Projeto de Lei 3240/12 visa dividir em 3 categorias a habilitação de condutores de motos
O projeto de lei 3240/12 foi elaborado pelo deputado Roberto de Lucena e traz como proposta a criação de subcategorias para a habilitação de categoria A, que é a exigida para os motociclistas.
Um dos principais argumentos do deputado é de que “É inadmissível que um jovem de 18 anos, com apenas 20 horas-aula de prática de direção realizadas fora das vias de tráfego normal, possa conduzir uma motocicleta com motor de mil cilindradas”. As subcategorias da categoria “A” ficariam assim:
– Subcategoria A1: Motocicletas com motorização até 150 cilindradas;
– Subcategoria A2: Motocicletas com motorização até 400 cilindradas;
– Subcategoria A3: Todas as motocicletas (Algo como a categoria “A” atualmente);
Segundo algumas fontes da internet, para você conseguir contemplar as 3 subcategorias teria que ficar 1 ano sem ter cometido alguma infração gravíssima na A1, até 150cc, nos últimos 12 meses, então poderia fazer o procedimento para a A2, até 400cc, e então ficar mais 12 meses sem cometer nenhuma infração gravíssima para poder fazer o teste para a subcategoria A3, e após passar no teste da subcategoria A3 poderia pilotar motocicletas de qualquer cilindrada.
O que vocês acham desse projeto? É mais um projeto de lei maluco igual aquele em quem queriam proibir que se levasse alguém na “garupa” da moto?
[vitrine]
Senhores,
Tenho habilitação de motocicleta desde 1982.
Nesta época já tinha minha cnh com categoria A3, quando se tinha as duas habilitações carro e moto passou para AB.
É ridículo ter que recategorizar os que já tem habilitação a mais de pelo menos 10 anos.
att