Yamaha revela a Ténéré 700 mais equipada já fabricada
A Yamaha revelou a Ténéré 700 mais equipada já fabricada.
O modelo World Raid recebeu kits do programa oficial de rally da marca.
Confira como ficou o resultado da máquina trail suprema japonesa.
Yamaha revela a Ténéré 700 World Raid GYTR
Apresentada em 2022, a versão Ténéré 700 World Raid da Yamaha nasceu inspirada nos ralis. Agora, a marca desenvolveu uma gama de peças de desempenho GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing) em colaboração com a equipe Yamaha Rally.
São três kits para transformar a Ténéré World Raid numa verdadeira moto de competição. Disponível nos concessionários europeus, os kits separados combinam-se para criar a derradeira Ténéré 700 World Raid de rally.
O kit “Performance” é fácil de instalar e adiciona o assento de rally GYTR e conjunto de apoio para os pés. Enquanto isso, também aumenta o desempenho em até 9 cv do motor com a ECU GYTR, sistema de escapamento totalmente em titânio da Akrapovič e kit de filtro de ar.
Já o kit “Handling” centra-se na condução e na estabilidade off-road, substituindo as rodas originais e a suspensão da Ténéré 700 World Raid. A moto ganha rodas de rally GYTR, preparadas pela Haan Wheels com aros Excel e cubos usinados em alumínio, que reduzem o peso.
Enquanto isso, os novos garfos de cartucho fechado KYB, de 48 mm de diâmetro, são desenvolvidos para corrida e apresentam tubos revestidos com DLC. Além disso, o curso é aumentado para 270 mm.
Por fim, o kit “Rally” vai ainda mais longe, com uma série de componentes de rali topo de gama, incluindo tanque duplo de combustível feitos de náilon e pintados de preto. Esse kit também inclui tanques auxiliares para a parte traseira, assim a capacidade total da moto salta para 37,6 litros.
Uma moto de rally
Os kits GYTR Adventure da Yamaha são desenvolvidos apenas para fins de corrida. Desta forma, a Ténéré 700 World Raid se transforma em uma autêntica máquina de rally. No conjunto, a moto ganha ainda peças como o para-lamas dianteiro alto, para aquele visual autêntico do “Dakar”.
O kit Rally também inclui um novo conjunto de luzes indicadoras e de advertência, um kit de torre de faróis com quatro refletores de alto desempenho e uma nova tela de policarbonato para proteger tanto o piloto quanto as luzes.
Contudo, para o rally não poderia faltar o kit de guidão e tela, permitindo a instalação de instrumentos road book, para leitura dos mapas das trilhas. Completando a transformação completa estão uma placa protetora de fibra de carbono e Kevlar e um kit de adesivos para criar o mesmo visual da moto da competição “Africa Eco Rally”.