Início » Abaixo de 599cc » Você sabia: Honda Biz 2025 não é uma moto?

Você sabia: Honda Biz 2025 não é uma moto?

0

Honda Biz não é uma moto, você sabia disso? A segunda moto mais vendida da Honda não é uma moto, contamos para você o porque!

Honda Biz 125 EX 2025 Azul

Honda Biz 2025  não é uma moto? Não! A Honda Biz não é uma moto e eu vou explicar.

Honda Biz 125 EX 2025 Azul

Primeiramente, a foto acima é do teste com a nova Biz 125 2025 por Florianópolis que aconteceu essa semana.

E durante esse lançamento a Honda aproveitou pra falar um pouco mais sobre a Biz, sua segunda moto mais vendida no país (a primeira é a CG 160).

A Biz teve origem na Honda Super Cub (do Japão de 1958) e foi lançada no Brasil em 1998. Ela é uma motoneta da categoria CUB, que vou explicar a seguir.

A sigla CUB se refere a Category Uper Basic, na tradução livre Categoria Básica Superior e ela se define a categorizar os veículos de duas rodas que estão no meio termo entre as motocicletas e os scooters.

Teste Honda Biz 2025 Florianópolis

Mas então a Honda Biz é o que afinal? Moto? Scooter? Vamos lá!

A Honda Biz é uma Motoneta. Isso mesmo! Esse nome que soa familiar às “Vespas” dos anos 60, 70 e 80 se refere a um tipo de veículo de duas rodas que se pilota sentado (em vez de pilotar montado, com o tanque entre as pernas, por exemplo, como é nas motos comuns).

E é exatamente isso, ela está entre as motos (como a CG 160, piloto montado) e as scooters (como a Elite 125 e PCX 160) onde temos o assoalho plano para apoiar os pés e as rodas são menores.

Com o grande sucesso do nosso mercado a Honda Biz se tornou sinônimo para moto CUB.

E hoje em dia ninguém fala “vou comprar uma motoneta CUB”, é bem mais comum se ouvir falar “vou compra uma Biz”.

Até porque ela não tem tantas concorrentes diretas e também porque a Honda já vendeu mais de 4 milhões de unidades só no Brasil, onde a cada 100 motos Honda vendidas, 20 delas são Biz.

Curiosidade: o estado que mais vende Honda Biz é o Pará.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários