB com montagem exclusiva oca atrás.
Na parte eletrônica a nova motocross da Triumph de 250cc traz controle de largada, 2 modos de pilotagem (que pode ser adicionado mais 10 mapas com o app como acessório opcional), quick shifter para troca de marchas da 2ª a 5ª e controle de tração.
Com o aplicativo MX Tune Pro, vendido como acessório opcional separado, o piloto pode ajustar toda uma gama de configurações da moto, bem como adicionar vários outros mapas de motor.
Esse app oferece acompanhamento e uma ‘telemetria’ da moto em tempo real para que tudo possa ser ajustado o mais fácil e rápido possível.
Triumph TF 250X Preço
O preço da nova Triumph TF 250X condiz com as motos 250cc de competição do mercado e na Europa ela está sendo oferecida por 9.750 Libras (cerca de R$ 60.000 em conversão direta no momento da publicação dessa matéria).
Para o Brasil ainda não há informações de quando será lançada, mas certamente será como todas as outras motos de competição de MX, chegando através de importação.
Triumph TF 250-X Ficha Técnica
Tipo | DOHC de cilindro único 4 tempos |
Capacidade | 249,95 cc |
Calibre | 78 milímetros |
AVC | 52,3 milímetros |
Compressão | 14.4 |
Sistema | Dellorto EFI |
Escape | Silenciador Único |
Movimentação final | 13/48 |
Embreagem | Molhada Multi-Placa Belleville Spring |
Caixa de velocidade | 5 velocidades |
Quadro | Alumínio, Lombada |
Braço oscilante | Fabricação de alumínio |
Roda da frente | 21″ x 1,6″ |
Roda traseira | 19″ x 1,85″ |
Pneu dianteiro | 80/100 – 21 |
Pneu traseiro | 100/90 – 19 |
Suspensão dianteira | Garfo de mola helicoidal KYB de 48 mm, ajuste de compressão/rebote, curso de 310 mm |
Suspensão traseira | Bobina KYB, ajuste de compressão (velocidade H e L), ajuste de recuperação, curso de 305 mm |
Freios Dianteiros | Pistão Brembo Twin 24mm, Disco 260mm |
Freios Traseiros | Pistão simples Brembo de 26 mm, disco de 220 mm |
Exibição painel instrumento | Horímetro, cubos de interruptor multifuncionais |
Guiador de largura | 836 milímetros |
Altura sem espelho | 1270 milímetros |
Altura do assento | 960 milímetros |
Distância entre eixos | 1492 milímetros |
Ancinho | 27,4º |
Trilha | 116 milímetros |
Capacidade do tanque | 7 litros |
Peso úmido | 104kg |