Motocicletas Off-Road da KTM e Duke 200 e 390 serão fabricadas no Brasil pela DAFRA
Está oficialmente confirmada a parceria entre a austríaca KTM e a brasileira DAFRA para produção de motocicletas em território nacional. As primeiras KTM’s a chegarem ao solo brasileiro serão do segmento off-road e estarão disponíveis até o último trimestre de 2014
Está oficialmente confirmada a parceria entre a austríaca KTM e a brasileira DAFRA para produção de motocicletas em território nacional. As primeiras KTM’s a chegarem ao solo brasileiro serão do segmento off-road e estarão disponíveis até o último trimestre de 2014.
Já havíamos noticiado no final do ano passado que os diretores da KTM estavam procurando uma nova parceria para voltar ao Brasil e não somente importar seus modelos, mas também fabricá-los aqui, dê uma olhada.
A parceria entre KTM e DAFRA é pelo sistema CKD e garante a fabricante brasileira todo o trabalho de logística, definição de concessionários e distribuição de peças. Algo bem diferente da parceria que a DAFRA possui com a BMW, por exemplo, que no caso a própria marca alemã é responsável pela venda das motocicletas feitas na DAFRA. O contrato entre KTM e DAFRA fica mais aos moldes do que a fabricante brasileira tem com a MV Agusta, a menos pelo fato de que no caso da KTM a quantidade de motos será muito maior.
Nessa parceria KTM/DAFRA a intenção é fabricar aproximadamente 20.000 motocicletas por ano já em 2017. Para isso a DAFRA poderá ampliar uma de suas fábricas em função da instalação de mais dez linhas de montagem para a KTM e a marca austríaca irá trazer em 2015 toda parte ferramental utilizada na Europa, garantindo assim a qualidade na fabricação dessa quantidade.
O diretor comercial da DAFRA, Sérgio Dias, afirmou que a operação CKD, primeiramente, terá início com as motocicletas mais emblemáticas da marca austríaca no segmento off-road ainda neste ano de 2014, no último trimestre. Ele também afirma que meses depois também estarão disponíveis alguns modelos street da KTM, como a Duke 200 e a Duke 390.
Não há confirmação, porém, existe a informação de que ao todo serão fabricados 10 modelos da KTM aonde os 5 primeiros, que chegarão ainda em 2014, serão as off-roads de Cross e Enduro (uma de cada) com 250cc e 350cc (provável que uma delas seja a KTM 350 EXC-F) e o quinto modelo fica por conta de uma motocicleta de 450cc somente Enduro. Já a linha esportiva de rua e outros modelos off-road começam a chegar nas lojas em 2015.
Diretor Operacional da KTM no Brasil, Paulo Alegria, diz: “Além do sucesso que esperamos no off-road, também pretendemos vender muito bem toda a nossa gama de motos street, com particular destaque para os modelos Duke 200 e 390. A DAFRA é capaz de cumprir os nossos elevados requisitos em termos de capacidade tecnológica e know-how. A companhia brasileira tem profundo conhecimento do mercado e uma estrutura sólida. Estamos muito satisfeitos com esta parceria e muito confiantes em obtermos bons resultados no futuro breve no País”.
Ainda segundo a DAFRA: “A colaboração mútua entre as companhias já está em andamento e é baseada em contrato de longo prazo, que inclui a importação e fabricação de motocicletas em Manaus, a fim de implementar a marca austríaca no Brasil de forma consistente, profissional e progressiva. Detalhes sobre linha de produtos, cronograma de lançamentos e rede de concessionárias serão divulgados nos próximos meses”.
Agora que a DAFRA já é a terceira maior do país no segmento o que você acha dessa parceria? E sobre as motocicletas KTM, qual sua opinião? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!
Se essas motos não tiverem os mesmo problemas referente a distribuição de peças eo preço for acessivel será uma boa.
Tomara que esta parceria dê certo, pois como usuário de KTM é muito bom ver uma marca como a KTM ser bemrepresentada no Brasil