10 Fatos nova Yamaha Neo’s Connected
Yamaha lançou a scooter Neo’s Connected, a primeira moto elétrica da marca no Brasil
A Yamaha lançou a nova Neo’s Connected.
O modelo é a primeira moto elétrica da marca no país.
Confira tudo sobre a novidade no mercado.
1 – Neo’s – primeira elétrica da Yamaha
A princípio, a Neo’s Connected é a nova scooter elétrica da Yamaha no Brasil. Mais do que isso, trata-se do primeiro modelo elétrico da marca no país. Em resumo, segundo a fabricante, a novidade tem potencial para transformar a forma de deslocamento na cidade, combinando a qualidade da Yamaha com os benefícios da energia elétrica.
2 – Design moderno Yamaha
A nova Neo’s tem um visual minimalista, que destaca a elegância das formas por meio de uma estética moderna. Além disso, o modelo tem acabamento com molduras emborrachadas, que protegem a scooter de pequenos arranhões.
3 – Performance
O novo modelo é movido por um motor elétrico do tipo sincronizado trifásico, montado no cubo da roda traseira. Um conjunto com potência nominal de 2,3 kW (3 cv) a 424 rpm – e potência máxima de 2,4 kW a 400 rpm. Em resumo, com essa unidade, o conjunto elétrico entrega um grande torque máximo de 13 kgf.m.
4 – Alimentação elétrica
A Neo’s Connected é alimentada por baterias de lítio de série. Para mais praticidade, as baterias do modelo elétrico da Yamaha são removíveis e podem ser carregadas tanto na própria scooter ou em casa, sempre em uma tomada de dois pinos. Além disso, as baterias podem ser carregadas de 0 a 100% no período de nove horas. Já para carregar de 20 a 80% são necessárias cinco horas.
5 – Modos de pilotagem da Yamaha
A nova scooter tem dois modos de pilotagem diferentes, STD (padrão) e ECO (econômico), que podem ser selecionados no punho direito, para atender condições variadas e preferências individuais. O modo STD oferece entrega total de potência, enquanto o modo ECO prioriza a economia de bateria da scooter elétrica.
6 – Iluminação Full LED
A nova scooter elétrica da Yamaha tem iluminação full LED (faróis, setas e lanternas). Além disso, pelo painel são exibidos os indicadores de carga das baterias, aviso de modo de pilotagem ECO e indicador RUN – quando a scooter está pronta para rodar. Por fim, o modelo também tem chave de presença com Sistema Smart Key.
7 – Painel Digital Conectado
O painel multifunções da novidade é 100% digital, com tela LCD e entrega as seguintes informações: velocímetro, hodômetro, trip, relógio e ícones de conectividade. A partir do bluetooth e do app Y-CONNECT a tela exibe funções do smartphone com sistema Android ou iOS.
Ou seja, é possível conferir o status da bateria e do óleo do motor, conferir onde foi o último lugar de estacionamento e acompanhar o registro diário e mensal de consumo. Com o Y-CONNECT também é possível comparar a eficiência de pilotagem com outros usuários a partir do Ranking, além de registrar, salvar e compartilhar rotas preferidas.
8 – Porta-objetos
Sob o banco da Neo’s há conectores para duas baterias removíveis. Quando optado por usar apenas uma bateria, é possível guardar um capacete fechado no espaço abaixo do banco. Enfim, quando a scooter está com as duas baterias instaladas é possível guardar um capacete aberto embaixo do banco.
Para ainda mais comodidade, a scooter conta com 2 compartimentos dianteiros para pequenos objetos e uma tomada 12V para carregar celular.
9 – Suspensão e freios
A princípio, o sistema de suspensão dianteira da Neo’s é composto por garfo telescópico com 90 mm de curso. Contudo, o sistema de suspensão traseira é formado por um braço oscilante com curso de 84 mm. Os freios são compostos por um disco de 200 mm na roda dianteira, com acionamento hidráulico, e tambor mecânico na roda traseira. Além disso, os pneus, sem câmara, têm medidas 110/70 -13 na dianteira e 130/70-13 na traseira.
10 – Cores e disponibilidade
Por fim, a Neo’s estará no Brasil disponível nas cores e-BLUE (Azul Fosco), e-BLACK (Preto Metálico) e e-WHITE (Branco Metálico), sempre com as rodas pretas. Em resumo, a scooter elétrica da Yamaha começará a ser produzida em Manaus (AM) a partir de janeiro de 2025, com previsão de chegada às lojas no mês de fevereiro, quando será confirmado o preço.